Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Feliz 2012

feliz 2012

Ano Novo

 

 

O Ano Novo é comemorado por todo o mundo e esta tradição remonta há milhares de anos. Desde os tempos pré-históricos, quando os homens sentiram necessidade de medir o tempo e de dividi-lo em estações do ano, o final de um ciclo anual era comemorado com festas e rituais que tinham como objectivo agradecer as graças obtidas e pedir protecção aos Deuses para o novo ano.

 

As datas de comemoração variavam conforme as regiões ou os povos e ainda nos dias de hoje o Ano Novo é comemorado em datas diferentes, dependendo das áreas do globo.

            

No Império Romano, no calendário criado por Júlio César, o ano começava em Março e coincidia com o início da Primavera. Nesta altura eram feitos festivais, festas e procissões em homenagem aos Deuses.

 

No Antigo Egipto o início do ano era determinado pela época de cheias do Rio Nilo, que fertilizava os campos e permitia um clima de maior prosperidade.

           

Na China ainda hoje o Ano Novo é comemorado na primeira Lua Cheia de Fevereiro, onde as casas são enfeitadas, as dívidas são pagas e os desentendimentos perdoados. O vermelho é a cor predominante, pois considera-se que é a cor da sorte, da alegria e da felicidade.

 

Na Índia o novo ano é comemorado no início do Inverno, onde as pessoas se purificam a elas e aos seus pertences nos rios sagrados.

No Brasil as pessoas vestem-se de branco e fazem oferendas aos deuses da sua religião. É costume tomarem banho de mar no primeiro dia do ano, pois acreditam que desta forma se libertam de energias negativas, purificando o corpo e a alma.

 

Em Portugal e em Espanha é costume as pessoas reunirem-se na noite de 31 de Dezembro, jantam e à meia noite, ao som das doze badaladas sobem para cima de bancos, comem doze passas, bebem champanhe e deitam fora coisas velhas. O resto da noite é dedicada à comemoração, onde todos cantam, dançam e divertem-se.

           

Para começar o ano da melhor maneira, uns dias antes do final do ano deve-se defumar a casa com ervas aromáticas, de preferência com arruda e alfazema, para eliminar as energias negativas e atrair bons fluidos. Também é bastante benéfico acenderem-se velas, brancas ou da cor do desejo que se pretende alcançar (por exemplo, para atrair o amor acender uma vela rosa, saúde acender uma vela verde, etc), desta forma, os anjos entram mais rapidamente em sintonia com os seus protegidos e levam os seus desejos às esferas superiores.

           

Na noite de fim de ano deve colocar-se pão, água e sal em cima de um altar (que deve conter as imagens das divindades em que se acredita), para que haja sempre paz, prosperidade e abundância.

           

O Branco é a cor de eleição no vestuário daqueles que celebram a entrada do novo ano, no entanto para que o seu maior desejo se realize no ano que vai entrar, pode vestir a cor que mais se adequa ao seu tipo de problema. De seguida segue uma lista com as cores e seus atributos.

 

- Paz: Branco;

 

- Amor: Rosa;

 

- Paixão: Vermelho;

 

- Saúde / Dinheiro: Verde;

 

- Alegria: Amarelo;

 

- Energia / Vitalidade: Laranja;

 

- Evolução espiritual / Conhecimento: Violeta

 

- Tranquilidade / Paciência: Azul

 

 

Espero que o Ano de 2012 seja repleto de paz, alegria e prosperidade.

 

Um beijinho da amiga,

 

Maria Helena Martins