Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Astrologia

A oração milagrosa de São José 

 

São José, o exemplar esposo de Maria e pai de Jesus, é um dos santos que recebe uma maior devoção, por ser considerado particularmente milagroso. Há quem diga que esta oração, quando é rezada com fé e convicção, nunca falha. Conta-se que ela foi encontrada no ano 50, tendo sido enviada ao Imperador Carlos séculos mais tarde, em 1505, como forma de proteção antes de uma batalha.

Esta oração é rezada para pedir proteção. Deve rezar-se durante 9 dias seguidos, sem fazer qualquer pedido especial - ela protege contra todo e qualquer tipo de mal. Pode lê-la em voz alta ou escrevê-la num papel, que deve trazer consigo todos os dias. Também pode rezá-la com a intenção de proteger outra pessoa.

 

Oração milagrosa de São José:

Ó São José, cuja proteção é tão grande,
tão forte e tão imediata diante do trono de Deus,
a vós confio todas as minhas intenções e desejos.

Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão,
a obter todas as bênçãos espirituais através do vosso Filho adotivo,
Jesus Cristo Nosso Senhor, 
para que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial,
Vos ofereça o meu agradecimento e homenagem.

Ó São José, nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços.
Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração.
Abraçai-O em meu nome,
beijai por mim o seu delicado rosto
e pedi-Lhe que me devolva esse beijo
quando eu soltar o meu último suspiro.

São José, padroeiro das almas que partem,
rogai por mim!

Ámen. 

Ritual para atrair o que mais deseja

Aproveite a poderosa energia da Lua Nova em Carneiro, que é especialmente favorável para dar início a um projeto, dinamizar um relacionamento ou avançar com a realização de um sonho. Este ritual ajuda a concentrar a sua energia naquilo que mais deseja, ajudando-o a alcançar a sua realização.

Vai precisar de:

- uma vela branca, grande

- 7 paus de incenso

- um cristal Pedra da Lua

- um cristal Pedra do Sol

- 7 cabeças de cravinho-da-índia - tem um forte poder de limpeza energética e de fortalecimento da aura, promovendo a saúde e a força espiritual

- 7 folhas de louro - ajuda a atrair o sucesso, a abundância e a prosperidade

- 7 paus de canela - ajuda a ter mais força e coragem

- um prato branco que nunca tenha sido usado, fósforos

 

 

Preparação:

- Acenda um pau de incenso na primeira noite de Lua Nova.

- Espete os 7 paus de cravinho na vela. Coloque a vela no centro do prato.

- Disponha em redor dela os 7 paus de canela e as 7 folhas de louro.

- Acenda a vela e diga em voz alta aquilo que mais deseja atrair. Repita 3 vezes.

- Segure no cristal Pedra do Sol com a mão direita e diga em voz alta:

"Eu sou Filho de Deus. Eu tenho em mim a Luz Divina e o poder da criação. Eu consigo realizar o que mais desejo. O que eu mais desejo é atraído para mim neste momento."

- Depois segure no cristal Pedra da Lua com a mão esquerda, leve-o até ao coração e diga em voz alta:

"Eu sou amado por Deus e pelo Universo. Eu recebo as bênçãos que o universo me traz. Eu mereço a realização dos meus desejos. Aquilo que peço está a ser realizado. Gratidão. Gratidão. Gratidão." 

 

- Deixe-se ficar durante alguns minutos de olhos fechados, enquanto segura nos dois cristais com as duas mãos. Visualize os seus desejos a serem realizados, exatamente como gostaria que acontecesse, e sinta, no seu coração, a emoção e a alegria de receber a realização dos seus pedidos. Alimente esse sentimento durante o máximo de tempo que puder - quanto mais alimentar essa energia, mais depressa atrairá aquilo que pede.

- Quando sentir que deve abrir os olhos, pois os dois cristais no prato e deixe a vela arder até ao fim.

- No dia seguinte, recolha os restos e deite tudo fora, longe de sua casa.

- Guarde os dois cristais num saco pequeno e traga-os sempre consigo até o seu desejo ser realizado.

Lua Nova em Carneiro - a melhor fase do ano está aí!

No dia 12 de Abril, às 02.31, a Lua entra na fase de Lua Nova e está no signo Carneiro. Esta é a melhor fase do ano para começar um projeto, um relacionamento, para dar um passo importante no amor, a nível profissional ou em família e, também, para fazer uma mudança radical na sua vida.

Cada ciclo lunar começa com a Lua Nova e, por isso, esta é sempre a melhor fase em cada mês para dar início a algo novo na sua vida. Em Abril, esta energia é ainda mais intensa, na medida em que a Lua Nova se encontra no signo Carneiro, que é o primeiro do Zodíaco.

Carneiro é o signo da garra, da motivação e do entusiasmo por tudo o que representa um novo desafio, sendo também caraterizado pela coragem, pela ousadia e pela determinação que faz avançar qualquer ideia e concretizar os sonhos.

Carneiro é regido por Marte, o explosivo planeta que rege as paixões e os impulsos e, dessa forma, este signo tem uma notável capacidade de lutar por aquilo em que acredita e por tudo o que faz vibrar o seu coração.

Pertencendo ao Elemento Fogo, é um signo de pessoas naturalmente expansivas, calorosas e apaixondas, que se entregam sem reservas a tudo o que fazem.

A Lua Nova em Carneiro é, pois, especialmente favorável para:

- fazer os seus pedidos ao Universo, assumindo o compromisso de fazer a sua parte para realizar os seus desejos;

- começar um projeto pessoal;

- dinamizar a vida profissional, implementando novas formas de lidar com as situações;

- começar um relacionamento;

- dinamizar uma relação já existente;

- defender o seu valor, estabelecendo limites e definindo prioridades;

- reclamar o que é seu - Carneiro é o signo mais consciente do seu auto-valor, o que faz com que tenha maior facilidade em afirmar a sua individualidade, os seus direitos e qualidades;

- mudar de hábitos e assumir uma nova postura, que lhe traga maior bem-estar;

- dedicar-se a algo que alimente a sua chama pessoal, o seu fogo interior, fazendo-o sentir-se melhor na sua pele e mais realizado com a sua vida;

- estar em contacto com a Natureza, recarregando a sua energia;

- confiar na abundância e na possibilidade;

- confiar mais em si, sem depender das expetativas dos outros;

- vencer medos e bloqueios.

