Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Plantas que nos dão vida!

São muitas as maravilhas da natureza que nos ajudam a revitalizar e a fortalecer o nosso organismo. As plantas previnem alguns problemas de saúde a ajudam a tratar alguns males. Saiba de que forma pode usá-las para se sentir com mais vida.

 

 

 


Urtiga

Esta planta é antioxidante, revitalizante e estimulante. As suas folhas são ricas em magnésio, ferro, proteínas, vitaminas do grupo B. Combate problemas de anemia, bem como problemas de circulação sanguínea e é óptima para minimizar males relacionados com a menopausa.

 

Como utilizar?

 

Sopa de urtigas

Ingredientes: 300g de urtiga fresca – 200g de batata – 1,5lt de água – 1 fio de azeite - sal e pimenta a gosto Preparação: Retire os caules da da folha de urtiga e para evitar que se pique coloque-as antes de molho em água quente. Corte as folhas e pedaços pequenos. Numa panela com a água, junte as folhas de urtiga, as batatas cortadas em rodelas, o azeite, o sal e a pimenta. Leve ao lume até os legumes cozerem e no final passe tudo na varinha mágica. Sirva de seguida.

 

Chá de urtigas

 

Ingredientes: 2 folhas de urtiga – ¼ de sumo de limão – 1 chávena de água a ferver

Preparação: Lave as urtigas usando luvas para não se picar e coloque-as no coador do chá, dentro da chávena com água a ferver. Junte o sumo de limão e deixe arrefecer. Beba o chá frio.

Contra-indicações: Grávidas, lactantes e pessoas com problemas de coração devem utilizá-la com cuidado.

 

Tomilho

 

Ajuda a fortalecer o sistema imunitário, porque contém flavonóides que aumentam os mecanismos antioxidantes. Previne constipações, actua sobre tosse convulsa e estados febris. É considerado um antibiótico natural, facilita a digestão a descontrai os músculos.

 

Como utilizar?

 

Molho de Tomilho

Ingredientes: 1 colher (sopa) de maionese light – 2 colheres (sopa) de azeite – 1 colher (café) de tomilho seco – sumo de 1 laranja

Preparação: Misture bem todos os ingredientes e pode utilizá-lo para temperar saladas ou peixe grelhado.

 

Chá de Tomilho

 

Preparação: Ferva a água e de seguida junte o tomilho, deixe em infusão por cerca de 10 minutos. De seguida coe o chá, sirva numa chávena e adoce com mel. Beba duas chávenas por dia.

 

Contra-indicações: Grávidas ou pessoas hipertensas.

 

Ginseng

 

É rico em alumínio, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio, sílica, sódio e vitaminas (B, D, E). Muito utilizada na medicina tradicional chinesa, o ginseng actua contra a fadiga, stress e ajuda a estimular a energia. Regenera as células, combatendo o envelhecimento precoce,  ajudando ainda a
estimular a memória e a concentração. Embora regule também os níveis de açúcar no sangue, o consumo excessivo desta planta pode provocar problemas de hipertensão.

 

Como utilizar?

 

O ginseng pode ser encontrado nas ervanárias em cápsulas, pó ou líquido. Deve tomá-lo segundo as instruções das embalagens. Para ter a certeza que ingere as quantidades certas, consulte um especialista antes.

 

Chá de raízes naturais de ginseng

Ingredientes: 1 colher (sobremesa) de raízes de ginseng fatiadas – 1 chávena de água Preparação: Ferva a água, desligue o lume e junte as raízes de ginseng. Deixe em infusão durante 10 minutos, coe o chá e beba. Pode tomar 2 vezes ao dia, em jejum e ao final do dia.

Contra-indicações: Hipertensos ou pessoas com problemas oncológicos.

 

Equinácea

Estimula os mecanismos de defesa do organismo e aumenta os níveis de imunidade, ajudando assim a aumentar a resistência contra algumas doenças, como gripes, constipações e resfriados. É útil no tratamento de ferida, acne e queimaduras, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. É uma mais-valia no tratamento de problemas virais, bacteriológicos ou fungicidas.

 

Como utilizar?

 

Em compressa

Para ajudar a sarar uma ferida, amasse num pilão as folhas da equinácea juntamente com a raiz até obter uma pasta. Aplique na zona ferida com a ajuda de um pano humedecido com água morna, para ajudar a aumentar a absorção dos componentes activos.

 

Chá de equinácea

Ingredientes: 1 colher (chá) de raiz ou folhas de equinácea – 1 chávena de água a ferver. Preparação: Ferva a chávena de chá e junte-lhe as raízes ou folhas de equinácea. Deixe repousar durante 15 minutos. Coe o chá e beba em seguida. Pode tomar 2 chávenas deste chá por dia.

 

Contra-indicações: Grávidas, lactantes e pessoas com doenças autoimunes.

 

O uso destas terapias não exclui uma consulta ao seu médico