Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Astrologia

Quem tem medo do inferno astral?

 

Algumas pessoas notam que a sua vida se complica no período que antecede o seu aniversário: parece que, de repente, surgem problemas e complicações, a tensão intensifica-se, há desencontros e contratempos inesperados. A Astrologia ajuda a compreender por que razão isso acontece, pois os 30 dias que antecedem o aniversário correspondem àquilo a que se chama "o inferno astral". Saiba o que é e como lidar com ele.

A Astrologia estuda os movimentos dos planetas, as relações que estabelecem entre si e a forma como esses movimentos nos influenciam. Todos nós nascemos num dado contexto astrológico: o nosso Mapa Astral designa o retrato do Céu a partir do dia, hora e local em que nascemos. No Mapa Astral, os planetas estão espalhados pelas chamadas 12 Casas Astrológicas, que são doze divisões, com 30 graus cada uma, nas quais se divide a roda astrológica.

A cada Casa corresponde uma área específica da nossa vida, com os seus desafios e as suas bênçãos. O mês que antecede o nosso aniversário é aquele em que está em destaque a Casa XII da roda: ela é a última e é aquela em que temos de lidar com os medos, as pressões, o que está impregnado na nossa mente inconsciente, os bloqueios, e tudo aquilo que não conseguimos compreender nem explicar. Esta Casa refere-se, também, a influências exteriores que podem interferir com o nosso equilíbrio porque não sabemos identificá-las e neutralizá-las de modo a que não nos prejudiquem.

A nossa energia é renovada no nosso aniversário, quando o Sol atravessa a Casa I, aquela que diz respeito à nossa vitalidade e identidade. Assim, para cada um de nós um novo ano começa com o nosso aniversário. Antes de lá chegarmos, porém, estamos a esgotar os últimos recursos desse ano, e naturalmente sentimos a nossa energia mais em baixo. É natural que sejamos também confrontados com novos desafios nesse período: são eles que nos preparam para a renovação que vai chegar com o nosso aniversário.

Dependendo da fase da vida em que nos encontramos, o Inferno Astral nem sempre tem de ser mau - na verdade, este período não é mau em si, pois serve como uma preparação para um novo ciclo. Mas, em anos que foram mais desafiantes e que, por algum motivo, nos deixaram mais desgastados, é natural que este período possa ser particularmente tenso e difícil. 

No período que corresponde ao Inferno astral é importante saber descansar mais, dedicar mais tempo a si próprio e fazer um balanço de tudo aquilo que já fez e do que planeia fazer e conquistar no novo ano pessoal que se aproxima.

Uma vez que a sua energia está mais debilitada, está também mais susceptível a doenças e, por isso, deve dedicar particular atenção à sua alimentação e aos seus hábitos, devendo cuidar ainda melhor de si.

É de igual modo possível que haja rupturas, separações e perdas neste período - elas servem para libertar a sua vida de pessoas e situações que estão a atrasar o seu desenvolvimento e que já não têm razão para permanecer na sua vida.

Seja qual for o seu signo do Zodíaco, ao longo do ano a sua energia será influenciada pelas 12 Casas Astrológicas. Nos 30 dias que começam a partir do seu aniversário a sua energia está enfatizada, sente-se mais motivado e confiante em si próprio, pois está em destaque a Casa I. Nos 30 dias seguintes, a vida financeira torna-se uma prioridade, sendo geralmente um período favorável a nível financeiro, já que está sob maior influência da Casa II, e assim por diante. A cada ciclo de 30 dias corresponde, todos os anos, um período que nos apresenta desafios específicos, geralmente relacionados com a área da vida associada à Casa Astrológica sob cuja influência estamos.

À medida que o ano progride, é natural que a sua energia pessoal vá diminuindo e que, de forma subconsciente, a pressão vá aumentando, o seu otimismo vá decrescendo, etc. No entanto, se estivermos bem preparados, com a nossa energia equilibrada a nível físico, mental, emocional e espiritual, o Inferno Astral pode ser (e muitas vezes é) um período pacífico, onde simplesmente enfrentamos mudanças ou somos confrontados com alguns desafios que nos vão permitir crescer e ganhar maturidade.

 

Durante o período do seu Inferno Astral, evite:

- arriscar em novos projetos - mesmo que o faça, avance com calma e prudência. É possível que surjam novas oportunidades neste período, mas podem trazer-lhe confusão e insegurança;

- assumir compromissos importantes;

- tomar decisões e fazer escolhas difíceis;

- sobrecarregar-se com trabalho e com responsabilidades - é bastante provável que, neste período, se veja a braços com mais do que pode fazer de forma saudável. Tendo consciência de que esta fase é passageira, procure gerir melhor o seu tempo e definir prioridades, para que possa aliviar a carga que recai sobre si;

- ter um ritmo de vida intenso - cancele alguns compromissos sociais e não responda a todas as solicitações, pois neste período a sua energia está enfraquecida e, por isso, deve preservá-la;

- dar passos importantes na esfera afetiva - neste período pode haver mais conflitos e discussões com as pessoas próximas. Por isso, antes de pensar em terminar um relacionamento, espere pelo seu aniversário, já que depois dele a sua energia estará revitalizada, a sua mente mais concentrada e, assim, será capaz de tomar decisões de forma clara e ponderada, sem agir apenas porque se sente pressionado.

 

O período do Inferno Astral é favorável para:

- fazer um balanço do último ano;

- compreender de que forma pode evitar cometer os mesmos erros no futuro;

- refletir sobre as mudanças que precisa de fazer;

- estabelecer novas metas para o futuro;

- definir planos e projetos para o próximo ano;

- dedicar mais tempo a atividades que o ajudem a relaxar;

- cuidar melhor da sua alimentação;

- fazer exercício físico de forma mais disciplinada e adequado à sua condição.

 

Para além do período do ano, a expressão Inferno Astral é também utilizada para designar o signo do Zodíaco que, porque antecede o nosso signo, é aquele que nos apresenta os maiores desafios, e com quem a convivência nem sempre é fácil.

O Inferno Astral de cada signo:

Carneiro - Peixes

Touro - Carneiro

Gémeos - Touro

Caranguejo - Gémeos

Leão - Caranguejo

Virgem - Leão

Balança - Virgem

Escorpião - Balança

Sagitário - Escorpião

Capricórnio - Sagitário

Aquário - Capricórnio

Peixes - Aquário

 

A que período do ano corresponde o Inferno Astral de cada signo, e de que forma o influencia?

Carneiro

O seu Inferno Astral começa 30 dias antes do seu aniversário e, por isso, pode começar entre 20 de Fevereiro e 19 de Março. Uma vez que a energia dominante é de Peixes, é possível que sinta que tem de remar contra a maré e lutar contra situações que nem sabe bem como começam. É tempo de parar um pouco (algo que não faz facilmente) e refletir mais sobre quem é e o que procura.

