Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Primavera e Páscoa

Equinócio em Latim significa “noites iguais”, porque é a altura do ano em que o Sol cruza o equador e a noite e o dia têm exactamente a mesma duração. No hemisfério Norte o Equinócio da Primavera é celebrado a 20 de Março e marca o início da Primavera e marca a entrada do Sol em Carneiro. No hemisfério sul acontece a 23 de Setembro.  
 
As celebrações do Equinócio da Primavera têm origens muito antigas. Era celebrado pelos pagãos como um rito de passagem do Inverno para a Primavera e antes disso já era uma festa dos Acádios, que eram nómadas vindos do deserto da Síria que habitaram a parte superior da Mesopotâmia (actual território do Iraque). Os Acádios festejavam a Deusa Ishtar (que provavelmente deu origem à palavra Easter em inglês) que era a Deusa da Fertilidade e da Primavera. A Primavera representa fertilidade e renascimento da flora e da fauna. Como oferendas, eram pintados e decorados ovos (símbolos de fertilidade), escondidos e enterrados nos campos. Essa tradição mantém-se hoje ainda com os ovos de Páscoa.
 
A palavra Páscoa vem do Hebraico e significa “passagem”. Hoje é a festa Cristã mais importante pois é quando se celebra a morte e ressurreição de Cristo. Entre os Hebreus já existia a festa do Pessach que era quando se celebrava a fuga do Egipto e libertação do povo de Israel. Para comemorar havia um jantar com uma ementa especial que simbolizava o sacrifício e sofrimento do povo Hebraico. Jesus, dentro das tradições judaicas terá feito um jantar com os seus discípulos, que foi a sua última ceia. Entre o Domingo de Ramos, que foi a chegada de Jesus a Jerusalém quando foi recebido com ramos de palma, e o Domingo de Páscoa, celebram-se os acontecimentos da última semana de vida de Cristo. Na Quinta-feira Santa Jesus foi traído por Judas, um dos seus discípulos, e preso pelos soldados Romanos. Foi julgado perante o povo Judeu por Pontius Pilatus, Governador da Província Romana da Judeia, e condenando à morte por crucificação. Segundo o Cristianismo, Jesus ressuscitou no Domingo de Páscoa, que passou a ser o dia da semana de celebração para os Cristãos.
 
A Páscoa representa um tempo de esperança na vida que perdura. Feliz Páscoa para todos!
 
Um beijinho,
 
Maria Helena
21 318 2599