 

Esta Lua Nova tem uma energia que é particularmente intensa, porque, para além de a Lua e o Sol unirem forças em Carneiro, também Vénus, Mercúrio e o asteroide Quíron se encontram neste signo. A nossa mente fervilha com novas ideias e com a vontade de as pôr em prática, já que Carneiro é motivado para agir, e poderemos encontrar soluções com base nas forças que desenvolvemos através de feridas que superámos (influência de Quíron, o nosso curador interior).

Esta energia pode ser (e, provavelmente, será) bastante explosiva, não só devido ao facto de haver uma incidência tão grande no signo Carneiro, como também porque Plutão está em quadratura com Vénus, o que intensificará as emoções.

Conflitos relacionados com paixões e sentimentos intensos estarão em evidência, e tanto podem manifestar-se exteriormente, despoletando zangas e discussões, como a um nível interno, criando tensão interior motivada por sentimentos que não se consegue controlar. O que deixa o seu coração em alvoroço poderá agora ser mais insistente e, se tem afetos mal resolvidos ou emoções escondidas, é provável que elas venham ao de cima, para que compreenda o que lhe querem transmitir e para que possa enfim curá-las e libertá-las.

Nesta Lua Nova em Carneiro, tenha atenção a:

- comportamentos impulsivos, manifestados por palavras e ações irrefletidas;

- tendência para sentir-se explosivo;

- emoções descontroladas;

- sentir-se mais carente e exigente a nível emocional;

- lutas pelo poder, tanto nas relações pessoais como profissionais;

- excesso de atividade, que pode causar lesões e acidentes;

- impaciência e intolerância para com os outros;

- irritabilidade;

- desgaste mental causado pelo excesso de atividade e/ou de estímulos.

Uma vez que a energia deste período é especialmente intensa, preste muita atenção aos seus pensamentos e a tudo aquilo que diz a si próprio, pois as suas palavras criam a sua realidade. Esta é uma energia de ação e de avanço, portanto concentre-se naquilo que quer e ponha de parte quaisquer ideias de limitações ou crenças que o fazem acreditar que não é possível realizar o que ambiciona ou que não é merecedor de receber o que deseja. A Lua Nova em Carneiro, e os planetas que a ela se juntam, dão-nos uma notável ajuda para transpôr quaisquer limites que impusemos a nós próprios e superar as dificuldades.

A Astrologia e a Saúde

 

A configuração astrológica sob a qual nascemos, e que se conhece através do estudo do Mapa Astral, revela os traços da nossa personalidade, gostos, preferências, defeitos e virtudes, mas vai mais além. Os planetas e os Elementos exercem também a sua influência sobre o nosso corpo e sobre a nossa saúde, indicando em que partes do corpo temos maior vulnerabilidade e a que doenças estamos mais sensíveis. Conheça melhor a saúde do seu signo e aprenda a viver uma vida mais saudável!

 

Carneiro

Carneiro é um signo de Fogo, o que lhe confere bastante vitalidade. Portador de uma poderosa energia, é dinâmico, audacioso e sempre apressado. A energia muscular está diretamente ligada a este signo. A coragem e a obstinação fazem-no ir em frente até onde o seu organismo permitir. Só quando chega à doença ou à febre aceita consultar um médico.

Poderá sofrer de: febres bruscas e fortes, traumatismos cranianos, insónias, enxaquecas ou patologias que se situem na cabeça. Tem tendência para a hipertensão, pode sofrer de inflamações, hemorragias e contrações musculares.

Terapias: gosta da eficácia e da rapidez do tratamento. As terapias alternativas que estão indicadas neste signo são a aromaterapia e a osteopatia craniana.

Alimentação: Deve consumir chás de plantas, que tenham efeito estimulante e que equilibrem o sistema circulatório. Para combater o desgaste deve incluir na sua alimentação lecitina de soja, rica em fósforo e útil para ajudar contra problemas ligados ao coração.

Exercício físico: O desporto indicado para estes nativos passa pelas artes marciais e todos os desportos arriscados e de velocidade, como surf, salto de para-quedas, corridas de automóvel, ciclismo e atletismo.

 

Touro

Este signo de Terra é introvertido, possui uma personalidade estável, paciente, tenaz, obstinada. De constituição robusta e uma silhueta carnuda, digere lentamente as experiências da vida, interiorizando cóleras, que lhe ficam “atravessadas na garganta” e podem prejudicar a sua saúde.

Poderá sofrer de: perturbações de assimilação, de linguagem e das cordas vocais, pois os seus pontos sensíveis são o pescoço, a garganta, a base do crânio, o maxilar inferior e as vértebras cervicais. As anginas podem simbolizar neles uma revolta não verbalizada.

Terapias: podem utilizar qualquer terapia à base de plantas, a naturopatia convém-lhes perfeitamente. São capazes de seguir à letra um regime, mas depois podem desforrar-se e voltar ao início. A homeopatia, assim como a aromaterapia, podem ser grandes aliadas deste signo. Adora massagens.

Alimentação: deve evitar iguarias demasiado ricas e pratos com molhos e gorduras. Pode abusar do limão e dos agriões, mas deve evitar alimentos ácidos, sobretudo quando ingeridos em jejum, como sumo de laranja ou vinagre. A verbena é uma planta que vai bem com Touro, pois facilita a digestão. Pode consumir pó de cavalinha, pelo seu efeito remineralizante, e propólis para os problemas de garganta.

Exercício físico: Não é um grande desportista, mas aprecia a natureza, por isso deve iniciar a prática de ciclismo sob a forma de passeio, bem como marchas pedestres. O esqui ou atividades como o remo podem interessar-lhe.