Touro

O seu Inferno astral pode começar entre 20 de Março e 20 de Abril, quando domina a energia do signo Carneiro. Pode estar mais explosivo, com as emoções e os nervos à flor da pele, o que pode deixá-lo tenso e constantemente frustrado com o desenrolar das situações. Dedique mais tempo a atividades que contribuem para o seu bem-estar e a sua serenidade.

Gémeos

De acordo com o seu dia de aniversário, o seu Inferno Astral começa entre 21 de Abril e 21 de Maio, quando o Sol transita por Touro. É provável que enfrente atrasos e barreiras que o obrigam a abrandar o ritmo e que não o deixam progredir da forma que deseja. Aprenda a dominar a sua agitação interior, dedicando mais tempo ao convívio com pessoas que lhe trazem ideias estimulantes, e saiba esperar pelo tempo certo para agir.

Caranguejo

O seu Inferno Astral coincide com o período em que o Sol se encontra em Gémeos e pode começar entre 22 de Maio e 21 de Junho. Tenderá para sentir-se incompreendido e abandonado pelos outros, mas encare este período como um desafio para que encontre aquilo de que precisa dentro de si. Evite a dispersão, já que será difícil concentrar-se naquilo que tem para fazer.

Leão

Como o seu Inferno Astral coincide com o período em que o Sol está em Caranguejo, tenderá a sentir-se mais irritável e a esperar demasiado dos outros, que por sua vez parecem trazer-lhe sucessivas ddecepções. Dependendo da sua data de aniversário, este período começa entre 22 de Junho e 22 de Julho e traz-lhe quase sempre um exagero sentimental. Evite cair em dramatismos.

Virgem

O seu Inferno Astral começa algures entre 23 de Julho e 23 de Agosto e coincide com a passagem do Sol pelo signo Leão, o que pode obrigá-lo a expor-se mais do que gostaria. Sentirá uma maior sobrecarga de trabalho ou um aumento de responsabilidades que dispensava ter. Combata a tendência para querer fazer tudo sozinho, aprenda a delegar tarefas e dedique mais tempo a atividades que lhe permitam relaxar.

Balança

Uma vez que, durante uma boa parte do seu Inferno Astral, o Sol se encontra em Virgem, é provável que se sinta pressionado pelas situações, como se de repente mais obrigações lhe pesassem sobre os ombros. Poderá sentir-se mais debilitado a nível de saúde ou nervoso perante situações que se alteram no contexto profissional. Na última parte do seu Inferno Astral pode também ter problemas nas relações com os outros e dificuldade em fazer escolhas afetivas.

Escorpião

O seu Inferno Astral pode trazer escolhas difíceis e dificuldade em tomar decisões, principalmente porque os outros parecem não compreender os seus pontos de vista ou estar de acordo com a sua perspetiva e a sua postura perante as situações. Sentirá que está a perder o controlo sobre as situações e que nada corresponde às suas expetativas, por isso aproveite este período para estar a sós consigo mesmo e compreender melhor o que precisa de fazer para ter o que deseja.

Sagitário

Durante o seu Inferno Astral estará mais sensível a tudo o que lhe dizem ou fazem, e pode ficar facilmente magoado com o comportamento dos outros. Aumenta a tendência para as discussões, podendo ter de lidar com situações em que a honestidade falha ou em que se sente apunhalado pelas costas. Procure descontrair a mente, aumentando o tempo que passa ao ar livre, a sós com os seus pensamentos, na Natureza.

Capricórnio

Neste período pode ter dificuldade em cumprir com todas as suas responsabilidades, quer seja porque está mais sonhador como também porque tem muitas distrações à sua volta. Embora lhe faça bem distrair-se, não descure as suas responsabilidades porque mais tarde elas voltarão a recair sobre si. Evite atrasar trabalho e não falte aos seus compromissos.

Aquário

Este período traz-lhe algum peso, pois surgem situações na sua vida que o obrigam a assumir maiores responsabilidades. Estará mais introvertido e sério, sentindo uma certa apatia e desmotivação. Compreenda que a sua mente, sempre tão fértil, está mais debilitada neste período, em que se aconselha um maior repouso. Trate agora de todos os assuntos sérios que precisam de ser resolvidos, para que mais tarde possa avançar para novas ideias.

Peixes

Pode sentir-se mais desligado do Mundo, sentindo que ninguém o compreende. Neste período aumenta a tendência para querer sair de situações que sente que, de alguma forma, restringem a sua liberdade ou que não lhe permitem ser quem é. Evite isolar-se, procure aproveitar este período não só para estudar sobre assuntos que lhe tragam novas perspetivas sobre a vida, como também dar-se mais a conhecer a quem o rodeia, pois poderá descobrir afinidades surpreendentes e inesperadas.

O pó de sangue de dragão

 

O Sangue de Dragão é um dos pós mágicos mais poderosos que existem, sendo utilizado desde há séculos pelas suas propriedades protetoras.

O seu nome deriva da planta que lhe dá origem, o Dragoeiro, também chamada Árvore-Dragão ou Árvore-do-sangue, originário da Madeira, dos Açores, das Canárias e de Cabo Verde. É uma árvore de crescimento lento, mas muito duradoura, como o verdadeiro amor deve ser.

O Sangue de Dragão está ligado ao Elemento Fogo e é regido por Marte. Tem a força de um dragão imponente e por isso é utilizado para remover obstáculos e criar um escudo de proteção. Possui uma energia muito forte, com um poderoso efeito contra as forças do mal e do negativismo, neutralizando-as.

É muito utilizado para rituais de proteção no amor, na sexualidade e para aumentar o poder pessoal. Reza a lenda que quando é queimado ajuda a recuperar um amor perdido.

Pode utilizar o pó de Sangue de Dragão de três maneiras. Escolha a que quiser, ou use as três em conjunto para obter resultados mais fortes:

1 – Coloque, com cuidado, um pouco de pó de Sangue de Dragão dentro de um saquinho de pano, e ponha-o debaixo do colchão, para proteger a sua relação e o seu casamento.

2 – Ponha um punhado de ervas de defumação num queimador. Deite, por cima, um pouco de pó de Sangue de Dragão e junte um pouco de carvão para queimar. Deite fogo às ervas e quando o fumo se libertar percorra toda a sua casa no sentido dos ponteiros do relógio, começando e terminando na porta de entrada. Dê especial atenção ao seu quarto.

3 – Realize este ritual, de preferência durante a Lua Nova, se suspeita que fizeram uma amarração que prejudica o seu relacionamento.

- Vai precisar de:
- 1 vela vermelha – para fortalecer a sua relação
- 3 rosas brancas – representam a pureza do amor
- um copo com água e sal – neutraliza as energias negativas
- um saquinho com pó Sangue de Dragão – corta as amarrações
- suporte para a vela, fósforos


Preparação:
- Acenda a vela junto das 3 rosas e do copo com água e sal.
- Segure no saquinho com pó Sangue de Dragão na sua mão esquerda e diga em voz alta o Salmo 7, um salmo muito poderoso:

Senhor Deus, em ti me refugio,
salva-me e livra-me de todos aqueles que me perseguem.

