Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

2012: Ano Bissexto




Caros Amigos sabiam que 2012 é um ano bissexto?

Pois é, deixo-vos aqui algumas respostas às questões que me chegaram acerca deste tema!

 

Que influências um ano bissexto pode ter na leitura da astrologia?

 

O ano bissexto existe para corrigir a diferença entre o calendário convencional Gregoriano de 365 dias e o tempo que a Terra demora a dar a volta ao Sol: 365 dias e 6 horas. De quatro em quatro anos, as seis horas extra de cada ano compõem um dia que é adicionado ao final de Fevereiro. Por isso, nos anos bissextos Fevereiro tem 29 dias em vez dos habituais 28.

 

As datas utilizadas para calcular o início e o final de cada signo são baseadas no dia e hora em que o sol entra em cada um deles. Uma vez que esta hora e dia podem oscilar ligeiramente, no espaço de um a três dias, é compreensível a necessidade de um ano bissexto que permita ajustar os cálculos aos trânsitos planetários.

 

Os cálculos astrológicos têm em conta também o ano bissexto, e por isso se uma pessoa nasceu nesse ano, ou no dia 29 de Fevereiro, pode calcular o seu signo e ascendente como uma pessoa que nasceu em qualquer outro dia do ano ou mesmo noutro ano. Quem nasceu no dia 29 de Fevereiro é sempre Peixes, mas nos anos que não são bissextos tem que celebrar o seu aniversário a 28 de Fevereiro ou 1 de Março!

 

 

Existe algum tipo de preparação para a entrada de um ano bissexto?

 

O ano bissexto é somente um ajuste de dias e não tem nada de extraordinário. Não requer nenhum tipo de preparação para a maior parte das pessoas. Para quem nasceu no dia 29 de Fevereiro o ano bissexto tem um significado especial. Essa pessoa vai completando anos, tal como as outras, mas é só nos anos bissextos que pode celebrar o seu aniversário mesmo no dia em que nasceu!

 

As pessoas são susceptíveis a terem mais problemas nos anos bissextos?

 

Como o ano bissexto e o dia 29 de Fevereiro só acontecem cada quatro anos as pessoas temem o que poderá acontecer. O medo e a superstição associadas a este acontecimento criam a expectativa pessimista que algo poderá correr mal. Na realidade o ano pode correr mal, como qualquer outro, mas também pode correr bem e muito bem! É preciso é termos confiança em nós próprios e acreditar que conseguimos encarar as nossas ansiedades e que todos os problemas podem ser ultrapassados para vivermos uma vida melhor.

 

 

Conhece algum mito ou lenda relacionado com os anos bissextos?

 

É natural que haja superstições e factos curiosos associados ao dia 29 de Fevereiro e ao ano.

 

Há quem acredite que é um ano de sorte e que tudo que iniciarmos no dia 29 de Fevereiro terá bons resultados. Por outro lado, os Gregos acreditam que casar num ano bissexto dá azar.

 

A tradição mais forte vem da Irlanda onde no Século V Sta. Brígida queixou-se ao St. Patrick sobre como as mulheres tinham que esperar demasiado tempo para os homens as pedirem em casamento. Para remediar a situação, St. Patrick resolveu que no dia 29 de Fevereiro os costumes seriam invertidos sendo as mulheres a pedir aos homens em casamento.

 

Em 1258 aEscócia foi ainda mais longe estabelecendo que qualquer homem que recusasse o pedido de casamento de uma mulher teria que pagar uma multa que poderia variar entre um beijo, um vestido ou umas luvas. 

 

                                                                               

 

Alguns factos curiosos sobre anos bissextos e calendários de outras culturas:

 

A civilização Maias que viveram há 300º anos, já no seu tempo, com conhecimentos profundos de astronomia, tinham um calendário composto de 13 luas de 28 dias e um dia extra chamado “dia fora do tempo”.

 

O Calendário Chinês é lunissolar que significa que se baseia tanto nos ciclos lunares como no sol. É formado por doze luas e cada segundo ou
terceiro ano é adicionado um mês bissexto.

 

O calendário islâmico é lunar, mas não se adiciona o mês bissexto para equilibrar a discrepância com o calendário solar, porque o Alcorão proíbe a existência de um décimo terceiro mês.