 

Gémeos

De personalidade aberta aos outros, rápida, sociável, e dispersa, tem um temperamento nervoso, mas é um pouco instável. Adaptável, é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo, sobrecarregando-se. De caráter jovem, possui uma silhueta um pouco adolescente que necessita de algum cuidado.

Pode sofrer de: problemas do sistema respiratório. Gémeos é predisposto a alergias respiratórias. Poderá sofrer de nevralgias, crises de ansiedade e instabilidade, ou dores na região das costas, esterno, bem como nos braços. As omoplatas, clavículas, mão e pulsos são também pontos sensíveis.

Terapias: os métodos novos e as terapias em voga suscitam o seu interesse. Convém-lhe a acupuntura e a aromaterapia. Para Gémeos torna-se difícil ir até ao fim de um tratamento e segui-lo seriamente, pelo que são convenientes as terapias de resultados rápidos.

Alimentação: agradam-lhe os alimentos exóticos e os pratos prontos, pois não gosta de perder tempo. Os cereais integrais são aconselhados para o seu sistema nervoso. O anis verde é-lhe útil pelo seu efeito calmante, o zimbro dinamiza as vias digestivas, a alfazema é indicada pelo seu efeito equilibrante. Como complemento alimentar a propólis é indicada em caso de afeções respiratórias.

Exercício físico: tudo o que envolva rapidez, reflexos, movimento. O ténis e o pingue-pongue podem ser desportos ideais, também por serem praticados a dois. O yoga poderá ser útil, pois Gémeos poderá aprender a respirar mais corretamente com este desporto.

 

Caranguejo

Signo de Água, ligado ao sonho e à imaginação, tem uma forte recetividade aos ambientes. De natureza delicada, é hipersensível. Ligado ao passado, à mãe, à família, alimenta-se de recordações e nostalgias. Fere-se facilmente com a atitude dos outros. É dado a oscilações de humor frequentes, sendo bastante suscetível a doenças psicossomáticas.

Pode sofrer de: problemas de estômago, é predisposto a perturbações digestivas, aerofagia, embaraços gástricos. Nem sempre se alimenta bem. Pode ser sensível a intoxicações e alergias. Pode ter tendência para a anemia, para a asma e fragilidade pulmonar. O psiquismo é delicado, os estados da alma podem transformar-se em doenças mais sérias.

Terapias: a escolha de um médico de família que conheça bem os seus antecedentes e a história da família tranquiliza-o. São privilegiadas as terapias referentes à água, como o termalismo, hidroterapia, banhos de algas. A cromoterapia e homeopatia tambémém são aconselhadas.

Alimentação: é guloso. Pode beneficiar de alimentos que possuem um efeito depurativo sobre o fígado e a vesícula, em especial rabanetes. As algas e os tratamentos com pólens são bons para Caranguejo. As plantas como a camomila e a papoila, assim como as especiarias como os cominhos e o açafrão das índias, podem também beneficiar os nativos deste signo.

Exercício físico: não possui alma de grande desportista, no entanto tudo o que se refere ao universo aquático poderá beneficiá-lo.

 

Leão

É um signo de Fogo, dotado de uma grande vitalidade. Possui brilho, magnetismo e não mostra facilmente as suas fraquezas, sendo um otimista. Não se dobra perante a doença. Abusa da sua vitalidade, mas procura manter-se jovem e em plena forma. Possui robustez notável e surpreende pela sua boa aparência.

Pode sofrer de: problemas de coração, costas e coluna vertebral. A circulação do sangue é um ponto a vigiar, em particular as artérias. O seu temperamento predispõe-no à hipertensão. Pode sofrer de febres fortes.

Terapias: pode ser tentado pela automedicação. Prefere um especialista e mostra-se exigente com o médico. Gosta dos tratamentos de rejuvenescimento, cuidados corporais, massagens, tratamentos de anti envelhecimento.

Alimentação: beneficia com suplementos com extrato de oliveira para purificar o organismo. Pode abusar do trigo, rico em oligoelementos e dos morangos e usar manjerona, que contribui para o acalmar. O açafrão pode ser utilizado sob diversas formas, dado o seu poder estimulante, assim como a geleia real, para manter a vitalidade.

Exercício físico: tem uma certa preferência por atividades de caráter individual, tais como a ginástica, a musculação, o ciclismo. A dança também o fascina, ou o ginásio, pois gosta de ser apreciado e admirado.

 

Virgem

De temperamento introvertido, cerebral, receia o erro e procura encontrar explicação para tudo. Dispersa facilmente a sua energia colocando-se num estado que o pode esgotar, pois a ansiedade e a má gestão de tempo desgastam o sistema nervoso. A prevenção em termos de saúde é o seu ponto forte.

Pode sofrer de: diversas e múltiplas perturbações, sem desenvolver necessariamente uma patologia grave, sofrendo de pequenas indisposições. O seu sistema nervoso é frágil, e o ventre é propenso a patologias, assim como os intestinos e o abdómen. Está também sujeito a intoxicações e parasitoses.

Terapias: são indicadas para ele todas as terapias que utilizem plantas em estado natural. A naturopatia, a aromaterapia e a homeopatia estão especialmente recomendadas.

Alimentação: deve consumir e introduzir na sua alimentação e dietética cereais e plantas, grãos de funcho, chicória, verbena e gérmen de trigo.

Exercício físico: o contacto com a natureza tem um efeito calmante sobre ele, por isso pode optar por caminhadas e passeios campestres. Todos os desportos ao ar livre estão indicados, assim como o yoga e o tai chi chuan.

 

Balança

Signo de Ar, comunicativo, sociável, procura a paz e o amor. Sensível aos ambientes ressente-se quando é confrontado com a agressividade. O seu encanto, doçura e ternura garantem-lhe a simpatia dos que o rodeiam, mas também o tornam mais suscetível a influências externas.

Pode sofrer de: problemas de saúde ligados aos rins e região lombar, glândulas suprarrenais, à bexiga, bem como ao sistema circulatório e em especial às veias.

