Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Organizando o seu pensamento!

Por Bráulio Candian Jr., empresário, Diretor Executivo da empresa MACROLAZER, no Brasil, especializado em Administração do Lazer e Qualidade de Vida, Coaching Executivo e Practitioner em PNL.

E-mail:  candianjr@yahoo.com.br

 

Para concluir o tema central que discutimos por aqui em várias edições, quero trazer uma reflexão extremamente importante para que possa efetivamente ter o controle da sua vida e com isso, como o título dos nossos artigos sugerem, VIVA MAIS E MELHOR.

 

Desde o primeiro artigo, procurei mostrar o quanto amplo era discutir sobre esse tema e que dividiria em partes como um quebra-cabeças, e a cada edição juntar mais um pedacinho para assim podermos termos uma visão mais abrangente.

 

 

 

Falamos sobre a longevidade dos dias de hoje e como isso impactará na nossa vida daqui para frente, e com isso conectamos imediatamente para temas como a nossa saúde, a nossa qualidade de vida, equilibrando a carreira e família, o que nos conduz a refletir em gestão do nosso tempo e as suas divisões como tempo de trabalho e também tempo de  lazer. Falámos de muita coisa importante, sem esquecer de como nos relacionamos neste mundo onde as relações virtuais parecem por momentos estar à frente das relações reais. Perguntando-nos sempre: - E a nossa felicidade? – Somos Felizes? – O que é felicidade para nós? – E o que precisamos para sermos felizes? Todas essas indagações foram colocadas para que pudesse inspirar-se e promover mudanças que irão contribuir para que tenha uma vida melhor. Mas, como prometi inicialmente quero propor-lhe para refletir COMO ter pontos de partida para todos os aspetos que abordei nas matérias anteriores. O tema em que vamos entrar agora foi deixado para o final exatamente pela sua importância para mostrar soluções fundamentais para criar o seu mapa de ações daqui para frente. Vamos falar hoje sobre a GESTÃO DO PENSAMENTO.

 

Não é novidade para ninguém, o volume de informações que recebemos diariamente das mais diferentes fontes como TV, Rádio, Jornais, Revistas e principalmente pela internet. O nosso quotidiano é bombardeado por um volume cada vez maior de informações e, muitas vezes, stressamo-nos por não darmos conta de tantas notícias, e-mails, redes sociais, novidades tecnológicas e mudanças que geram impactos na nossa vida.

A forma como os nossos filhos estudam, aprendem e se relacionam, seguramente não é parecida com a que vivemos na nossa época e frustramo-nos, muitas vezes, por não conseguirmos acompanhar essa velocidade e entender efetivamente as novas linguagens.

 

Pergunto:
Quantas horas gastamos na nossa vida inteira a estudar Matemática? E História?  Português? Geografia? Química?
Física? Resposta: Certamente cada uma delas consumiu milhares de horas do nosso tempo e muitas noites de sono, não é verdade?

E pergunto agora, quantas horas gastou até hoje a estudar o seu cérebro e a sua mente?  E gostaria que refletisse também quem é o nosso Gestor do Conhecimento? Acertou se respondeu que é o nosso CÉREBRO, que por consequência dirige a nossa mente e os nossos pensamentos.

 

Mas então pergunto-lhe quem é o Chefe do Gestor do Conhecimento? Resposta: Sim, claro, somos nós o chefe do gestor do conhecimento. Mas como podemos ser chefe do gestor do conhecimento, se não sabemos como ele funciona. Imagine ser convidado para dirigir uma empresa sem a conhecer profundamente! Como irá conseguir gerir os empregados? O mesmo se passa connosco, como dirigir a nossa mente e assumir a gestão dos nossos pensamentos?

 

 

O desafio de hoje lhe proponho é:  PENSAR O PENSAMENTO e com isso poder dirigir a sua vida com maior poder e autonomia, atingindo resultados que não conseguia de forma alguma, pois sempre foi boicotado pela sua mente manifestada pela falta de vontade, falta de perseverança e falta de atitude. Isso pode mudar na sua vida, depende de realmente QUERER assumir o controle. Tenho certeza que agora posso ter criado uma confusão enorme na sua forma de ver as coisas e convido-o a parar por alguns instantes, fechar os olhos e tentar lembrar-se de situações em que se frustrou por não tomar atitudes mais pontuais  e assertivas ou mesmo por não ter reagido  a determinadas situações.

Pense também POR QUE, muitas vezes, não consegue ter força de vontade para fazer uma dieta ou mudar hábitos? POR QUE não têm o comando dos seus Pensamentos? Novamente, levando para o exemplo de uma empresa, pense como dono de uma empresa onde os seus funcionários é que mandam, porque não sabe dar as ordens adequadamente.

 

Por isso convido-o a procurar estudar a sua mente, lendo mais sobre o tema, procurar interessar-se por publicações, frequentar cursos e palestras que
abordem o tema. Tudo isso irá abrir-lhe ainda mais a visão sobre como efetivamente funciona o seu cérebro e os comandos que deve acionar para
conseguir resultados.

Mas fica uma receita simples para começar a ser o chefe dos seus pensamentos e com isso promover as mudanças que sempre quis na sua vida.

O exercício é muito simples. Vamos criar espelhos da sua mente, e assim como se olha no espelho e vê o seu corpo, aprenderá a ter um espelho da mente refletido externamente o que se passa internamente na sua mente. Como disse, o exercício é simples e basta uma folha de papel e caneta. Coloque no alto da folha um tema que queira pensar. Escreva em Letras grandes o seu tema.

 

Exemplo: A MINHA SAÚDE ( veja que determinou um FOCO).

 

Agora responda às perguntas abaixo, sempre relacionadas ao tema que escolheu:

1ª. O QUE EU QUERO FAZER? (A sua meta para o tema)

2ª. POR QUE EU QUERO ISSO?( O meu valor e motivação)

3ª  O QUE É COMO EU VOU FAZER  ISSO ? (O meu Plano de ação)

4ª SE EU TIVER DIFICULDADE QUE OUTRAS COISAS POSSO FAZER? ( O meu plano B)

 

Lembre-se para que cada tema, escreva essas perguntas e responda também escrevendo e depois leia em voz alta, pois assim estará a dar comando (ordens) ao seu cérebro e a conduzir os seus pensamentos. Estará sempre a olhar literalmente de frente para as suas expectativas e com isso poderá criar o hábito de dar comandos aos seus pensamentos. Como outros temas importantes para sua vida sugiro: O MEU TEMPO LIVRE, A MINHA VIAGEM DE FÉRIAS, A MINHA DIETA, COMPRAR O MEU APARTAMENTO, COMPRAR O MEU CARRO, FAZER O MEU CURSO DE... Os temas serão obviamente os mais importantes na sua vida e as perguntas são flexíveis e você mesmo poderá moldá-las desde que entenda que elas deverão determinar Meta, Valor, Motivação, Plano de Ação e Plano B ou Plano Alternativo. Com esse exercício simples, com certeza, já verá transformações, pois agora é consigo. Assuma de uma vez o controle da sua vida. Isso irá aumentar a sua autoestima, autoconfiança e gerar um sentimento de realização pessoal.

Outro conselho importante: Não faça apenas esses exercício, mas ensine também a alguém, pois quanto mais ensinar, mais conseguirá dominar o tema. Espero ter conseguido mostrar a importância de você mesmo ser o Gestor do seu Pensamento e com isso realmente poder VIVER MAIS E MELHOR, com metas claras e realistas.