(dizer o nome das pessoas que a perseguem, se souber)

O meu escudo está nas mãos de Deus,

que salva os rectos e os justos de coração.

Deus é um justo juiz,
quem manifesta em cada dia o seu próprio deus

manifesta o seu furor, o seu amor e a sua força.

Quem gera a maldade concebe sofrimento

e dá à luz a desilusão.

Quem cava um buraco e o aprofunda
cairá nessa armadilha que fez.

Darei graças ao Senhor por Sua justiça;

ao Seu santo nome, Altíssimo,
cantarei sempre louvores.


- Coloque então duas das rosas numa jarra com água fresca e traga o saquinho com o pó Sangue de Dragão sempre consigo, ou então coloque-o debaixo do seu colchão.
- Saia de casa e leve a terceira rosa branca, que deve deitar num jardim longe de sua casa. De agora em diante, só haverá lugar para duas pessoas no seu relacionamento.

 

Nota: Mesmo que não faça o ritual deve dizer o Salmo enquanto queima o pó de Sangue de Dragão (se optar por essa opção) ou quando coloca o saquinho debaixo do seu colchão.

Ritual para se libertar do Karma Amoroso

AGORA é o momento certo para mudar a sua vida. Qualquer que tenha sido o seu passado, é tempo de guardar dele apenas o que lhe ensinou e o que lhe trouxe de positivo, libertando-se de toda a dor e das mágoas que fazem o seu coração sofrer. Concentre-se no presente com confiança e Fé, e deixe que o Amor floresça na sua vida!

redeeming-love-(universal-epic).jpg

Vai precisar de:

- um cristal Quartzo transparente*

- um cristal Quartzo Rosa*

- um cristal Ónix*

- sete velas energizadas*

- um prato de porcelana onde possa queimar as velas em segurança

- 7 paus de incenso

- duas folhas de papel e uma caneta

- um pingente em forma de coração  com um fio

- um prato largo de cerâmica onde possa queimar algo

- fósforos de madeira

 

Preparação mágica:

Este ritual deve começar a ser feito num Sábado, dia de Saturno, o senhor do Karma, e terminar numa sexta-feira, dia de Vénus, deusa do amor, para começar um novo ciclo na sua vida amorosa. Por ser um ritual muito poderoso, a sua energia deve estar devidamente purificada antes de o fazer. Assim, é aconselhável que faça um banho de limpeza com ervas especialmente tratadas e purificadas para afastar todo o tipo de negatividade.

(Peça o seu Banho de Limpeza pelo 210 929 040 ou mariahelena@mariahelena.pt)

 

O Ritual Mágico

Comece por dispor todos os ingredientes à sua frente. Coloque numa mesa (ou no chão, se preferir) os três cristais, lado a lado.

O cristal ónix serve para o proteger contra energias negativas. Ele representa o passado, pois esta pedra está relacionada com Saturno e com o Karma.

Coloque ao centro o quartzo rosa, para que esta pedra encha de amor o seu presente.

Depois, ponha do lado direito o cristal quartzo transparente, que simboliza o futuro e que assegura que este será puro e límpido.

Queime um pau de incenso e acenda uma das velas, num prato onde ela possa arder até ao fim em segurança.

Feche os olhos durante alguns minutos, enquanto liberta a sua mente de preocupações.

 

Pegue na caneta e escreva numa folha de papel tudo aquilo que não correu bem no seu passado amoroso. Deixe que a sua mente flua livremente, o que interessa é que tudo o que está dentro de si “venha cá para fora”. Quando tiver terminado, leia o que escreveu e reflicta acerca do que isso lhe trouxe de positivo. Perceba em que medida o seu passado o tornou uma pessoa mais forte, mais capaz de lutar. Pense também naquilo que hoje faria de forma diferente.

 

Pegue na outra folha e escreva o que deseja alcançar no amor. Seja específico. Pode descrever as características físicas da sua "pessoa ideal". Mais importante do que aquilo que espera do Mundo e dos outros é aquilo que espera de si. Pense nas suas atitudes, na forma como tem vivido as suas relações até aqui, e no que deve mudar para conseguir, efectivamente, que a sua vida seja aquilo que deseja.

Quando tiver terminado, pegue na folha que escreveu acerca do seu passado e queime-a. Deixe-a arder até ao fim.

Agarre firmemente no coração que está no fio e prometa a si mesmo que esse passado está definitivamente longe de si. De hoje em diante, você é uma pessoa mais feliz. Repita, em voz alta, estas afirmações positivas:

“O meu passado ardeu. Eu mereço ser feliz.

Eu mereço ser amado. Eu sou amado e feliz.”

 

Agradeça ao seu Anjo da Guarda e aos seus Guias Espirituais a proteção que lhe deram.

Dobre a folha relativa ao futuro e ande com ela perto de si, num bolso ou na sua mala. Deixe a vela arder até ao fim. Quando terminar, deite fora os restos.

Durante 7 dias seguidos deverá acender diariamente uma vela e queimar um pau de incenso.

No último dia, quando a vela tiver terminado de arder, deite fora os restos, coloque o fio com o coração ao pescoço e compreenda que a sua vida amorosa não voltará a ser como foi. Acredite na sua força interior e saiba que construímos o nosso futuro em cada passo que damos no presente.

 

Guarde os cristais quartzo rosa e quartzo transparente num lugar onde os possa ver diariamente, para que se lembre sempre que prometeu a si mesmo que vai ser feliz.

 

Por fim, pegue no cristal ónix, que representa o seu passado, e saia de casa com ele. Deite-o no mar ou num rio de água corrente ou então enterre-o num jardim longe de sua casa, onde não seja habitual passar. Aquele passado já não faz parte da sua vida.

Saiba o que a energia de Sagitário pode fazer por si

 

O Sol entra no signo Sagitário às 19.57 do dia 21 de novembro, e lá ficará até ao Solstício de Inverno, no dia 21 de dezembro. Em Sagitário, o Sol expande-se e ganha uma energia otimista contagiante. Este é um período que ajuda a alimentar a nossa chama interior.

À medida que percorre o Zodíaco, o Sol vai iluminando determinados aspetos da nossa vida, enfatizando certas áreas e oferecendo-nos dons e capacidades que estão de acordo com as caraterísticas do signo onde ele se encontra.Em Sagitário, o Sol ajuda-nos a sentirmo-nos bem na nossa pele, mais confiantes e descontraídos, o que traz leveza e ajuda à expansão.

Ao longo do último mês o Sol atravessou o complexo signo Escorpião, que tem uma energia muito intensa e que ajuda a desvendar verdades nem sempre fáceis nem de compreender nem de aceitar. A energia de Escorpião desafia-nos a entrar dentro do nosso lado mais sombrio e fazer as pazes com aquilo que lá encontramos. Com a entrada do Sol em Sagitário, no dia 22, esta energia transforma-se, tornando-se mais colorida, mais alegre, mais expansiva.