Terapias: Pode recorrer à acupuntura a massagens relaxantes e reequilibrantes. O shiatsu convém-lhe a título preventivo e curativo. 

Alimentação: deve evitar ingerir carne em demasia, charcutarias, iguarias muito temperadas e álcool. Em relação às plantas recomenda-se a malva. Pode temperar a comida com coentros, que ajudam a combater a fadiga nervosa e digestões difíceis.

Exercício físico: A sua natureza artística leva-o naturalmente para a dança, patinagem no gelo, esqui e surf. As técnicas orientais que lhe transmitem paz também são recomendadas, como o Tai chi chuan.

 

Escorpião 

É apaixonado, secreto, intuitivo, mas igualmente crítico, observa, analisa profundamente e entende bem os outros. É um signo de água, o que lhe dá afinidades com o universo do inconsciente. Recusa sofrer na doença, capaz de excesso de todos os géneros, comete imprudências, provoca o destino. Quando atingido por uma patologia, pode decidir sair vitorioso e autocurar-se com a força do psiquismo e da vontade.

Pode sofrer de: bexiga, os órgãos genitais, as células reprodutoras, a região anal e o reto são ligadas a escorpião. Está sujeito a úlceras, a supurações, a abcessos, a feridas, a hemorragias.

Terapias: o nativo de escorpião é desconfiado na relação com o médico. Não tolera que lhe escondam a verdade, é um doente rebelde. Entre as terapias que lhe convêm a homeopatia está perfeitamente indicada. A sua atracão pelo oculto predispõe-no a procurar uma medicina esotérica. O reequilíbrio dos chakras interessa-lhe.

Alimentação: alimentar-se não é o que mais o preocupa. O álcool não lhe desagrada. Entre os alimentos ou complementos alimentares, são recomendados todos os de ação depurativa, contendo ferro ou com ação bactericida. A alcachofra é uma plante que traz benefícios aos escorpião. O alho deve ser consumido sem restrições, pois têm uma ação bactericida. O manjericão pode ser abundantemente utilizado, assim como a cavalinha.

Exercício físico: os desportos de combate, o judo, o karaté, e a esgrima fazem parte das atividades que permitem ao escorpião libertar a sua agressividade. Pode encontrar calma que necessita em desportos que têm a ver com água como a natação, navegação ou vela.

 

Sagitário

De natureza confiante e otimista, o nativo de sagitário, ama a vida, os prazeres, as experiências, as viagens. Sociável, aprecia os contactos, mas privilegia a sua independência. Precisa de se sentir amado ou apreciado. Signo de fogo, possui energia, mas que passa por altos e baixos. O nativo de sagitário procura manter-se jovem, estando de acordo em seguir os preceitos do seu médico ou em fazer prevenção.

Pode sofrer de: o fígado e a circulação do sangue não resistem muito bem aos excessos. Este nativo está mais sujeito a hipertensão, e a doenças de fígado. Pode estar sujeito a doenças relacionadas com a locomoção, com predisposição para as ciáticas.

Terapias: estabelece uma relação de diálogo e de simpatia com o seu médico. A sua inclinação para o exotismo incita-o a escolher terapias que vêm do estrangeiro. As terapias que mais lhe convêm são a acupuntura e a homeopatia.

Alimentação: deve encontrar o seu equilíbrio, poderá abusar em algumas alturas, mas terá de fazer reajustamentos noutras com desintoxicações do organismo. Deve comer beterraba crua, que amolece as artérias e veias, chicória, que age sobre o fígado; a canela, estimula as funções respiratórias e circulatórias.

Exercício físico: gosta de grandes espaços e de praticar exercício ao ar livre. A equitação, o golfe, o tiro ao arco, a caça, e as artes marciais são os desportos mais indicados para este nativo.

 

Capricórnio

Aprecia a solidão e a independência, não confia facilmente. Signo de terra confere-lhe lentidão e uma certa frieza, no entanto é sensível e emotivo. É pessimista, para evitar deceções. Precisa de saber e preparar-se mentalmente para o que o espera, desta forma é capaz de enfrentar tudo com coragem.

Pode sofrer de: famosos pela longevidade, as doenças do Sagitário devem-se, sobretudo, à idade. As doenças crónicas são os problemas mais comuns neste nativo, em especial as provocadas pelo frio e pela humidade. As suas articulações são frágeis, sobretudo os joelhos. Tem também propensão para problemas de pele, tendência para escleroses, cálculos e ossificação.

Terapias: Capricórnio hesita em consultar-se, desconfia dos métodos de ponta, das técnicas radicais. A sua mentalidade inclina-o para a prevenção. Pode tornar-se hipocondríaco. As terapias indicadas são as naturais e simples como a acupuntura, homeopatia, banhos de lama e argila.

Alimentação: tem tendência para não variar muito a alimentação, provocando algumas carências. Deve consumir alimentos ricos em oligoelementos, magnésio, cálcio e fósforo.

Exercício físico: é dado a todos os desportos que requerem paciência. As caminhadas em terrenos difíceis, o ciclismo em longas distâncias, o esqui e a espeleologia estão indicados para este nativo.

 

Aquário

Independente, voltado para o futuro, aquário é um cerebral. É um signo de ar em afinidade com o mundo das ideias. É intuitivo, mas também critico. Um livre pensador, não suporta a rotina. Perfecionista, idealista. O seu organismo é resistente e nem sempre considera os seus limites.

Pode sofrer de: possui os nervos delicados, que se manifesta por espasmos, crispações nervosas. Está sujeito a fadiga nervosa, irritável. A circulação do sangue faz parte dos elementos a vigiar. Os capilares são frágeis.

Terapias: é recetivo a uma medicina de ponta. Confia na ciência. No entanto, pode interessar-se pela medicina energética.

Alimentação: pode esquecer-se de comer, e não gosta de dietas. Deve evitar os excitantes. Deve utilizar passiflora, espinheiro (para a hipertensão e as palpitações) e a erva-cidreira (acalma os estados nervosos). Como complemento alimentar pode consumir levedura de cerveja, reequilibra o sistema nervoso.

