Mistérios do mundo nunca resolvidos!
Estamos em pleno século XXI e mesmo já se tendo desvendado muitos enigmas do Universo, existem ainda muitas histórias que nunca chegaram a uma explicação científica aceitável e plausível. Aqui lhe damos a conhecer os dez mais importantes segredos do mundo nunca resolvidos.
As linhas de Nazca
A ciência ainda não conseguiu desvendar o mistério que se esconde por detrás das figuras gigantescas desenhadas na planície do deserto de Nazca, no Peru. Alguns desenhos, com mais de 270 metros de comprimento, revelam imagens detalhadas de animais, plantas ou figuras detalhadas e começaram a ser noticiadas em 1930, quando foram sobrevoadas de avião, visto que do chão, pelo seu enorme tamanho, são completamente impercetíveis. Há quem defenda que estes desenhos são a prova do contacto de alienígenas com o planeta Terra, outros estudiosos dizem que as figuras representam situações religiosas e que foram desenhadas de forma a que os deuses as pudessem ler e interpretar. Há ainda quem vá mais longe e revele que estas imagens seriam desenhos astronómicos, usados como calendários para registar a órbita de alguns planetas. Como prova disso seria a imagem de um macaco, cuja a cauda aponta para a rotação orbital dos planetas do nosso sistema solar. Estas linhas estendem-se por mais de 80 km e mesmo sem grandes certezas sobre este caso, alguns cientistas acreditam que as figuras terão sido criadas pela civilização Nazca entre 400 a 650 d.C.. Com que propósito? Ainda ninguém conseguiu descobrir ou provar…
A morte de Jeannie Saffin
Numa quarta-feira do mês de setembro de 1982, Jeannie Saffin entrou em combustão espontânea, em frente a várias testemunhas, que relatam que a mulher, de 61 anos, estava sentada na mesa da cozinha quando pegou fogo, sem razão aparente. Uma das principais testemunhas deste caso insólito terá sido o seu pai de 82 anos que diz ter visto um clarão pelo canto dos olhos e quando se virou a sua filha estava em chamas. O marido tentou apagar as chamas e relatou que durante o fenómeno a mulher não emitiu qualquer som. Ficou parada à espera que de ser consumida pelo fogo. Donald, o seu enteado, também contou que viu a madrasta deitar fogo da boca como se fosse um dragão. Este caso foi investigado pela polícia, mas chegou-se a poucas conclusões visto que a cozinha ou as roupas de Jeannie, que esteve oito dias em coma acabando por morrer, não apresentavam sinais de queimaduras.
Chuva vermelha em Kerala
O governo Indiano explicou esta chuva vermelha, que ocorreu entre 25 de julho e 23 de setembro de 2001, dizendo que seria causada por esporos de algas vermelhas conduzidas pelo ar. Mas alguns estudiosos atribuíram este fenómeno a partículas vermelhas emitidas pelo Vulcão Mayon, que estava ativa, na altura, nas Filipinas e que chegaram à Índia através do vento, o que explicaria a coloração e as queimaduras nas folhas das árvores, factos que também se verificaram. Mas há cientistas, como Louis e Kumar, que acreditam que esta chuva vermelha são de origem extraterreste. Ou seja, esta região da India teria sido atingida por um cometa que libertou as tais partículas vermelhas na região. Mas por enquanto, ainda não existe um consenso junto da comunidade científica sobre este estranho caso.

O incidente de Shag Harbour
A 17 de outubro de 1967, em Shag Harbour, na Nova Escócia um objeto não identificado embateu nesta região. Oficialmente, este é o único caso
documentado por uma agência governamental que declarou tratar-se realmente de um OVNI (Objeto voador não identificado). O projeto norte-americano do físico Edward Condon, também investigou esta situação a pedido da Universidade do Colorado, entre 1966 e 1968 mas não chegou a qualquer conclusão.
Katz II
Este é um dos casos mais misteriosos passados no mar. Em 2007, o catamarã Katz II foi descoberto ao largo da costa de Queensland, nordeste da Austrália, sem a sua tripulação de três pessoas a bordo. O barco que tinha saído da praia de Airline no dia 15 de abril, num domingo, foi localizado a 150 km de Townsville, na quarta-feira seguinte. Mas o mais estranho de tudo é que dentro do interior da embarcação nada de estranho parecia ter acontecido, a não ser o sumiço dos três tripulantes. O motor estava a trabalhar, havia um computador portátil ligado, o rádio e o GPS funcionavam na perfeição, todas as velas estavam levantadas e não faltava qualquer equipamento salva-vidas. Depois de investigarem o caso, particularmente resgatando a gravação de vídeo do barco ainda com os tripulantes a bordo, nada de anormal foi registado. O que aconteceu aos aos ocupantes do Katz II? Mistério…
O evento de Cando
Aconteceu algo insólito numa pequena vila de Espanha, na manhã de 8 de janeiro de 1994. Várias pessoas terão testemunhado uma bola de fogo, que
atravessou o céu durante quase um minuto. Este suposto incidente não fez vítimas, mas o local da explosão terá sido identificado quando um residente
alertou a Universidade de Santiago de Compostela para informar de uma marca desconhecida num terreno próximo do local do fenómeno. Foi então detetado a falta de 200m3 de terra e as árvores dessa zona estavam espalhadas 100 metros abaixo. Na altura, surgiram muitas teorias da conspiração, entre as mais famosas que se tratava de alguma experiência militar ou de uma visita inesperada de alienígenas. Dados conclusivos sobre este facto não existem.