Depois de aprendermos a estar à vontade com o que nos deixa desconfortáveis, é tempo de, agora, descontrair e aproveitar a liberdade de sermos quem somos.

Ao longo deste mês, somos convidados a abraçar a nossa paixão interior e o nosso espírito de aventura, desafiando-nos a ir além dos nossos limites e viver a alegria das novas descobertas. É o tempo certo para fazer algo que nunca fez antes, para fazer alguma coisa que sinta, no mais íntimo de si, vontade de fazer. Sagitário convida-nos a abraçar o desconhecido.

É também tempo de acreditar, de alimentar a fé e de confiar na vida. Sagitário destaca-se pela sua energia geralmente otimista, pelo espírito positivo com que enfrenta os desafios e pelo bom humor com que rege os seus dias. Este é o tempo certo para criar uma nova zona de conforto, para renovar a auto-confiança e usá-la em nosso proveito.

Esta energia de Sagitário ajuda-nos, seja qual for o nosso signo, a confiar na sorte, a experimentar caminhos diferentes e novas abordagens. É a altura certa para ir atrás dos nossos sonhos, metas e desejos, sem deixar que o medo nos impeça de fazer aquilo que queremos fazer.

É tempo de alargar os horizontes mentais e ver a vida sob um ponto de vista mais abrangente.

Sinta vontade de se desafiar a si próprio, indo atrás daquilo que deseja. Sinta-se inspirado para mostrar ao mundo o seu verdadeiro eu, sem outra máscara além daquela que usamos para proteger a nossa saúde e a dos outros.

Por vezes caímos na armadilha de nos preocuparmos demasiado com o que os outros pensam de nós e de recearmos fazer as coisas por medo do que os outros irão dizer ou pensar a nosso respeito. Mostramo-nos menos do que na verdade somos, com medo de deixar a nossa luz brilhar e resplandecer.

A energia de Sagitário ajuda-nos a libertarmo-nos de tudo isso, a fazermos o que queremos sem pensar tanto na opinião dos outros. O carisma e o encanto de Sagitário residem muito nessa capacidade inata de estes nativos agirem de acordo com a sua natureza, sem terem medo de escandalizar ou provocar reações.

Deixe-se envolver por esta energia. Escolha bem aquilo com que se preocupa. Confie na vida e permita que as coisas sejam aquilo que elas são. Tenha orgulho na pessoa que é e na pessoa que está a tornar-se.

Passamos tanto tempo com vergonha de nós mesmos e a duvidar das nossas capacidades, a desejar que as coisas sejam diferentes do que são, e a sentirmo-nos derrotados sempre que a vida não corre como planeámos. Mas se formos capazes de usar os dons que a energia de Sagitário nos traz, podemos limpar da nossa mente essas crenças limitadoras e sentir a liberdade de sermos quem somos.

Chás e frutos que nos fortalecem!

 

A Natureza oferece-nos recursos preciosos que, usados como complemento a um estilo de vida saudável e a rotinas equilibradas, ajudam a fortalecer a nossa saúde, a evitar problemas e a aliviar sintomas.

Conheça os benefícios de algumas plantas e frutos que ajudam a melhorar a sua saúde!

cha-de-melissa.jpg

Cidreira

Ajuda a:

- dormir melhor, combater a insónia e melhorar a qualidade do sono

- combater a ansiedade e o estresse, a agitação e o nervosismo

- aliviar as dores de cabeça

- combater os gases intestinais

- aliviar as cólicas

- aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual

- aliviar dores de estômago, náuseas, vômitos, refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável

- combater a herpes labial

- combater infeções pulmonares, nos ouvidos, infeções urinárias

- eliminar fungos e bactérias

- melhorar a memória, ajudar no tratamento da doença de Alzheimer

- melhorar a capacidade de raciocínio

Jasmim

Benéfico para:

- aliviar o stresse e a ansiedade

- combater as insónias

- dormir melhor

- combater o envelhecimento

- melhorar a saúde da pele, do cabelo e das unhas

- fortalecer o sistema imunitário

- aliviar dores de cabeça

- aliviar dores musculares

- aliviar dores menstruais

 

Barbas de milho

Ajudam a:

- tratar problemas do sistema renal e urinário, como cistite, nefrite, prostatite e uretrite

- tratar a pedra nos rins

- tratar a gota

- tratar a incontinência urinária

- aliviar o inchaço

- é diurético e anti-inflamatório

- ajudar a baixar a tensão arterial

- ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue

- restaurar o equilíbrio da flora intestinal, regular os intestinos

- combater a fadiga

 

Perpétuas roxas

Contribuem para:

- aliviar problemas respiratórios

- aliviar inflamações nas vias respiratórias e na garganta

- combater a dor de garganta, a tosse, a rouquidão e a congestão nasal

- aliviar sintomas de asma e bronquite 

- melhorar a circulação sanguínea, aliviar problemas como hemorroidas e varizes

- reduzir o risco de hipertensão

- fortalecer a imunidade e prevenir inflamações

- combater o envelhecimento precoce da pele

- combater a insónia, o stresse e a ansiedade

 

Hortelã-pimenta

Ajuda a:

- aliviar problemas de estômago, como gastrite, indigestão, náuseas e vómitos

- aliviar gases

- aliviar dores e inflamação nos músculos

- aliviar dores de cabeça

- evitar os enjoos na gravidez

- aliviar problemas de pele, como urticária e comichão

- combater sintomas de gripe e constipação, aliviar a tosse e desentupir o nariz

- melhorar o hálito

Nota: A Hortelã-pimenta deve ser tomada com moderação, pois em excesso pode causar reações de alergia ou mesmo a irritação das mucosas do estômago. Além disso, as cápsulas e os óleos essenciais de Hortelã-pimenta apenas devem ser usados sob indicação médica.

 

Erva-príncipe

É benéfica para:

- controlar a transpiração

- tratar o pé-de-atleta

- repelir insetos

- aliviar dores musculares e reumáticas (aplicada em compressas)

- tratar infeções da pele

- combater a tosse, a asma, as dores de cabeça e a febre

- aliviar problemas digestivos

- acalmar o sistema nervoso

 

Malvas

Ajudam a:

- aliviar a congestão nasal

- aliviar a tosse

- desobstruir as vias respiratórias

- combater e prevenir infeções na boca

- aliviar infeções urinárias

- aliviar dores de garganta

- aliviar a febre

- atenuar o reumatismo

- aliviar cólicas

- reduzir a ansiedade

- melhorar o desempenho sexual

- diminuir a tensão arterial

- reduzir os níveis de açúcar no sangue

 

Funcho 

Benéfico para:

- melhorar a digestão

- melhorar a absorção de nutrientes

- reduzir o mau hálito

- combater problemas de estômago

- aliviar cólicas e diarreia

- aliviar problemas de intestinos

- melhorar a produção de leite materno em mulheres que estejam a amamentar

- cicatrizar feridas (aplicar compressas embebidas em chá de funcho)

- combater inflamações

- fortalecer o sistema imunitário

- combater o envelhecimento

 

Frutos secos – riqueza concentrada!

