Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

A origem do Minotauro

 

Figura mitológica criada na Grécia Antiga, O Minotauro foi uma criatura temida pelos gregos, que ensinava que se alguém desrespeitasse os deuses seria punido. Saiba a história desta estranha figura.

 

 

 

Cabeça e cauda de touro num corpo de homem, assim é a fisionomia do Minotauro, que provocou no imaginário dos gregos um grande medo e terror. Segundo a lenda, esta criatura habitava num labirinto na Ilha de Creta, governada então pelo rei Minos.

De acordo com o mito, o Minotauro nasceu como um castigo para Minos que antes de se tornar rei pediu que o deus dos mares, Poseidon, intercedesse a seu favor para que este conquistasse o trono. Poseidon aceitou o seu pedido, mas em troca dessa intercessão pediu que Minos sacrificasse um touro branco em sua homenagem. Porém, quando viu o touro, o rei ficou tão impressionado pela sua beleza que tentou enganar Poseidon, matando um touro parecido, que não esse, esperando obviamente que o deus dos mares não desse conta da troca. Contudo, Poseidon descobriu e enraivecido decide castigar Minos, um mero mortal que tivera a ousadia de o enganar. Assim, fez com que Pasífae se apaixonasse pelo touro branco. Dessa união nasceu um filho, o Minotauro, metade homem, metade touro. Com medo de tão temível criatura, Minos pediu a Dédalos que construísse um labirinto no subsolo do seu palácio de forma a poder prender o Minotauro nesses calabouços.

 

O herói Teseu

Durante a guerra com Atenas, o filho de Minos, Androceu, foi morto e como forma de vingança, o rei decidiu mandar todos os anos para o labirinto sete raparigas e sete rapazes atenienses para ser mortos pelo Minotauro. Três anos depois destes sacrifícios, o héroi grego Teseu ofereceu-se para entrar no labirinto para matar a terrível criatura. Quando chegou a Creta apaixonou-se de imediato por Ariadne, filho do rei Minos, que lhe ofereceu uma espada mágica para se defrontar com o monstro e um novelo de lã de forma a que marcasse o caminho no labirinto, para mais tarde conseguir encontrar a saída. Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou Minotauro com a espada mágico, conseguindo derrotá-lo. Conseguiu também encontrar a saída do labirinto, devido ao novelo de lã e ainda salvou alguns rapazes e raparigas de Atenas que estavam vivos dentro do local. Esta história foi sendo passada de pais para filhos, pois era a forma dos gregos ensinarem aos seus o que poderia acontecer se desrespeitassem ou traíssem os deuses.