Exercício Físico: é necessário para que o aquariano se liberte de tensões psíquicas. Pode interessar-se pelo yoga, artes marciais ou pelas atividades que lhe proporcionam sensações fortes, por exemplo o surf, parapente e para-quedas.

 

Peixes

Pertence ao Elemento Água, que lhe dá um fundo sensível e sonhador. É hipersensível, recetivo, intuitivo. Sente mais do que analisa. Foge de confrontos e conflitos.

Pode sofrer de: os pés fazem-no sofrer, que sejam problemas circulatórios, edemas, unhas encravadas, pé chato. Vitalidade mediana. Sensível a intoxicações, sujeito a astenia. Vias respiratórias e intestinos são frágeis. Tem tendência para a retenção de água.

Terapias: a relação de confiança que estabelece com o médico é essencial. Precisa saber que é ouvido e compreendido. Precisa acreditar no tratamento. Não consegue descrever claramente os sintomas. As terapias em afinidade com peixes privilegiam tudo o que se relacione com Água, com o psiquismo e a espiritualidade. Pode optar pelas curas termais, talassoterapia, homeopatia, musicoterapia e cromoterapia.

Alimentação: guloso, não é dado a dietas. Pode juntar algas à sua alimentação, favorecem as trocas intercelulares. Deve incluir igualmente agriões, trigo sarraceno, grãos de sésamo, infusões de flores, castanha da índia. 

Exercício Físico: não é grande desportista. Pode interessar-se por vela, natação, mergulho. Yoga por conciliar a sensualidade e a vida interior.

Calendário lunar para Abril 2021: os melhores dias do mês

 

Em Abril teremos duas Luas que serão das mais intensas de todo o ano. A Lua Nova em Carneiro é a altura ideal para lançar novas bases para a nossa vida e para fazer pedidos ao Universo, a Lua Cheia em Escorpião pode trazer uma reviravolta surpreendente à nossa vida afetiva. Qualquer uma destas fases lunares ocorre em simultâneo com outros aspetos planetários explosivos... saiba com o que pode contar!

As fases da Lua em Abril serão as seguintes:

dia 4 às 10.02 - Quarto Minguante em Capricórnio - O Domingo de Páscoa vem acompanhado por uma fase lunar que é favorável à organização, tanto material como mental. É uma boa fase para pôr ideias em ordem e para se focar naquilo que é de facto essencial, quer seja em sentido literal, no que diz respeito a bens materiais, como também em sentido figurado, aplicado às relações pessoais, ideias e sentimentos. Esta fase lunar ajuda a "cortar a direito", sem contemplações nem desculpas.

dia 12 às 10.21 - Lua Nova em Carneiro - Esta é considerada a melhor Lua do ano para definir intenções e lançar projetos, pois Carneiro é o primeiro signo do Zodíaco, sendo o mais impulsivo, e a Lua Nova é a primeira fase de um novo ciclo lunar, unindo-se aqui uma dupla energia de impulso, favorável a tudo o que é novo. Contudo, uma vez que esta Lua Nova coincide com a conjunção de Vénus e Plutão, há maior tendência para a impulsividade e para explosões afetivas, sendo necessário ter mais cuidado para evitar atritos nos relacionamentos. Esta Lua Nova pode trazer-lhe importantes revelações no domínio emocional.

dia 20 às 06.59 - Quarto Crescente em Leão - Quando a energia de Leão se junta ao impulso da Lua em Quarto Crescente, que é a mais favorável ao crescimento e à expansão, temos aqui uma poderosa energia que traz motivação e dinamismo a qualquer projeto e paixão e intensidade à área afetiva. É uma Lua muito favorável para dar um impulso de construção a tudo aquilo que deseja dinamizar na sua vida, para dar vida a um sonho e para se dedicar ao romance.

dia 27 às 03.32 - Lua Cheia em Escorpião - É a primeira Super Lua do ano e é muito intensa e poderosa a nível energético. Pode ter um forte efeito catártico, funcionando como uma oportunidade de libertação, mas também pode pôr em destaque emoções e sentimentos que facilmente escaparão ao controlo, sendo difíceis de conter. O Sol forma uma conjunção com Úrano e uma quadratura a Saturno, o que pode despoletar acontecimentos bombásticos e fazer com que os acontecimentos mudem totalmente de rumo.

Tome nota dos melhores dias de Abril...

A nível profissional e financeiro:

Começar um negócio - 11, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 28, 29

Investir num negócio - 20, 21, 22, 23

Começar novas parcerias de trabalho ou financeiras - 12, 13, 19, 20, 21

Pedir contratos - 12, 13, 19, 20, 21

Fazer novos investimentos - 12, 13, 28, 29

Pedir um empréstimo - 12, 13, 19, 20, 21

Negociar - 12, 13, 19, 20, 21

Assinar contratos - 12, 13, 19, 20, 21, 28, 29

Fazer compras importantes - 4, 5, 6, 7, 8, 17, 18

Decorar a casa - 23, 24, 25

 

A nível amoroso:

Para conhecer pessoas novas - (EM SEGURANÇA) - 12, 13, 18, 19, 20, 27, 28, 29

Para dinamizar a relação - 12, 13, 18, 19, 20, 27, 28, 29

Para esquecer um amor - 4, 5, 6, 27, 28, 29

 

Para a saúde e bem-estar:

Mudar de hábitos - 12, 13, 18, 19, 20, 27, 28, 29

Cortar o cabelo para ele crescer mais depressa - 20, 21, 22

Cortar o cabelo para ele crescer mais devagar - 4, 5

 

Atenção: Este calendário serve como uma orientação, baseada nas fases e nos signos em que a Lua estará ao longo do mês. Não é obrigatório restringir as suas ações aos dias indicados, porém se tiver estas datas em consideração terá maiores hipóteses de ser bem-sucedido nos seus empreendimentos e projetos.