Noz

Contribui para:

- melhorar o funcionamento do cérebro

- prevenir a depressão

- diminuir o stresse e a ansiedade

- fortalecer o sistema imunitário

- baixar o mau colesterol e aumentar o bom

- prevenir doenças do coração

- melhorar a produção de glóbulos vermelhos

- melhorar a circulação sanguínea

- melhorar a saúde do coração

- atenuar a fadiga e o cansaço

- ter energia

- reduzir inflamações

- proteger os intestinos

- baixar a tensão arterial

- melhorar a fertilidade masculina

 

Amêndoas

Ajudam a:

- controlar os níveis de açúcar no sangue

- ajudar a prevenir a diabetes

- prevenir enfartes, derrames e alguns tipos de cancro

- ajudar a tratar e prevenir a osteoporose

- ajudar a ganhar massa muscular

- diminuir o mau colesterol

- prevenir doenças neurológicas, como Alzheimer e demência.

- ajudar no controle e prevenção da diabetes

- combater a prisão de ventre

- diminuir a tensão alta

- auxiliar na perda de peso

- evitar cãibras

 

Tâmaras

São benéficas para:

- fortalecer os ossos

- prevenir a osteoporose

- combater a prisão de ventre

- melhorar o funcionamento dos intestinos

- controlar os níveis de açúcar no sangue

- prevenir a diabetes

- prevenir o cancro

- ajudar a ganhar massa muscular

- prevenir doenças cardiovasculares

- equilibrar a tensão arterial

- fortalecer o sistema imunitário

- prevenir gripes, resfriados e rinite alérgica

- prevenir o envelhecimento precoce

- diminuir o mau colesterol

- ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e Parkinson

- melhorar a memória

- facilitar o trabalho de parto (ajudam a estimular as contrações do útero durante o parto normal, podendo facilitar e diminuir o tempo de trabalho de parto)

 

Figos secos

- são ricos em sais minerais, especialmente Cálcio, Fósforo e Potássio

- são uma fonte de vitaminas

- ajudam a suprir as necessidades de Cálcio do organismo

- contribuem para fortalecer os ossos, músculos e nervos

- fornecem energia

- ajudam a melhorar o funcionamento do pâncreas

- ajudam a prevenir a diabetes

- saciam

- ajudam a melhorar a saúde sexual

 

Nota: As terapias naturais não dispensam o devido aconselhamento e acompanhamento médicos.

7 coisas que precisa de saber sobre a sua mala

 

Como ter uma mala com bom Feng Shui

Isto é um assunto de mulheres: vamos falar da sua mala! Se é mulher provavelmente não sai de casa sem levar a mala, mas todas sabemos que numa mala de mulher só não cabe um carro, porque tudo o resto - e o mais inesperado e inusitado - vai lá dentro. O que talvez não saiba é que o Feng Shui, filosofia oriental milenar que visa o equilíbrio energético, também se aplica à mala que todos os dias levamos connosco. Saiba quais são as 7 chaves para que a sua mala lhe traga sucesso!

Talvez nunca tenha parado para pensar nisso, mas a mala de uma mulher é uma extensão da sua personalidade, refletindo os seus gostos pessoais e tendências - tendemos a levar na mala aquilo que consideramos ser mais importante. As mulheres que têm uma maior necessidade de segurança tendem a levar sempre mais coisas úteis consigo, receando que algo lhes possa faltar. Não dispensam lenços de papel, tampões, toalhitas, medicamentos, uma barrinha energética e até um pequeno guarda-chuva. Se têm filhos, o número de coisas que carregam multiplica-se. As mais vaidosas não saem de casa sem vários batons, um estojinho de manicure, um espelho, maquilhagem, um par de brincos, mais do que um par de óculos de sol... Mulheres mais independentes, auto-confiantes e práticas tendem a usar malas mais pequenas, em que levam apenas o essencial. As descontraídas vão acumulando "tralha" até que a sua mala se assemelhe a um malão de viagem, enquanto que as perfeccionistas a passam em revista diariamente. As tímidas têm sempre consigo um livro ou uma revista, para lhes fazerem companhia em caso de necessidade, e as mais modernas usam uma mala interior que se retira e se coloca em outro saco, conforme a sua preferência e a indumentária para esse dia. Gostos à parte, importa lembrar que a mala nos acompanha durante uma boa parte do dia, por isso vale a pena ter em conta aquilo que realmente pesa para a sua boa energia.

1 - A cor certa

As cores possuem uma energia própria e, por isso, a cor da sua mala também influencia a vibração energética que envolve cada mulher que a leva. Escolha a cor da sua mala de acordo com aquilo de que mais precisa:

- bege, amarelo ou a cor pastel ajudam a trazer estabilidade, pois está ligada ao Elemento Terra;

- o verde, ligado ao Elemento Madeira, traz crescimento;

- o vermelho representa o Fogo e dá energia, dinamismo e paixão;

- o preto e o azul relacionam-se com o Elemento Água e estimulam a fluidez, a harmonia e as emoções;

- o branco, o dourado e o prateado ligam-se ao Elemento Metal, concedendo força e poder de decisão.

Acima de tudo, use uma mala que adora: cada vez que sair de casa com ela sentir-se-á feliz, e será essa a energia que a vai acompanhar ao longo do dia.

 

2 - O tamanho conta

O tamanho mais adequado para uma mala varia em função do seu próprio tamanho. Uma mala grande para uma mulher pequena absorve muita energia, tornando-se um peso; uma mala pequena para uma mulher grande acaba por ser insuficiente, desequilibrando-a, embora o tamanho também dependa da sua necessidade e da quantidade (e tamanho) de coisas de que vai precisar diariamente.

O ideal é escolher malas mais largas do que profundas, que lhe permitam encontrar com facilidade aquilo de que precisa e não a deixem acumulhar tralha desnecessária. Ter de andar "à pesca" dentro da mala sempre que procura o telemóvel cria tensão mental e confusão, que se vai acumulando de forma negativa na sua cabeça ao longo do dia.

Muito importante! Não use malas rotas, desfiadas, com fechos estragados e botões soltos. É muito importante que tenha uma mala em boas condições, e o mesmo se aplica à carteira. Ter uma carteira com bom aspeto atrai mais dinheiro e energia positiva para a sua vida financeira.

