Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Gémeos: o enigma das suas faculdades paranormais!

São muitas as crenças à volta do desenvolvimento de supostas capacidades telepáticas e extrassensoriais em gémeos verdadeiros. Mas será que são reais? A ciência tem explorado esta situação tentando perceber se os genes podem ser decisivos neste assunto, mas até que ponto dois irmãos gerados na mesma bolsa de líquido amniótico têm traços comuns de personalidade, comportamentos ou atitudes idênticas?

 

Será mesmo verdade que os gémeos partilham uma perceção extrassensorial que não é atingida pelas restantes pessoas? Existe telepatia entre os gémeos verdadeiros? Antes de respondermos a todas estas dúvidas é necessário explicar afinal o que é a perceção extrassensorial (PES). Entendida como uma habilidade mental hipotética baseada na ideia de que os seres humanos podem perceber coisas além do âmbito dos cinco sentidos do corpo, a PES levanta muitas dúvidas e já foi alvo de muitas teorias. Há quem defenda que todas as pessoas possuem este tipo de perceção, mas que nem todos conseguem desenvolvê-la. Mas há também quem acredite que só alguns têm esta capacidade, aqueles a quem chamam paranormais. E por fim, há aqueles que creem que somente os gémeos idênticos são capazes de compartilhar esta habilidade especial.

 

Verdades ou coincidências aleatórias?

Já muitos gémeos foram submetidos a diferentes testes na tentativa de se provar ou não a veracidade dos seus dons paranormais. A comunidade científica é perentória em afirmar que algumas histórias relacionadas com gémeos verdadeiros não passam de coincidências aleatórias e que não existe qualquer indicação real que prove que estes irmãos são mais ligados telepaticamente do que outras pessoas quaisquer.

De todas as experiências realizadas não existe nenhuma que negue a existência dessa ligação entre gémeos, mas também não há qualquer uma que prove que não poderá haver essa mesma ligação entre outro tipo de irmãos, mães, pais, filhos ou cônjuges. Isso poderá então provar que estas ligações não estão propriamente relacionadas com atividades paranormais, mas sim com um tipo de ligação que vai crescendo entre as pessoas à medidas que estas convivem cada vez mais. Na verdade, o que poderia parecer uma conexão psíquica poderá não passar meramente de uma capacidade elevada de observação.
 

O nível inconsciente dos cinco sentidos

Na opinião dos cientistas, os nossos cinco sentidos estão constatemente a observar as informações que recebem exteriormente. Elas são registadas pelo cérebro de uma forma inconsciente, o que quer dizer que se se vive com alguém durante um longo período de tempo é natural armazenar na sua mente inúmeras informações sobre essa pessoa. A maneira como mastiga, se coça o nariz antes de lhe pedir um favor. Assim sendo, no momento em que a pessoa age daquela determinada maneira que você já tão bem conhece, o seu cérebro acaba, obviamente, por antecipar a sua atitude. Porém, existem inúmeros relatos de fenómenos psíquicos ou paranormais entre gémeos que acabam por deixar tudo em aberto. São frutíferas as histórias de um gémeo que tem um ataque de coração e o outro, mesmo longe, tem uma dor no peito à mesma hora. Haverá obviamente margem para dúvidas, já que é impossível prever a hora deste tipo de manifestações, o que impede de documentá-las ou prová-las, mesmo que a fonte seja bastante fidedigna.

 

Casos bizarros sobre gémeos

Os gémeos que morreram no mesmo dia

Na Finlândia, numa cidade a 600k da capital do país, Helsíquia, no ano de 2002, dois irmãos gémeos de apenas sete anos morreram com poucas horas de diferença. Os dois pequenos estavam a andar de bicicleta numa estrada que até não era muito movimentada. O primeiro menino foi atingido por um camião e 1,5 km depois, o seu irmão teria o mesmo fim trágico. Ainda hoje a polícia local diz ter-se arrepiado depois de descobrir que as duas crianças mortas neste acidente eram gémeas idênticas.

 

Os dois gémeos Jim

Nos Estados Unidos, dois irmãos foram separados à nascença e cada um deles foi adotado por uma família diferente, em estados diferentes. As famílias que os acolheram não se conheciam, mas escolheram o mesmo nome para os meninos, Jim. Esta foi a primeira coincidência desta história.

Ambos tinham muito talento para o desenho, para a mecânica e para a carpintaria. Os dois casaram com uma mulher chamada Linda e cada um deles teve um filho que batizaram com nomes muito parecidos, James Alan e James Allan. Os gémeos Jim acabaram por divorciar-se e casaram-se novamente com mulheres com o mesmo nome, Betty. Tinham ambos um cão chamado Toy. Jim Lewis e Jim Springer encontraram-se finalmente no dia 9 de fevereiro de 1979, quando tinham 37 anos.

As capacidade telepáticas de Marta e Silvia

Em finais de maio de 1976, uma família espanhola passou a ser notícia nos jornais do país. O casal Landa tinha duas filhas de quatro anos, gémeas verdadeiras, que pareciam comunicar-se extrasensorialmente. Mesmo quando estavam com uma distância considerável, uma sentia exatamente o que a outra estava a sentir. Uma das histórias mais marcantes sobre estas duas irmãs, Marta e Sílvia, foi quando a primeira se queimou na mão direita, por volta das 17.30h, e a outra, mesmo estando com os avós a cerca de 16km de distância, sentiu nesse momento uma forte dor na mesma mão. E de facto, mais tarde, apareceu-lhe uma mancha avermelhada na mão, de dimensões idênticas e na mesma zona na qual a sua irmã se havia queimado.

 

A morte das gémeas Bobbie e Betty

É também muito conhecida a história das gémeas esquizofrénicas Bobbie Jean e Betty Jo Eller. As duas irmãs desenvolveram a doença com a mesma idade e depois de terem passado por diversas instituições hospitalares foram encontradas misteriosamente mortas no mesmo dia. O mais impressionante é que estavam ambas deitadas na mesma posição fetal, sobre o lado direito, mas em quartos diferentes.