Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Halloween - a Noite da Bruxas!

 
 
Halloween ou a Noite das Bruxas é festejada no dia 31 de Outubro. A palavra Halloween vem de Hallow’s (santos) e eve (noite). É a noite que antecede o dia de Todos os Santos, dia 1 de Novembro que é feriado no mundo Cristão. A noite das bruxas que era originariamente festejada nos países anglo-saxónicos, hoje em dia faz parte da cultura de quase todo o mundo ocidental. As crianças vestem-se de bruxas, monstros, diabos e outras figuras de terror e batem às portas das pessoas para as assustar e receber doces. Esta ritual chama-se “Trick or Treat”.
A tradição foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes Irlandeses no princípio do século XIX.
 
 
A celebração do Halloween vem da festa pagã Samhain dos Celtas da Irlanda e Reino Unido. Samhain significa fim do Verão e marcava o fim do período fértil da Deusa Eiseria. Acreditava-se que nessa noite os mortos revisitavam a terra e para afastar espíritos malignos faziam-se fogueiras. No dia seguinte iniciava-se um novo período fértil. Nos Estados Unidos acreditava-se que uma mulher solteira que se olhasse ao espelho numa sala escura na noite de Halloween podia ver reflectida a cara do seu futuro marido. 
 
 
 
 
Jack-o-Lantern, (Jack da Lanterna) a abóbora decorada com uma cara feia e uma vela dentro para a iluminar é um dos símbolos do Halloween. Conta a lenda que o Jack era um velho homem do campo, mau e ganancioso e que bebia muito. Um dia enganou o diabo, convencendo-o a subir a uma árvore. Uma vez lá em cima gravou uma cruz no tronco não deixando o diabo descer. Jack foi amaldiçoado pelo Diabo e passou a vaguear sozinho pela terra à noite.
 
 
No dia de 1 de Novembro, dia de Todos os Santos invocam-se todos os Santos e Mártires que já chegaram ao céu. No dia 2 de Novembro, Dia dos Mortos recordam-se todos aqueles que já partiram deste mundo. Visitam-se as suas campas e reza-se pelas suas almas. 
 
Uma noite de Halloween cheia de mistérios e encantos para todos!
 
Maria Helena