 

3 - Interior sempre em ordem

Eis a parte mais delicada de uma mala. Quem nunca se enervou por não encontrar as chaves de casa ou do carro que levante o braço. Assim, é importante ter uma divisória especial para os três itens mais importantes: a carteira, as chaves e o telemóvel. Desse modo evitará o nervosismo de não os encontrar logo à primeira. Depois, faça uma limpeza regular para garantir que não anda a carregar mais do que deve: temos tendência a acumular talões, lenços de papel e outros pequenos objetos que, por esquecimento, andam na mala durante semanas a fio, sem necessidade nem utilidade nenhuma. Precisa de tantos batons? Cremes? Usa todas essas chaves? Mantenha objetos úteis, tais como uma caneta, um espelho, um ou dois tampões ou pensos higiénicos, óculos de sol, lenços. E MAIS NADA.

Dica: Crie o hábito de ter em casa, perto da entrada, um recipiente onde pode ir colocando aquilo que retira da mala, como a chave de um armário ou um bilhete de cinema. De tempos a tempos faça também a limpeza desse recipiente.

Lembre-se que, para o Feng Shui, menos é mais: quando criamos espaço na nossa vida atraímos situações e oportunidades melhores. Esta limpeza deve estender-se também à carteira (liberte-se de talões antigos, faturas que já pagou e tudo o que a prende ao passsado), e ao telemóvel - esvazie regularmente a caixa das mensagens e o arquivo de fotos e de ficheiros, para ter sempre espaço para que o novo possa entrar na sua vida.

 

4 - Carteira com boas energias

Dentro da mala, a carteira é a peça-chave. Deve ter sempre dinheiro (é bom sinal!), cartões multibanco, o passe ou bilhetes para os transportes públicos, algumas fotos de família e, se assim o sentir, uma imagem de um santo protetor, de um Anjo da Guarda ou de alguma divindade em que acredite, para lhe trazer sempre segurança interior. 

 

5 - Atrair o dinheiro

Ainda falando da carteira, segundo o Feng Shui (e não só), o dinheiro atrai mais dinheiro. Desse modo, deve ter na sua carteira um conjunto de 3 moedas Chinesas atadas com fita vermelha, que atraem a abundância e a prosperidade. Pode encomendá-las através do e-mail mariahelena@mariahelena.pt ou da página Maria Helena no Facebook. Evite deitar os trocos no fundo da mala, pois isso representa negligência em relação ao dinheiro. Coloque sempre as moedas dos trocos numa divisão específica na sua carteira.

Mito ou verdade? Já as nossas avós diziam que não se deve por a mala no chão, porque se acaba o dinheiro. A verdade é que também segundo o Feng Shui colocar a mala no chão mostra desrespeito para com o dinheiro (e quem não o honra não o merece). Pelo sim pelo não, pouse sempre a mala num sítio elevado, como uma cadeira ou prateleira.

6 - Sempre contactável

Assegure-se que o seu telemóvel tem sempre bateria, para sentir-se sempre segura e contactável.

 

7 - Proteção especial

Não subestime o poder protetor dos cristais: trazer consigo um cristal de quartzo ajuda-a a manter o foco em tudo o que precisa de fazer ao longo do dia. Se optar por um jaspe vermelho, terá maior proteção contra energias negativas e invejas, um quartzo rosa aumenta a atmosfera amorosa que a rodeia e a ametista potencia a sua intuição. O ónix protege contra inimigos e o Olho de tigre dá-lhe força e resistência. Uma vez mais, tenha conta, peso e medida: escolha o cristal mais adequado para cada dia e evite levar mais do que, no limite, três cristais na mala. O ideal será escolher sempre o seu "cristal para o dia" ou para a semana, por exemplo. Não se esqueça de limpar esses cristais com regularidade.

Como "enviar" um sonho a outra pessoa

 

Os sonhos são importantes portadores de mensagens e, porque acontecem enquanto a nossa mente consciente está "adormecida", podem influenciar-nos, pois entram no nosso inconsciente, o lugar onde crescem as emoções. Antes de prosseguir, lembre-se que NUNCA DEVE FAZER NADA QUE PREJUDIQUE OUTRA PESSOA OU QUE ATENTE CONTRA A SUA VONTADE. Respeitando este princípio, saiba que pode enviar um sonho a outra pessoa - ou até a si próprio, no passado ou no futuro. Dessa forma, pode fazer com que alguém simpatize consigo, com que seja mais fácil ser aceite num emprego, ou até com que se liberte de um trauma que traz consigo há muitos anos.

O princípio da magia consiste em canalizar a vontade para um fim específico. Uma vez que tudo é energia, os nossos pensamentos, sentimentos e emoções têm uma repercussão no plano físico, manifestando-se.

Já em tempos muito antigos os magos e as feiticeiras recorriam aos sonhos para influenciar os acontecimentos, pois sabiam que através deles podemos chegar ao nosso Eu Superior e à nossa essência mais elevada. Os sonhos têm um profundo impacto no nosso comportamento. Enquanto dormimos, a nossa consciência descansa e estamos "desligados" da nossa realidade e, por isso, dos problemas com que lidamos no dia-a-dia. A nossa alma vagueia então até outros mundos, onde não estamos limitados pelas regras do mundo material onde vivemos.

É por isso que ao enviar um sonho pode AJUDAR a aumentar a predisposição de uma pessoa para agir de uma determinada forma, sendo que a vontade dessa pessoa e o seu livre-arbítrio prevalecem sempre. 

Enviar um sonho de cura para uma pessoa que está doente AJUDA a atrair a energia de cura.

Pode enviar um sonho a alguém por quem está apaixonado, para ajudar a atrair a atenção dessa pessoa; pode, também, enviar um sonho ao seu chefe para que ele valorize mais o seu trabalho.

Por outro lado, pode também enviar um sonho ao seu eu de um dado ponto no passado, para ajudá-lo a superar um bloqueio, no presente, e pode até enviar um sonho ao seu eu no futuro para conseguir superar um desafio, por exemplo.

Lembre-se que, desde que a energia utilizada seja positiva E SEMPRE PARA O BEM DE TODOS OS ENVOLVIDOS, pode explorar esta técnica, que também irá ajudá-lo a aumentar a sua intuição. 

 

Antes de prosseguir, convém também lembrar que não se trata de um jogo nem de uma brincadeira. A seriedade com que encara aquilo que faz é determinante para que seja bem-sucedido.

NOTA MUITO IMPORTATE: Antes de enviar um sonho a alguém assegure-se que essa pessoa está de acordo que o faça (ou seja, nunca envie nada que seja contrário ao bem-estar ou à vontade dessa pessoa).

 

Como fazer?

1 - Antes de mais, é preciso saber que tipo de sonho deseja enviar. Pode ser um sonho de cura ou um sonho que visa alertar alguém sobre um determinado perigo.

2  Concentre-se na pessoa a quem deseja enviar o seu sonho.

3 - Se possível, peça autorização à pessoa para lhe enviar um sonho (se não for possível, garanta que está a fazê-lo sem qualquer prejuízo para a pessoa e sem ir contra a sua vontade. Lembre-se que tudo o que fizer de negativo recairá sempre sobre si).

