Dia de São Pedro
No dia 29 de Junho celebra-se o martírio dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
São Pedro foi investido por Jesus Cristo com autoridade suprema sobre todos os cristãos, de forma a poder fundar a primeira comunidade cristã. Por isso se diz que Pedro foi o primeiro Papa.
Chamava-se na verdade Simão e era pescador. E Jesus chamou-o e disse-lhe “Simão, a partir de hoje chamar-te-ás Pedro, que significa a rocha sobre a qual edificarei a minha igreja. Nesse momento Jesus marcou uma mudança na vida de Pedro, tendo deixado de ser pescador para dedicar o resto da sua vida a pregar a Fé em Jesus.
Quando Jesus foi a julgamento sob Pôncio Pilatos Pedro, que estava por perto, foi visto por uma criada, que disse em voz alta: “Este também é apóstolo de Jesus!”, ao que Pedro respondeu “Que dizes, mulher? Eu não conheço tal homem!”. Mais duas vezes Pedro foi denunciado por ser discípulo do Messias, e mais duas vezes negou. Cumprindo-se assim a profecia de Jesus, que lhe disse: “Pedro, antes que o sol nasça esta noite tu me negarás três vezes e um galo cantará.” À terceira vez que Pedro renegou Jesus, o galo cantou.
Apesar de ter negado três vezes Jesus e pecado como qualquer homem, São Pedro não deixou de honrar a confiança que Jesus depositou nele, que acabou por lhe custar a própria vida.
São Pedro é geralmente retratado segurando um molho de chaves, que se diz serem as chaves do céu.
Pedido a São Pedro e São Paulo:
Ensinem-me a encontrar a solução para os problemas com que me deparo!
Oração:
Senhor Nosso Deus,
Que, por meio dos Apóstolos São Pedro e São Paulo,
Comunicaste à vossa Igreja os primeiros ensinamentos da fé,
Concedei-nos, por sua intercessão,
O auxílio necessário para chegarmos à salvação eterna.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho,
Que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Senhor, que iluminaste os vossos fiéis
Com os ensinamentos dos Apóstolos,
Fortalecei-nos sempre com estes sacramentos celestes.
Por Nosso Senhor .(1)