Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Alimentos maravilha!

Alimentos maravilha!

 

Saiba que os alimentos também possuem uma energia própria, e que aprendendo a identificá-la é possível criar um regime alimentar saudável e que transmita saúde e bom Feng Shui ao organismo. Aquilo que comemos influencia o que somos, e por essa razão a sabedoria oriental sempre se preocupou em estudar os alimentos, e perceber se a energia que transmitem é mais Yin – feminina – ou Yang – masculina -, assim como perceber a relação que cada alimento estabelece com os cinco Elementos. A chave para a saúde está na harmonia, e por isso a diversidade na alimentação é fundamental. Escolher frutos da época, seguindo o ritmo da Natureza na alimentação, apresenta grandes vantagens para o equilíbrio saudável do organismo. 


 

De acordo com o Feng Shui, a sensação de cansaço ou de apatia pode ser sintoma de excesso de alimentos Yin, que se caracterizam pelo sabor mais suave. De uma maneira geral, os pratos frios representam energia Yin, embora haja exceções. Alguns alimentos que possuem energia Yin são: espargos, bambu, banana, maçã, brócolos, milho, pepino, mel, peixe, espinafres, morangos, cogumelos, laranjas, tomate, limões, uvas, entre outros. Quando se sentir irritado ou com as emoções à flor da pele, coma um gelado ou beba um chá de menta, que são alimentos Yin e transmitem serenidade. A água também tranquiliza o organismo, por isso o gesto de aconselhar alguém a “beber um copo de água para acalmar” representa bom Feng Shui! Fique ainda a saber que a cerveja e o açúcar contêm energia Yin, que deve ser integrada de forma moderada na alimentação, evitando os excessos.

 

Quando, por outro lado, o organismo ingere energia Yang de forma exagerada, pode manifestar demasiada tensão nervosa, sendo a pessoa incapaz de descontrair. Os alimentos com sabores fortes e intensos e as comidas pesadas possuem este tipo de energia, o mesmo acontecendo com a maior parte dos pratos quentes. O queijo, a manteiga, o sal, a pimenta, as nozes e os amendoins são alimentos que transmitem energia Yang ao organismo, e dos quais é importante não abusar, pois geram uma grande instabilidade. O mesmo acontece com bebidas alcoólicas como o vinho ou o whisky. O peixe fumado e a carne de peru, coelho, frango e vaca são portadores de energia Yang, e por isso se aconselham para “dar força”, embora devam ser ingeridas com moderação. A cebola e a batata também possuem este tipo de energia mais ativa.  

 

O segredo para uma alimentação com bom Feng Shui consiste em equilibrar os pratos, completando alimentos Yang com Yin, e acrescentando alguns alimentos cuja energia é considerada neutra. Neste último grupo encontramos o pão, as cenouras, as cerejas, o leite, os pêssegos, as ervilhas, as ameixas e o arroz.

 

 

Dica: Muitos nutricionistas aconselham como “truque” para uma dieta equilibrada pratos bastante coloridos. A diversidade de cores – verde, amarelo, laranja, vermelho – no prato confecionado está geralmente associada à variedade de nutrientes que estes possuem.