4 - Decida que sonho deseja enviar, pensando nele com o máximo de pormenores possível antes de se ir deitar.

5 - Programe o seu despertador para as 3:00 horas, que tem uma forte conexão ao mundo espiritual.

6 - Ao despertar, não se levante da cama nem acenda a luz. Concentre-se suavemente no seu Terceiro Olho, o chakra que está situado entre as sobrancelhas, ligeiramente acima. O Terceiro Olho é o portal de acesso aos seus poderes mágicos e psíquicos.

7 - Visualize então a sua consciência como uma luz brilhante que sai do seu Terceiro Olho e se dirige à pessoa a quem deseja enviar o sonho. Procure visualizar todo o caminho que a sua consciência terá de percorrer até chegar a essa pessoa, veja-a aproximar-se dela percorrendo todo o caminho que fisicamente vos separa.

8 - Concentre-se, então, no seu Terceiro Olho - é aí que estabelece contacto com essa pessoa. Visualize que o Terceiro Olho dessa pessoa começa a brilhar quando a sua energia, que percorreu toda a distância que vos separa, entra dentro dele.

9 - Agora que o contacto foi estabelecido, está preparado para enviar o sonho. Reveja na sua mente todo o sonho que criou e visualize-o a entrar na mente dessa pessoa, através do seu Terceiro Olho.

10 - Quando tiver terminado, retire gentilmente a sua energia, vendo o Terceiro Olho dessa pessoa fechar-se. Veja, também, a sua energia a percorrer todo o caminho de regresso até si. Visualize o seu Terceiro Olho a fechar-se e retome o seu sono.

 

Nota: Usar cores e símbolos no sonho ajuda a aumentar a sua eficácia.

O poder mágico de um olhar: quando as almas se tocam e se curam

 

Vivemos num tempo em que tudo é mais rápido e descartável e, talvez por isso mesmo, estamos a ter uma consciência muito maior da importância de tudo o que fazemos, do que comemos, de onde estamos, de como nos relacionamos. Um simples olhar contém em si uma energia muito mais poderosa do que podemos imaginar. Quando dois olhares se cruzam e se fixam, duas pessoas entram na alma uma da outra.

Possuímos uma poderosa ferramenta de cura que nos permite olhar uns para os outros e vermos quem realmente somos. Mas, na verdade, quantas vezes a usamos? Quantas vezes nos permitimos ter um contacto mais profundo com outro ser humano, olhando-o nos olhos? Numa sociedade baseada na rapidez e que já não vive sem tecnologia, um adulto mantém contacto visual com outro durante 30 a 60% do tempo em que está com ele, sendo necessária uma interação de 60 a 70%do tempo para criar sentimentos de ligação emocional. 

Já reparou que, quando o seu olhar fica fixo no de outra pessoa, a sua conexão com ela se torna muito mais forte? O olhar é um dos mais profundos mistérios do ser humano, e permite-nos aceder ao mundo interior do outro. 

                                         Quantas vezes fixa o seu olhar em alguém?

Mesmo sem que isso aconteça num contexto amoroso, a troca de olhares - até numa entrevista de emprego - transmite confiança e fiabilidade, fortalecendo um laço entre duas pessoas. Quando encaramos outra pessoa com o olhar, mostramos que não temos nada a esconder. 

As relações humanas baseiam-se em trocas: há algo que uma pessoa dá e que a outra pessoa recebe. Numa troca de olhares, ambas as pessoas estão a dar e a receber ao mesmo tempo, o que pode tornar-se assustador e intimidante para algumas pessoas. 

A qualidade dos relacionamentos que estabelecemos com os outros é um indicador do nosso nível de paz e felicidade. A quantidade e qualidade dos relacionamentos que temos afeta a nossa saúde mental e física, o nosso comportamento e até o risco de morte. Uma vez que a troca de olhares contribui para melhorar o relacionamento com os outros e estabelecer um vínculo, ela tem um profundo impacto também na nossa saúde.

                                               Uma troca de olhares pode curar.

Com base neste princípio, há exercícios na tradição Budista e numa abordagem da psicologia mais espiritual em que duas pessoas são colocadas frente a frente, tendo de manter o contacto visual constante durante entre 1 a 5 minutos, em silêncio, enquanto ouvem música ou são conduzidos por uma meditação específica. 

Porque é que a troca de olhares pode curar?

Porque nos ajuda a vermo-nos a nós próprios no outro. Ao vermo-nos refletidos no olhar da pessoa que nos olha, dilui-se a sensação de separação e temos oportunidade de sentir diretamente a nossa unidade fundamental. A ideia de "sermos vistos" sem precisarmos de dizer ou fazer o que quer que seja afeta de forma muito positiva a nossa mente e a nossa auto-confiança.

A um nível energético, a troca de olhares liberta ondas que descontraem e aumentam o sentimento de pertença e a  segurança.

Quando trocamos olhares com outra pessoa permitimos que ela toque a nossa alma, enquanto tocamos a alma dela. 

O seu cérebro tem um botão que apaga o que não quer lembrar - saiba como usá-lo!

 

Certamente já lhe aconteceu, em algum momento da sua vida, ter uma espécie de "botão" onde pudesse carregar e, instantaneamente, apagar as memórias dolorosas e os acontecimentos que não quer lembrar. Saiba que isso é possível! Compreenda como pode fazê-lo.

O cérebro é um dos mistérios mais intrigantes do ser humano, e a Ciência debruça-se longamente sobre os estudos que nos permitam compreender melhor como ele funciona, a que estímulos reage, de que forma processa a informação...

As pesquisas efetuadas mostraram que quanto mais estimulamos um circuito neurológico no cérebro, mais forte ele se torna.

É por esse motivo que quanto mais praticamos alguma coisa que estamos a aprender, quer seja uma lingua estrangeira, cálculos matemáticos, conduzir, etc... melhores nos tornamos nessa prática - porque o circuito cerebral que diz respeito a essa atividade é treinado de forma consistente e, dessa forma, torna-se mais forte.

Há, no entanto, outra questão muito relevante, descoberta mais recentemente: para que possamos fazer uma aprendizagem, é fundamental ser capaz de esquecer outras coisas, quebrando as ligações neurológicas mais antigas - a isto se chama "poda neural" porque, da mesma forma como uma árvore precisa de ser podada para que novos ramos, mais saudáveis e fortes, possam nascer e desenvolver-se, é essencial libertá-la daqueles que  já não estão saudáveis.

Para que possa compreender melhor de que forma isto se processa, veja o seu cérebro como um jardim onde, em vez de flores e árvores de fruto, crescem ligações sinápticas entre neurões. É por estas ligações sinápticas que os neurotransmissores, como a Dopamina e a Serotonina, se deslocam. 

