Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Yoga do riso

riso.jpg

 O Yoga do Riso é uma actividade lúdica onde se ri, com o objectivo de mudar o estado de ânimo dos seus participantes. O método foi criado por MadanKataria, um médico indiano que concluiu que o riso ajuda no processo de recuperação das doenças e dos desequilíbrios emocionais.

O riso muda-nos para melhor.O riso conecta o corpo, a mente e a alma e conecta-nos com os outros seres humanos. O Yoga do riso é uma meditação activa que reequilibra o corpo e a mente. É na verdade um método recomendado por cardiologistas, já que tem imensos benefícios físicos e mentais.

O Yoga do riso é algo muito sério, e na Índia desde 1999 formaram-se várias associações e clubes de riso. Hoje o Yoga do riso está espalhado por todo o mundo.

Neste método existe uma relação entre exercícios de respirações profundas do Yoga (Pranayama) com exercícios de riso, onde se trabalha a interacção entre pessoas, o contacto visual e o riso sem motivo, onde várias pessoas, membros de um clube de riso se reúnem para rir durante períodos que duram em média uma hora.

 

RISO EM GRUPO É CONTAGIOSO

Quem criou este método foi o médico indiano Dr. MadanKataria em 1995. É um método único de uma enorme simplicidade, divertido e terapêutico. É rir por nada. Inspirado em técnicas de yoga com exercícios de sons,cada riso tem um tempo médio de duração de 45 segundos e é seguido de exercícios de respiração e alongamentos.

O Yoga do riso deve ser praticado regularmente para se sentirem os seus inúmeros benefícios (ver caixa). Pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, condição física ou mental. Pode ser praticado em qualquer local, em ambientes fechados ou ao mesmo ar livre.

Em grupo, o riso torna-se real e contagioso. É uma das mais poderosas medidas anti-stress (1ª causa de morte indirecta). O cérebro não consegue diferenciar entre o riso falso e o real, por isso ambos oferecem os mesmos benefícios fisiológicos e psicológicos. Por isso ria muito.  

 

DEVIA SER USADO NO DIA A DIA E NO TRABALHO
O yoga do riso é uma dinâmica de grupo que fortalece os laços entre os colaboradores, já muito usado em empresa de países como a Dinamarca, a Alemanha, a Índia e a França. É utilizado com um meio de prevenção, tanto para doenças como para baixar o absentismo laboral, tendo neste momento um grande sucesso.

Um estudo científico nos EUA mediu a auto-eficácia de empregados que praticaram Yoga do Riso durante 15 minutos em 15 dias de trabalho consecutivo. A auto-eficácia consiste em acreditar na sua habilidade em organizar e executar a acção necessária para conseguir um objectivo ou controlar uma situação, ela tem uma influência directa na eficácia do trabalho.

Depois de 3 semanas de sessões diárias de Yoga do Riso todos os participantes melhoraram em todas as habilidades de CAP (CapabilitiesAwarenessProfile = perfil de consciência das capacidades). Passaram de empregados com "potencial" a empregados com "aptidões". As melhorias persistiram depois do estudo.

 

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE YOGA DO RISO
Praticar yoga do riso é como praticar uma meditação activa já que quando estamos a rir não pensamos. Dá-nos a habilidade de viver o agora e ter uma sensação de felicidade.

As pessoas que riem preocupam-se menos do que as que não riem, é uma fórmula para ver a vida de uma maneira mais divertida, mantendo-nos mais saudáveis.

O riso ajuda-nos a encarar melhor as coisas como as mudanças na vida, os conflitos e os problemas. Através do riso sentimo-nos melhor.

O riso aumenta a nossa auto-confiança, faz-nos sentir mais seguros e faz-nos sentir mais confortáveis em qualquer situação, ajudando-nos a desinibir. Também está demonstrado cientificamente que rir baixa os níveis de ansiedade.

O riso quebra as possíveis barreiras que se possam gerar entre as pessoas e ajuda a ganhar cumplicidade com elas. O riso é também a ponte para o amor incondicional. Rir sem motivo ajuda a desenvolver o nosso sentido do humor e ajuda-nos a encontrar mais riso nas nossas vidas.

O clube do riso permite-nos estar nesse estado já que socialmente não podemos brincar com qualquer um ou com qualquer situação. O riso é um estado mental que nos deixa transmitir para o exterior o melhor que temos cá dentro, emoções tais como o prazer, o amor, a paz, a compaixão, a alegria e uma agradável sensação de bem-estar.

 

UMA SESSÃO DE RISO PASSO A PASSO

Uma sessão de riso é a prática de exercícios de respiração (pranayama) juntamente com exercícios de riso. Passamos do riso falso ao riso verdadeiro e do sistema simpático ao sistema parassimpático, através da libertação de endorfinas que são as hormonas que produzem uma agradável sensação de bem-estar e de relaxamento.

A base de uma sessão de riso está em rir sem motivo, por nada, rir pelo simples prazer de rir, como quando éramos crianças.

  • Na primeira fase explica-se em que consiste a sessão de riso e de seguida serão realizados exercícios de respiração.
  • Numa segunda fase passa-se aos exercícios de riso sem motivo através de situações quotidianas e de exercícios de caracter lúdicocom.exercícios de simulação do som da gargalhada: a gargalhada do macaco, a gargalhada da pulga, a gargalhada do “passou-bem”… Por vezes inclui-se jogos, dança, percussão, adereços...
  • No final os participantes fazem o relaxamento e a meditação para se conectarem com o seu interior.As pessoas despedem-se completamente relaxadas, alegres, e mais leves. Os efeitos de participar numa só sessão são duradouros e por vezes acontecem pequenos milagres como curas espontâneas ou novas inspirações para um rumo completamente diferente na vida.

 

BENEFÍCIOS FÍSICOS E MENTAIS DO RISO

Centenas de estudos demonstram que o riso faz milagres à mente e ao corpo.

  • Proporciona relaxamento físico e mental.
  • Transforma emoções.
  • Oxigena o corpo através da gargalhada.
  • Alíviaos sintomas de stress, desgaste, ansiedade e ataques de pânico
  • Previne estados depressivos.
  • Promove a motivação.
  • Aumenta o desempenho a nível pessoal e profissional.
  • Aumenta energia e resistência ao stress.
  • Aumenta a criatividade e o bom humor.
  • Promove uma maior capacidade de reter e relembrar informação.
  • Proporciona a sensação de bem-estar durante todo o dia.
  • Ajuda a ultrapassar as inibições de cada um.
  • Desenvolve a autoconfiança e as qualidades de liderança entre os participantes.
  • Favorece as relações humanas, familiares e com os amigos.
  • Ajuda a melhorar problemas cardiovasculares e problemas respiratórios.
  • Liberta endorfinas no cérebro, o analgésico natural do corpo.
  • Mantém o rosto jovem.
  • Aumenta a tonificação muscular, principalmente os músculos do abdómen.
  • Reforça o sistema imunitário, activando as células que combatem as infecções

 

Veja grátis as previsões diárias, clique aqui!

 

Envie-me um e-mail em branco e receba uma surpresa! Clique aqui!

 

Mais informações para:

Telefone: (00351) 21 092 9000

E-mail: mariahelena@mariahelena.pt

Site: http://www.mariahelena.pt/

Facebook: www.facebook.com/MariaHelenaMartinsMHM

logo dra.png