Como estão os astros em Abril 2021? Conheça a energia do mês!

 

Abril convida-nos a explorar novos horizontes, mesmo que geograficamente continuemos a ter restrições de circulação, e a expandir-nos para além daquilo que já conhecemos. Com uma energia dominante focada na ação e na conquista, este mês pode ser uma importante pedra basilar na construção ou no fortalecimento da nossa segurança.

Durante boa parte do mês de Abril, o Sol transita pelo signo Carneiro, contagiando-nos com a sua energia voltada para a ação, para o impulso criativo e para a motivação para alcançar metas.

Vénus também se encontra em Carneiro, matizando as nossas emoções e a forma como as expressamos com esta tendência para querer exteriorizar o que vai dentro de nós e partir à conquista do que faz vibrar mais intensamente o nosso coração.

Mercúrio entra em Carneiro logo no dia 3, fazendo com que também no plano mental estejamos a ser governados por este signo. Com Mercúrio em Carneiro a partilha de ideias é veloz, a troca de informações processa-se com avidez e agilidade, estamos motivados a apostar em novos caminhos, em explorar novas ideias e até a aventurarmo-nos para além daquilo que conhecemos e dominamos.

Carneiro é conhecido pela sua impulsividade e pela garra impetuosa com que abraça os desafios e, enquanto há uma forte incidência desta energia, seja qual for o nosso signo do Zodíaco, existe maior propensão para que sejamos levados a agir de acordo com ela. No caso dos signos que não estão em harmonia com a energia de Carneiro, como é o caso de Caranguejo ou Capricórnio, este período pode apresentar-lhes maiores desafios e uma constante tensão interior, causada pela dificuldade em saber gerir aquilo que lhes é pedido, que muitas vezes os convida, ou até obriga, a sair da sua área de conforto.

Embora a energia de Abril seja focada na ação e ajude a lançar novas bases para o futuro, assim como a avançar no sentido da realização das nossas metas e ambições, pode haver também alguma dificuldade em compreender com clareza o que precisa de ser feito, devido ao efeito da quadratura de Marte com Neptuno, que nos deixa num certo impasse. Marte impele-nos a agir mas, ao formar um aspeto tenso com Neptuno, o planeta da ilusão e do sonho, a sua energia fica difusa. É preciso evitar alimentar ideias que podem rapidamente ganhar proporções descontroladas e que não passam de criações da nossa mente, já que nem sempre será fácil manter os pés assentes na terra. Esta quadratura ocorre no dia 9, mas será sentida durante todo o mês.

No dia 12 de Abril a energia de Carneiro atinge a sua expressão máxima, quando o Sol e a Lua Nova se encontram neste signo. Esta data marca um período particularmente favorável para tudo o que envolva o começo de algo. Um novo relacionamento ou projeto iniciado nesta fase estarão particularmente favorecidos. Os ânimos estarão, ainda assim, bastante exaltados, porque esta Lua Nova, que é considerada uma das alturas mais favoráveis do ano para lançar novas sementes e para manifestar os nossos desejos, coincide com um aspeto tenso entre Vénus, que está em Carneiro, e o explosivo planeta Plutão, que se encontra em Capricórnio. Pode haver paixões que explodem de forma inesperada, tensões e conflitos num relacionamento e, sobretudo, sentimentos difíceis de conter e controlar.

A 14, Vénus deixa Carneiro para entrar em Touro, um dos signos de que é regente. Vénus em Touro sente-se em casa e ajuda-nos a encontrar o prazer que se esconde nas coisas mais simples, nas práticas mais mundanas. Ajuda-nos, também, a olhar com calma para aquilo que nos rodeia e a descobrir a beleza que existe no que temos à nossa volta, nas relações que nos trazem segurança, no bem-estar proporcionado por algo tão simples como uma refeição de conforto.

O dia 18 de Abril é especialmente favorável para a comunicação e para a expressão individual, já que Mercúrio forma uma conjunção ao Sol, unindo energias. Ambos estão prestes a deixar Carneiro, sendo esta fase uma boa oportunidade para dizer o que precisa de ser dito.

No dia 19 de Abril o Sol entra em Touro e a energia dominante abranda: passamos do signo mais impulsivo para um dos mais lentos do Zodíaco. Touro é prudente por natureza e pondera longamente sobre os assuntos antes de tomar uma decisão. Quando o Sol se encontra em Touro somos movidos a saber esperar com paciência que cheguem os frutos daquilo que plantámos. A energia do Sol em Touro lembra-nos que é importante cuidar com atenção e dedicação de tudo aquilo que nos é querido. As emoções, sendo menos impetuosas, tornam-se por outro lado mais intensas e profundas: Touro ama com total entrega e empenho, sendo também caraterizado pelo ciúme e pela possessividade nos seus afetos. A energia do Sol em Touro deixa-nos mais reflexivos, por um lado, mas também nos faz dedicar mais atenção a tudo o que temos, ao que valorizamos, e àquilo que desejamos alcançar. Touro é muito ambicioso e, procurando segurança e estabilidade, não tem pressa em chegar às suas metas, pois prefere a solidez à velocidade.

A última parte do mês é bastante intensa na esfera afetiva e pode fortes emoções. O mês despede-se com uma grande profundidade emocional, que pode trazer importantes mudanças nos relacionamentos e pôr em destaque emoções que estavam escondidas ou, aparentemente, controladas. 

A 22, Vénus forma uma conjunção com Úrano e, como no dia 23 Marte entra em Caranguejo, estes dias podem trazer uma forte carga emotiva ao nosso quotidiano. Tenha atenção à tendência para estar mais sensível a tudo o que lhe dizem ou fazem, evitando explosões e manifestações dramáticas exageradas.

A 27 de Abril temos uma das Luas Cheias mais intensas do ano: é a primeira Super Lua deste ano e opõe o explosivo Sol em Touro com a complexa Lua em Escorpião.

