Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Terapias de Luz (cont.) - Cromoterapia: A cura pela cor

A Cor é extremamente importante na nossa vida, podendo afetar diretamente o nosso estado de espírito, por isso é muito importante escolher cuidadosamente a cor da roupa que vestimos, dos alimentos que consumimos ou dos objetos que utilizamos para decorar as nossas casas.

 

As cores fazem transparecer a nossa personalidade e exprimem de forma bastante acentuada a nossa forma de estar perante a vida.

 

Desta forma, as cores exercem influencia sobre os indivíduos e nos ambientes onde estes se encontram. A cor não é mais do que ondas eletromagnéticas que desempenham um papel fulcral nas nossas vidas. Por vezes, é através da cor que os indivíduos demonstram uma parte da sua verdadeira personalidade. Desta forma, é quase impossível dissociar as cores do bem-estar físico e psíquico.

 

A escolha das cores, por vezes, exprime as necessidades energéticas do nosso corpo. Por exemplo, as cores das roupas que usamos no nosso dia a dia, podem ser considerados como um método avaliativo que ajuda a averiguar as energias que menos se destacam em nós.

 

Isto é, quando sente necessidade de vestir roupa de uma determinada cor, essa cor pode ser a que lhe vai transmitir as energias que necessita captar, para atingir o bem-estar pleno.

 

 


Muitos terapeutas utilizam os benefícios das cores nos seus processos de tratamento, colocando-as perante o paciente, já que elas atuam sobre o corpo emocional. Segundo estes, as cores ampliam ou limitam as energias que mantém o equilíbrio vital.

 

Desde tempos remotos que a utilização das cores como forma de alcançar a harmonia e o bem-estar pleno se vem mostrando importante. Nas civilizações antigas, relatava-se a importância das cores na obtenção de saúde e na garantia da cura. Segundo consta, no início da sua existência as cores quentes alimentaram e aqueceram o Homem e as cores da flora e fauna equilibraram o seu humor e caráter.

 

As cores da Mãe Natureza têm a capacidade de alterar o modo como encaramos a vida, como exemplo temos as condições climatéricas. É normal que, num dia solarengo e com o céu completamente azul, nos sintamos felizes, bem-humorados e em harmonia com tudo e com todos os que nos rodeiam, e nos dias acinzentados nos encontremos tristonhos e desanimados. Para além dos fatores psicológicos inerentes a este pequeno exemplo, a expressividade das cores tem um papel extremamente importante no estado de espírito das pessoas.

 

Pela sua força e energia, as cores podem funcionar como método para alcançar o bem-estar, a harmonia, a paz interior e a saúde que tanto buscamos. Cor é sinónimo de vida, por isso ajuda a alcançar a cura, reforçar as defesas imunitárias e trata-se de uma combinação energética que promove a reposição dos campos eletromagnéticos com o intuito de promover o bem-estar pleno e totalizante.

 

A Cromoterapia, ciência que utiliza as vibrações e os poderes da cor para ajudar no equilíbrio físico, mental e emocional, é uma técnica secular com os efeitos terapêuticos confirmados e credenciados.

 

Esta ciência tem com base as sete cores do arco-íris (Vermelho, Cor de Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Azul Índigo e Violeta), onde cada cor tem características específicas e funções distintas a exercer no corpo humano.

 

Cada uma destas cores possui diversas aplicabilidades, podendo ser utilizadas em conjunto com outras formas de terapia, nomeadamente o Reiki.

 

Tendo em conta que cada parte do nosso corpo está relacionada com uma cor específica, através do Reiki o indivíduo estará mais exposto aos bons fluidos energéticos que esta terapia proporciona, pois ela é realizada impondo as mãos sobre os Chacras – pontos do corpo onde estão localizados os centros de energia e a partir dos quais ela é distribuída.

 

Segundo, os cromoterapeutas, através desta terapia é possível curar e prevenir diversas doenças físicas e psicológicas; pois cada cor tem a devida importância no processo de cura.

 

A Cromoterapia, utilizada em consonância com outros métodos terapêuticos, pode ajudar a encontrar a cura, proporcionando o bem-estar físico, espiritual, mental e emocional e fazendo com que o indivíduo fique mais tranquilo, sereno e em harmonia com o mundo que o rodeia.

 

Podem utilizar-se várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e contacto com a Natureza, colocar panos coloridos nas áreas a tratar, ou visualizar objetos coloridos. Mas um dos métodos mais eficazes é utilizar um cristal colorido.