Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Ano Novo Chinês - Ano do Rato

                                    

Dia 7 de Fevereiro inicia o novo ano chinês, que este ano será o Ano do Rato. Ao contrário do que se passa na tradição Ocidental, na China as celebrações não estão centradas num único dia, prolongando-se por duas semanas. É comuns as pessoas tirarem férias, para darem as boas-vindas ao novo ano com pompa e circunstância.

 

No Calendário Gregoriano, o ano novo Chinês acontece na segunda lua nova após o solstício de Inverno, dia 21 de Dezembro. Para os Chineses tem lugar na primeira lua nova do Ano Novo. Pode acontecer em qualquer dia entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro.

 

A origem do Zodíaco Chinês está ligada a esta festividade. Segundo a lenda, Buda chamou todos os animais à sua presença no dia de Ano Novo. Apareceram apenas doze, e como recompensa Buda atribuiu a cada ano o nome desses animais. O Rato é o primeiro animal do Zodíaco. Tem uma personalidade carismática e inovativa. É inteligente, determinado e manipulador e está sempre atento a oportunidades de negócio.

 

2008 é no horóscopo chinês o ano do Rato, e quem nascer sob a sua influência será sociável, alegre e criativo, com um sentido de humor apurado sendo às vezes mal interpretado. Os nativos deste signo são pensadores, gostam de ler e resolver problemas. Também adoram conversar e têm uma opinião sobre tudo. Podem parecer calmos e reservados mas na verdade estão sempre a planear alguma coisa. O Rato é muito agitado mas com uma grande capacidade de auto controlo. Por outro lado, tem dificuldade em esconder o que sente e não consegue disfarçar quando está triste ou zangado. Gosta de trabalhar de noite e também gosta de festas e encontros com muita gente. O Rato Sabe lidar bem com os outros, portanto nativos deste signo serão bons professores e conselheiros.

 

O Rato tem o elemento água que é o elemento da meia-noite, do Inverno e que rege o sistema urinário e genital. A sua cor é azul e o seu clima é frio. Dependendo do ano em que nasceu pode ser um dos seguintes ratos:

 

Metal: idealista, falador e muito emocional. Parece alegre e generoso, mas no fundo pode ser desconfiado e ciumento. Gosta de dinheiro e sabe investi-lo bem. Tem necessidade de impressionar, é sensual e influente.

 

Água: Gosta da introspecção e análise. Relaciona-se bem com todo o tipo de pessoas. Um tanto conservador e calculista prefere manter-se neutro. Sabe agradar e manipular as situações de acordo com as suas necessidades. É muito ligado à escrita.

 

Madeira: agradável e destinado ao sucesso, este rato explora todas as possibilidades de vencer. Gosta de ir ao fundo das questões e saber o porquê de todas as situações. É vaidoso e gosta que o seu trabalho seja apreciado.

 

Fogo: dinâmico e cordial, este rato tem um apurado sentido de justiça. Gosta de viajar e tem uma personalidade agressiva. Consegues ser o mais generoso dos ratos. Tem tendência a seguir o coração e não a cabeça. É independente e impaciente.

 

Terra: este rato é disciplinado e maduro. È realista e gosta de manter boas relações com os outros. Tem altas expectativas e por vezes é impaciente. Preocupa-se com a sua aparência e reputação. Não corre riscos, especialmente no que diz respeito a dinheiro.

 

O rato é mais compatível com o Dragão ou Macaco, e se assumir um papel mais submisso pode ter um bom relacionamento com o Cão e o Tigre.

 

Nas celebrações de Ano Novo Chinês as pessoas vestem roupa nova, visitam os familiares mais velhos e oferecem pacotes e envelopes vermelhos com dinheiro aos jovens e crianças. Na véspera do ano novo as famílias juntam-se num grande jantar com uma ementa especial. Nos dias que antecedem o ano novo as casas são todas limpas mas quando começam as celebrações as vassouras e pás são arrumadas e escondidas para a sorte não ser varrida também. O vermelho é a cor que domina a decoração e as roupas. As janelas e portas das casas são pintadas de vermelho e as casas são enfeitadas com papelinhos com ditados e pequenos poemas Chineses. O primeiro dia é para dar as boas vindas às divindades do céu e da terra e a maior parte das pessoas abstém-se de comer carne nesse dia. Cada dia que segue é marcado por uma tradição diferente que pode variar de região para região. 

 

As celebrações terminam com o célebre festival das lanternas, feitas de papel pintado com desenhos de pássaros, animais, signos do Zodíaco e lendas da História. Estas lanternas são penduradas em templos ou levadas para uma parada nocturna que se realiza à luz da lua cheia cujo ponto alto é a Dança do Dragão. Este dragão é feito de seda, papel e bambu, e chega a estender-se por centenas de metros, sendo carregado por jovens que dançam pelas ruas.

 

A atitude que se assume no dia de Ano Novo representa para os chineses a forma como se sentirão ao longo do ano. A primeira pessoa que se encontra e as primeiras palavras ouvidas determinam a sorte que se terá. Ouvir e ver pássaros vermelhos é considerado um bom presságio. Cumprimentar alguém no quarto não traz bom Feng Shui, e por essa razão todas as pessoas, mesmo doentes, vão para a sala. Lavar o cabelo no dia de Ano Novo é desfavorável, porque representa “deitar pelo cano” a boa sorte. Usar tesouras ou facas é de evitar, pois têm mau Feng Shui. Por outro lado, a roupa vermelha atrai a boa fortuna.

 

Na noite de Ano Novo todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair. É importante que as dívidas estejam pagas para afastar o mau Feng Shui das finanças. Não é conveniente emprestar nada neste dia. Existe também a superstição de que chorar no dia de Ano Novo traz tristeza para o ano, por isso os chineses lançam foguetes e fazem ruidosos festejos! Referências ao ano que passou, usar calão ou palavras que atraiam mau Feng Shui são de evitar. Para começar com bom Feng Shui, tudo deve estar voltado para o novo ano e para o recomeço