Para além de opôr dois signos cuja energia incide de forma muito intensa na esfera emocional, esta Lua Cheia é ainda mais explosiva porque o Sol está em conjunção com Úrano, o planeta das mudanças, e em quadratura a Saturno. Pode haver acontecimentos "bombásticos" e totalmente inesperados, que podem surgir de forma abrupta mas que visam abanar as nossas estruturas para que possamos fortalecer depois as nossas bases. 

Neste mesmo dia Plutão fica retrógrado, quebrando um período em que todos os planetas estavam em movimento direto. Plutão retrógrado vai remexer com as nossas emoções mais profundas e vai fazer-nos confrontar medos e assuntos que preferimos esconder. Os seus efeitos podem não ser imediatamente sentidos mas, até dia 6 de Outubro, quando volta a estar direto, Plutão retrógrado vai fazer-nos questionar o nosso poder pessoal e tudo o que lhe diz respeito.

No final do mês teremos o Sol, Úrano, Vénus e Mercúrio em Touro, existindo então um predomínio desta energia que, sendo mais pesada e lenta, nos convida a dar solidez e estrutura a tudo o que desejamos construir.

Domingo de Páscoa

 

Hoje celebra-se o Domingo de Páscoa, o dia mais importante do Catolicismo, que resume o maior mistério da Fé: a esperança da Ressurreição. Jesus Cristo ressuscitou ao 3º dia, deixando-nos para sempre o seu maior ensinamento: tudo na vida renasce para aqueles que ACREDITAM.

O Domingo de Páscoa é o dia da Ressurreição de Jesus, e representa a comemoração mais importante do Catolicismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e o último dia da Semana Santa. Ao terceiro dia, Jesus levantou-se da sua sepultura, vencendo a morte e trazendo aos fiéis o tão aguardado milagre. 

Depois da morte, da terra renasce a vida: Maria Madalena foi ao sepulcro onde Jesus se encontrava e viu que a pedra que o fechava fora retirada. O sepulcro tornou-se um lugar de esperança, de vida e de fé.

A força do amor é aquilo que nos salva: Jesus ressuscitou no lugar onde as mulheres iam ungir o seu corpo, num profundo ato de amor. Quando João, o discípulo amado, chegou ao sepulcro, viu os sinais e acreditou na Ressurreição. É no amor que encontramos Jesus e que chegamos a Deus. 

A palavra Páscoa deriva do hebraico e significa "passagem", e coincide com uma festividade pagã que celebrava a passagem do inverno para a Primavera. A Páscoa é a data mais importante da Igreja, ela traz a consigo a mensagem da ressurreição: assim como Jesus morreu para nos salvar e ressuscitou ao fim de 3 dias, também nós conseguiremos sempre reerguer-nos mesmo depois das mais duras batalhas na nossa vida, desde que acreditemos, com verdadeira fé, no poder de Deus. Na Páscoa celebra-se a passagem de Cristo da vida terrena para a vida eterna.

A Páscoa é, pois, uma época de esperança. Por essa razão, está associada aos ovos, que simbolizam o nascimento, e com os coelhos, que representam a fertilidade, por se reproduzirem muito facilmente. Os ovos são pintados de cores alegres para celebrar a alegria da vida, o renascimento da natureza e, na tradição cristã, a alegria da ressurreição de Cristo.

O Domingo de Páscoa é sempre celebrado na primeira Lua Cheia depois do equinócio de Primavera. O Domingo de Páscoa marca o fim do período de Quaresma, em que os fiéis se abstêm de comer carne. É tradição comer um cordeiro, porque segundo a Bíblia Moisés anunciou que Deus lançaria 10 pragas sobre o Egipto, mas pouparia as casas dos fiéis que seguissem as suas instruções: deveriam sacrificar um cordeiro, cujo sangue devia ser passado pelas ombreiras das portas de sua casa, para assinalar que seguiam a lei de Deus, que assim os pouparia.

Nesta Páscoa, reflita sobre a sua vida, e tome consciência que, para alguma coisa poder renascer mais forte, temos de deixar partir o que já não  faz falta ou o que já não nos faz  bem, para desta forma podermos receber, com espaço no coração, as maravilhosas bênçãos que Deus tem para nos dar.

Oração de Páscoa

Jesus Cristo Ressuscitado,
da morte vencedor,
pela tua vida e amor,
deste-nos a Luz de Nosso Senhor.
Na Páscoa o Céu à Terra uniste
e os nossos pecados redimiste.

Por ti, abriram-se as portas dos Céus.
E nós que Te amamos e bendizemos
a tua proteção e compaixão
agora temos.

Que o teu tão puro amor em nós renasça
e que das maiores dores nos liberte
que haja harmonia e paz com a Tua graça
e que o melhor de nós
em nós desperte.
Ámen.

Oração para o Sábado de Aleluia

 

O Sábado de Aleluia representa a profunda dor e o luto de todos os cristãos: Jesus Cristo foi sepultado na Sexta-feira Santa e, antes da sua Ressurreição, no Domingo de Páscoa, há um Sábado de tristeza, em que se chora a morte de Jesus.

O Sábado de Aleluia é o dia de preparação para a Ressurreição de Cristo. Foi neste dia que Jesus salvou as almas presas no inferno. Não é celebrada Eucaristia neste dia, havendo como única celebração religiosa a Vigília Pascal, que começa pelas 18 horas, quando o Sol se põe, e que termina antes do nascer do Sol.

Na Vigília Pascal acende-se o Círio Pascal, uma vela especial onde se inscrevem os algarismos do ano vigente e onde são cravados cinco grãos de incenso como símbolo das cinco chagas de Jesus. No Círio Pascal inscrevem-se também as letras Alfa e Omega, que são a primeira e a última letras do alfabeto grego, dessa forma representando o início e o fim de todas as coisas. 

Neste dia, agradeça a Jesus pelo seu sacrifício e pelo seu profundo amor por nós. Mais do que qualquer oração, reze com o coração. Sinta, dentro de si, o profundo ato de amor de Jesus Cristo. Sinta o seu sacrifício para nos salvar e preste-Lhe a sua homenagem, da maneira que fizer mais sentido para si.

