Especial Dia dos Namorados - Casais Famosos
Simão Botelho e Teresa Albuquerque
Esta bonita e trágica história de amor faz parte da colecção de romances de Camilo Castelo Branco. Em “Amor de Perdição”, Camilo Castelo Branco conta a história de dois jovens amantes, pertencentes a famílias rivais. Depois de muitas peripécias para concretizarem o seu amor, o pai de Teresa descobre o romance da filha e para evitar o casamento dos jovens promete a mão da filha ao seu sobrinho, Baltasar Coutinho. Perante a recusa em casar com o primo, o pai de Teresa decide encerrá-la num convento, enquanto que o pai de Simão o manda para Coimbra estudar, de modo a afastá-lo da sua amada. Depois de muito tempo separados, Simão volta a Viseu, sua terra natal, onde fica abrigado em casa de um ferrador, para visitar a sua amada, acabando por ser descoberto por Baltasar Coutinho. Os dois envolvem-se numa acesa discussão, da qual resulta o assassinato de dois criados de Coutinho e o ferimento de Simão. Este é levado para casa do ferrador João da Cruz, cuja filha, Mariana, ao tratar do jovem, acaba por se apaixonar por ele.
Quando Teresa entra no convento, Simão tenta raptá-la para fugirem juntos, mas é interceptado por Baltasar Coutinho que acaba por ser assassinado pelo jovem apaixonado.
Simão é então preso e condenado à deportação. No convento, Teresa sabe da triste notícia do degredo do seu amado e deixa de comer até adoecer. No dia do embarque de Simão, Teresa vai até à janela do convento onde vê o seu amado partir rumo à Índia. Esta é a última vez que os dois amantes se vêem, uma vez que Teresa morre logo após a despedida. Ao saber da morte da sua amada, Simão adoece e acaba por morrer também. A sempre fiel e apaixonada Mariana, que seguia com Simão para o degredo, ao aperceber-se da morte deste, acaba por se suicidar atirando-se ao mar. Consigo leva as cartas de amor trocadas por Teresa e Simão. Com a morte de Mariana acaba assim a história de um grande e infeliz amor.