Equinócio da Primavera
Equinócio em Latim significa “noites iguais”, porque é a altura do ano em que o Sol cruza o equador e a noite e o dia têm exactamente a mesma duração. No hemisfério Norte o Equinócio da Primavera é celebrado a 20/21 Março e marca o início da Primavera e a entrada do Sol em Carneiro. (No hemisfério sul acontece a 23 de Setembro).
A seguir ao equinócio da Primavera os dias começam a crescer até atingirem o seu máximo no solstício de verão (21 de Junho) o dia mais longo do ano. O Equinócio da Primavera também se chama Equinócio Vernalda palavra vernare em latim que significa florir ou primaveril. É na primavera que as folhas das árvores nascem e as flores abrem.
As celebrações do Equinócio da Primavera têm origens muito antigas. Era celebrado pelos pagãos como um rito de passagem do Inverno para a Primavera e antes disso já era uma festa dos Acádios, que eram nómadas vindos do deserto da Síria que habitaram a parte superior da Mesopotâmia (actual território do Iraque). Os Acádios festejavam a Deusa Eashter (que provavelmente deu origem à palavra Easter em inglês) que era a Deusa da Fertilidade e da Primavera. A Primavera representa fertilidade e renascimento da flora e da fauna. Como oferendas, eram pintados e decorados ovos (símbolos de fertilidade), escondidos e enterrados nos campos. Essa tradição mantém-se hoje ainda com os ovos de Páscoa.
Viva a primavera com alegria e frescura!