 

Oração para o Sábado de Aleluia

Bendito Senhor Jesus Cristo,
da escuridão da morte fizeste Luz.

Mesmo na solidão profunda vivemos 
a proteção poderosa do Teu amor
e enquanto aguardamos a Tua Ressurreição
o nosso coração alegra-se na tua Aleluia.

Bendito Senhor Jesus,
Reforça a nossa fé,
para que não se apague nas horas de escuridão,
nos momentos de abandono, quando tudo parece escuro.

Ilumina o nosso caminho e a nossa alma para que,
assim guiados pela incandescente chama do Teu amor,
sejamos sempre conduzidos até junto de Ti.

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Hoje é Sexta-feira Santa!

 

A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, assinala o dia em que Jesus Cristo foi condenado e pregado na Cruz. Teve de carregar a sua própria Cruz até ao Calvário, onde foi erguido, entre dois ladrões, por volta do meio-dia. Diz-se que às 3 horas da tarde  morreu, e ainda hoje se faz um minuto de silêncio em sentida homenagem ao seu profundo ato de amor, dando a vida para nos salvar do pecado.

Jesus Cristo foi pregado na Cruz, e esta tornou-se o símbolo mais profundo da fé Católica. No ano 325 d.C., Constantino decretou-a como o símbolo oficial do Cristianismo. Ela representa o sofrimento de Jesus e a sua paixão por nós. Na Sexta-feira Santa, os fiéis fazem jejum, abstendo-se de comer carne em sinal de respeito e devoção a Jesus. 

Hoje, páre um pouco nos afazeres da sua vida, tire alguns minutos do seu dia para refletir sobre o significado da Páscoa para si. Quantas vezes já se sacrificou pelo bem de alguém amado? Quantas vezes deu, quando pensava que não conseguia dar mais? Quantas vezes o seu amor foi posto à prova, que cruzes carrega na sua vida? Entregue a Nosso Senhor Jesus Cristo os seus martírios, as suas dores. Ele morreu para que fôssemos libertados do pecado original. E ensinou-nos que o AMOR é a única salvação que existe.

Reze a Oração que Jesus nos ensinou: 

Pai nosso, que estais no céu, 
santificado seja o Vosso nome. 

Venha a nós o Vossa reino, 
seja feita a Vossa vontade 
assim na terra como no Céu. 
O pão nosso de cada dia
nos dai hoje. 

Perdoai-nos as nossas ofensas 
assim como nós perdoamos 
a quem nos tem ofendido; 
e não nos deixes cair em tentação, 
mas livrai-nos do mal.

Ámen.

A história do folar - uma tradição portuguesa

 

Embora haja uma grande variedade de bolos folares, todos eles associados à Páscoa, o mais popular é feito de uma massa seca e doce, com um suave travo a canela e ervas aromáticas, que se destaca por ter por cima um ou mais ovos cozidos e por se apresentar muito luzidio. As madrinhas oferecem, no Domingo de Páscoa, um folar aos afilhados. Saiba que este bolo está ligado, na sua origem, à amizade, à reconciliação. Conheça a história!

A palavra "folar" deriva do Latim "floralis" e é um dos símbolos mais marcantes da Páscoa portuguesa.

Conta-se que existia numa aldeia uma rapariga pobre chamada Mariana, cujo maior desejo era casar cedo. Tanto ela o desejava, que rezava fervorosamente a Santa Catarina para pedir esse milagre, com uma oração que dizia assim:

Minha roquinha esfiada,
Meu fusinho por encher,
Minha sogra enterrada,
Meu marido por nascer.
Minha Santa Catarina,
Com devoção e carinho
Tomai-vos minha madrinha,
Arranjai-me um maridinho.

(1)

A jovem rezou com tanta fé e devoção, que lhe apareceram dois prentendentes: um fidalgo rico e um lavrador pobre, chamado Amaro. Como ambos eram muito belos, e como se completavam, pois um trazia-lhe a segurança, a estabilidade, e o outro, a força da juventude e a garra da labuta, a jovem voltou a rezar, pedindo orientação Divina para fazer a escolha certa.

O lavrador pobre, então, bateu-lhe à porta e pediu-lhe uma resposta até ao Domingo de Ramos. Pouco depois apareceu o fidalgo, também com urgência numa resposta. A jovem não conseguia tomar uma decisão, o Domingo de Ramos chegou. Uma vizinha acorreu à casa de Mariana, dizendo-lhe que estavam ambos a travar uma luta de morte, em disputa pelo seu amor. A rapariga saiu então a correr em direção ao local onde eles se encontravam e, lá chegando, saiu-lhe da boca o nome "Amaro", o pobre lavrador.

A luta terminou, mas a rapariga andava angustiada porque lhe diziam que o fidalgo iria aparecer no dia do casamento, para matar o rival que o derrotara.

Uma vez mais a jovem apelou a Santa Catarina para que a santa a ajudasse a resolver este dilema. Pôs flores no altar da santa, pedindo-lhe que o fidalgo a perdoasse e que lhe desse uma prova desse perdão. Reza a lenda que Santa Catarina lhe sorriu... Certo é que, ao chegar a casa, Mariana encontrou em cima da mesa um bolo luzidio com ovos cozidos em cima, rodeado pelas mesmas flores que ela oferecera no seu altar.

Dirigiu-se então ao noivo, pensando ser um presente dele, e qual não foi o seu espanto quando soube que Amaro tinha recebido o mesmo bolo. Foram juntos a casa do fidalgo, pois julgaram que só ele, sendo tão rico, lhes poderia fazer tal oferenda. Quando o encontraram, porém, também ele vinha risonho ao seu encontro, para agradecer o bolo e as flores que recebera, e que tomara como um presente de Amaro. Assim, ficaram todos em paz pois compreenderam que o pedido de Mariana fora atendido, e que o desejo de Deus era que estivessem todos em união.

Desde então, o folar é oferecido na Páscoa, como símbolo da vontade de Deus e da mensagem de Jesus:

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."