Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Dicas de Beleza

Queridas Amigas,

Para nos embelezarmos, e tirar o ar de cansadas que ganhamos com o nosso dia-a-dia. Deixo-vos aqui umas dicas para ficarmos lindas!

O culto da beleza sempre existiu desde as Civilizações mais antigas. Os Egípcios davam muita importância à aparência física, e como tal tinham uma grande atenção aos artefactos de beleza, aos perfumes e a rituais de bem-estar. As mulheres egípcias maquilhavam-se, perfumavam-se e criavam elaborados penteados. Os Romanos, por outro lado, massajavam o corpo com óleos e loções perfumadas e tinham o hábito de frequentar termas com banhos aromáticos. As mulheres do mundo árabe perfumavam o corpo e o hálito e tinham um grande cuidado com o banho e com a higiene corporal.
Em todos estes hábitos de asseio e embelezamento presentes nas civilizações antigas a utilização das plantas, frutos e cereais tinha uma grande importância.
Ser bonita não significa simplesmente ter um corpo atraente ou um rosto cativante. A beleza física reflecte o que existe no interior de cada pessoa, e cultivá-la é procurar que os pensamentos e as emoções sejam puros e verdadeiros. Uma mulher deve, pois, ser bonita em todos os sentidos da palavra.
A ligação com a Natureza, a procura do equilíbrio e o culto da harmonia contribuem de forma muito eficaz para que qualquer mulher se sinta bem consigo mesma e se sinta bonita. Aprender a conhecer as virtudes das plantas e saber utilizá-las é uma forma simples e eficaz de preservar e evidenciar a sua beleza interior e exterior.
Através das plantas é possível criar perfumes, loções para o rosto, óleos de massagem para o corpo e sais para o banho, assim como bálsamos e remédios naturais que nos ajudam a manter a forma. É necessário ter cuidado com os produtos que escolhemos para uso cosmético, que devem ser de origem orgânica para não terem substâncias químicas nem tóxicas que possam fazer mal ao organismo. Também é preciso ter atenção à sensibilidade da pele, cabelo e unhas de cada pessoa.
Relativamente à forma de utilização, o óleo essencial pode ser adicionado a outros óleos para massagem e as folhas e frutos podem ser fervidos, depois de lavados cuidadosamente, sendo que os frutos podem ser liquidificados e aplicados directamente na pele ou nos cabelos, transformados em puré ou utilizados através do vapor.

Algumas sugestões para peles bonitas, frescas e sempre jovens:

 

Ananás: a sua polpa feita em puré ou sumo pode ser utilizada como máscara regeneradora e rejuvenescedora da pele.

Cenoura: numa máscara de beleza é ideal para aplicar em peles secas, e por outro lado ajuda a combater as rugas e a atrasar o envelhecimento da pele. O creme torna pele mais macia e dá-lhe brilho, e serve de tónico para peles cansadas.
Gengibre: em vaporizações e loções limpa a pele removendo impurezas.
Pêssego: hidrata e nutre quando utilizado em cremes. Uma máscara de pêssego enriquece a pele e torna-a macia.

 

Para um cabelo luminoso e saudável:
Amêndoa Doce: é utilizada na composição de champôs e amaciadores para cabelos fracos e desvitalizados, pois dá-lhes brilho e força.
Tomilho: a loção capilar é indicada para o tratamento de queda de cabelo e para cabelos oleosos.
Papaia: Uma máscara de polpa de papaia ou um champô que a utilize na sua constituição tem propriedades regeneradoras para cabelos fracos e espigados.
Espargos: em champôs e produtos capilares estimula as raízes ajudando ao crescimento do cabelo.
Para um corpo firme e bonito:
Cacau: a manteiga de cacau é indicada para peles secas, tornando-as mais macias, e também ajuda a combater as estrias. Dá um cheirinho agradável ao corpo.
Camomila: as flores e o óleo essencial de camomila podem ser utilizados no banho para acalmar a pele e restituir a energia a um corpo cansado.
Canela: o óleo de massagem estimula e proporciona uma sensação de bem-estar, como bronzeador natural acentua a cor e dá um aroma agradável ao corpo.
Aveia: as suas folhas podem ser devidamente tratadas e utilizadas no fabrico de sabonetes, loções e em banhos para amaciar a pele, acalmar e relaxar o corpo.

 

Uma mulher não se pode esquecer da importância de ter pés e mãos sempre bonitos e macios!
Pode utilizar:
Cânfora: uma massagem com loção feita a partir das folhas, raíz, casca ou óleo essencial de cânfora é óptima para pés cansados e doridos.
Cavalinha: o creme ou óleo servem para fortalecer unhas fracas e quebradiças.
Funcho: (não indicado para bebés nem pessoas com peles sensíveis). As folhas e fruto ou o óleo essencial utilizados num creme de massagem ajudam a eliminar calos.
Gerânio-Rosa: as flores são utilizadas para cremes que amaciam e perfumam as mãos com um cheirinho suave.