O caso das Máscaras de chumbo
No Brasil, em 1966 dois homens que trabalhavam como técnicos de eletricidade foram descobertos mortos num campo. Tinham casacos impermeáveis vestidos e na cara usavam máscaras de chumbo (normalmente usada na altura contra as radiações). Ao lado dos corpos foi encontrado um pequeno bloco de notas com as seguintes anotações: “16:30 – estar no local determinado”. “18:30 – ingerir cápsula após efeito, proteger metais“.
Uma empregada de café local testemunhou ter visto estes dois homens, algumas horas antes do trágico acidente e que eles olhavam ansiosos para o relógio. Quando foram encontrados, os seus corpos não tinham qualquer ferimento. Algumas pessoas que moravam perto do local, Morro do Vintém em São Paulo, alegam ter visto um OVINI sobre aquela zona, exatamente à mesma hora que a polícia, mais tarde, verificou que estes dois homens tinham
morrido.
O misterioso Conde de St. Germain
Esta foi uma das figuras mais misteriosas do século XVIII. Foi alquimista, cortesão, lapidador de diamantes, cientista, músico e compositor. Durante toda a sua vida nunca revelou as suas verdadeiras origens. Relatos antigos descrevem-no como imortal e que possuía o elixir da vida eterna. Ele apareceu pela primeira vez, com esta identidade, em Londres no ano de 1743 e em Edimburgo, em 1745, onde alegadamente terá sido preso por
espionagem. Várias foram as especulações sobre a sua verdadeira identidade, pois tal como aparecia em muitos locais, assim desaparecia. Em 1784, o conde de St. morreu e nenhum parente reclamou o seu corpo. Nos finais do século XIX algumas testemunhas relataram ter visto o conde, ainda com vida e, muitos anos mais tarde, em 1930, um piloto americano que teve que fazer uma aterragem de emergência no Tibete diz que encontrou um homem estranho que terá dito: “eu sou o Conde de St. Germain e em breve voltarei para França”.
O triângulo da Bermudas
Ainda hoje permanece no segredo dos deuses o fenómeno que estará por detrás desta extensão de 3.950.000 km2 no Oceano Atlântico. Nesta zona, muitos aviões e navios desapareceram em circunstâncias que nunca foram explicadas. Já muitas teorias foram criadas para tentar desvendar este mistério, mas até agora nenhuma foi ainda comprovada. Desde extraterrestres, resíduos de cristais da Atlântida, gás metano no fundo do oceano, condições atmosféricas adversas ou campos magnéticos estranhos, tudo tem sido colocado em cima da mesa e tudo permanece ainda como um profundo mistério.
O Manuscrito de voynich
Este documento tem sido objeto de estudo por muitos estudiosos, cientistas e especialistas em criptologia, que a todo o custo tentam decifrar a linguagem em que foi escrito. De autor desconhecido, pensa-se que o manuscrito de voynich terá sido elaborado há cerca de 400 anos por alguém
que terá usado um sistema de escrita não-identificado e uma linguagem ininteligível. Nunca ninguém conseguiu decifrar uma única palavra, o que criou
também a teoria de que poderia ser apenas uma fraude, uma simples sequência arbitrária de símbolos, sem qualquer nexo para o comum mortal. Há até quem dê nome a este autor fraudulento: o mago e astrólogo inglês Edward Kelley, com a ajuda do filósofo John Dee, que viveram no século XVI.
Porém, esta “obra” é ilustrada, sugerindo que a sua temática se divida em seis temas: botânica, astronómico, biológico, cosmológico, farmacêutico e receitas. É conhecido como “o livro que ninguém consegue ler”.
A aldeia Roanoke
Localizada na atual Carolina do Norte, nos EUA, a aldeia Roanoke foi uma região financiada por Sir Walter Raleigh nos finais do século XVI com a finalidade de ser colonizada por ingleses. Em 1587, depois de muitos colonos estarem já estabelecidos na região, Raleigh teve que viajar até Inglaterra e quando regressou a Roanoke não encontrou nenhum dos membros da nova colónia. No local não havia sinais de luta ou violência. Esta terra acabou por ficar conhecida como a Colónia Perdida, pois depois deste acontecimento, entre 1585 e 1587, todas as pessoas que para ali foram levadas ou desapareceram ou abandonaram a terra. Uma das teorias criada à volta deste mistério terá sido aquela que diz que populações indígenas absorveram estes colonos. Mas há também quem avance que estas pessoas poderiam ter sido massacradas por espanhóis ou índios powhatan. Verdade ou mentira? Ninguém sabe!