As chamadas "células gliais" assumem os cuidados de "jardineiro" do cérebro - elas aceleram os sinais entre determinados neurões, mas noutros casos "limpam o lixo" - estas são chamadas as células microgliais, que libertam o cérebro do que já não lhe faz falta. Os cientistas continuam a pesquisar de que forma estas células fazem a seleção da informação a apagar, mas já descobriram que as ligações sinápticas menos usadas são marcadas pela proteína C1q, entre outras, e que quando as células microgliais detetam a presença dessa proteína, ligam-se a ela, destruindo a ligação sináptica onde ela se encontra.

É desta forma que o nosso cérebro cria espaço para construir novas ligações, mais fortes, e é dessa forma que nos permite fazer novas aprendizagens.

Para que esta limpeza seja feita, É ESSENCIAL DORMIR BEM, porque é enquanto dorme que esta limpeza é feita. 

Já lhe aconteceu sentir "a cabeça cheia" ao fim de uma tarde de estudo ou de um dia intenso no trabalho? Na verdade, o seu cérebro está mesmo "cheio" de ligações sinápticas, que vai fazendo à medida que apreende novas informações. Depois, precisa de organizá-las em ligações mais fluidas e mais consistentes, "arrumando" a informação de uma forma organizada. É por isso que costumamos dizer que de manhã estamos "com a cabeça fresca": depois de uma noite bem dormida, o nosso cérebro arrumou bem as informações que tem para processar, e isso faz com que nos sintamos literalmente mais leves.

Quando dormimos, as células cerebrais reduzem-se até cerca de 60%, para criar espaço para que as células microgliais venham remover os excessos e limpar as sinapses. 

Da mesma maneira como uma noite bem dormida é essencial para que possamos aprender bem, também a chamada "sesta" é muito benéfica. Bastam 10 a 20 minutos de descanso para que seja feita limpeza cerebral.

Quando dormimos mal, no dia seguinte o nosso cérebro tem de fazer um esforço muito maior porque está cheio de "entulho", de informações que não foram limpas, organizadas ou removidas.

 

Então, como faço para esquecer algo que não quero lembrar?

O "truque" para esquecer algo é, por mais óbvio que isto seja, deixar de pensar nisso. Literalmente. Mesmo que lhe venha à cabeça, afaste essa ideia. Mais cedo ou mais tarde essa memória será apagada do seu cérebro, pela forma natural como o cérebro procede. 

São as ligações sinápticas (as conexões que os neurónios fazem no seu cérebro) que não são usadas aquelas que ficam marcadas para reciclagem.

As ligações sinápticas a que recorre constantemente são oxigenadas e hidratadas - aquilo em que pensa é aquilo que ganha força. 

E isto é muito simples de compreender: quanto mais pensa num determinado assunto, mais neurónios "chama" para se envolverem nesse assunto e, por isso, o seu pensamento torna-se forte no seu cérebro - e persistente. Se, pelo contrário, não pensar em algo, com o tempo os neurónios que construíram esse pensamento perdem importância, acabando por ser mesmo apagados. Lembra-se do que jantou há precisamente três semanas? Pois, a não ser que tenha sido uma ocasião especial, não deu importância a esse pensamento, e por isso ele acaba por se desvanecer e ser apagado pelos processos de limpeza do  cérebro. 

Lembre-se disto, e tome-o como um conselho precioso para a sua vida: não pode controlar aquilo que lhe acontece, mas pode controlar de que forma aquilo que lhe acontece o afecta, e em que medida. É você que constrói as ligações no seu cérebro, ao escolher aquilo em que pensa. Portanto... pense bem!

Como posso limpar o meu Karma?

 

Segundo a Lei do Karma, cada uma das nossas acções gera uma reacção ou um efeito, razão pela qual temos de "pagar" por cada acção negativa que praticamos, ou algo a "receber" por cada acto positivo. Neste último caso, trata-se do Dharma – aquilo que temos a receber pelas boas acções praticadas. O Dharma equilibra o Karma - ao fazermos boas ações limpamos aquilo que fizemos de errado no passado.

O bem que fazemos, consciente ou inconscientemente, gera uma energia positiva que nos é devolvida sob a forma de bênçãos. O Dharma trata daquilo que recebemos pelo que fizemos de positivo, dizendo também respeito à nossa  missão, e à mudança que efetuamos no nosso Karma através dos dons que vamos adquirindo ao longo das várias vidas.

Quando superamos um desafio, e nos libertamos de um Karma que trazíamos de outras vidas, ganhamos Dharma e passamos a saber ajudar os outros a superarem os seus desafios nesse mesmo domínio.

Ao vencermos medos, bloqueios e inseguranças libertamo-nos do Karma que a eles estão ligados e adquirimos dons – a isto também se chama Dharma.

A melhor forma de limpar o Karma é, sem dúvida, superá-lo. Quando aprendemos com a situação e mudamos a nossa resposta face a ela libertamo-nos desse Karma. Por exemplo, uma pessoa que tenha um relacionamento Kármico para resolver com outra, que pode ser alguém de família, por exemplo, limpa o seu Karma quando perdoa o outro e se perdoa a si próprio, libertando-se. As pessoas ficam "presas" umas às outras vida após vida por causa da dor, a dor prende, e terão de reencontrar-se enquanto essa dor for perdoada. Como? Através do amor, o amor liberta e faz com que cada alma possa, enfim, prosseguir a sua própria viagem.

Ouro aspeto importante da Limpeza do Karma trata da revogação de contratos Kármicos, os quais podem ser feitos por nós (quando fazemos uma jura, por exemplo), ou por outras pessoas, sem que tenhamos conhecimento. Através da Cura Kármica é possível anular esses contratos que nos mantêm presos a determinados padrões.

 

- Acumulação de mais Dharma

Ao praticar "boas acções", de forma sincera e consciente, estamos a acumular Dharma, "pontos positivos" na nossa conta-corrente espiritual.

Assim, algumas formas de acumular Dharma incluem:

- Ajudar o próximo através de acções de voluntariado, apoio a instituições de caráter social;

- Ajudar os outros na sua própria evolução, a vencer um desafio importante na sua vida ou a superar um bloqueio;

- Prestar auxílio em situações de desastres, calamidades e catástrofes naturais;

- Viver concentrado no momento presente;

- Libertarmo-nos de mágoas e tristezas do passado;

- Perdoarmo-nos a nós e aos outros;

- Desenvolver a nossa auto-estima;

- Transformar pensamentos e emoções negativos em pensamentos e emoções positivos;

- Desenvolver a tolerância, a compreensão, a humildade e o respeito por nós e pelos outros;

- Superar provas difíceis;

- Partilhar informação e conhecimento.

Uma das formas mais eficazes de limpar o Karma é feita através da Chama Violeta, um dos Dons que Deus concedeu à Humanidade. A Transmutação do Karma através da Chama Violeta é feita com a ajuda de um terapeuta especializado, que ensina como a própria pessoa pode depois recorrer à Chama Violeta sempre que desejar.