Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Conheça a história de São Tiago, uma das maiores devoções católicas mundiais

 

Santiago de Compostela é um dos locais de maior culto Católico do Mundo inteiro. Nesta cidade galega foi erigida uma catedral em homenagem a São Tiago, um dos principais discípulos de Jesus. Os chamados "caminhos de Santiago" são as rotas de uma das maiores peregrinações mundiais, que todos os anos leva milhares de fiéis a terras espanholas. Conheça a história deste santo e compreenda a importância desta devoção.

São Tiago compunha, juntamente com Pedro e João, o grupo de Apóstolos mais próximos de Jesus. Nasceu em Betsaida, na Galileia, estima-se que no ano 5, filho de pescadores. É muitas vezes chamado "São Tiago Maior", para se distinguir de "Tiago Menor", que também era Apóstolo e era primo de Jesus. Era também pescador, quando Jesus o convidou para ser seu discípulo.

Por ser um dos discípulos mais próximos de Jesus, assistiu a episódios emblemáticos na história da vida de Cristo, como a Transfiguração do Senhor. Em momentos de grande provação e sofrimento para Cristo, Tiago foi um dos amigos que esteve ao seu lado. Perante alguns dos maiores milagres protagonizados por Jesus, Tiago também estava lá. 

A sua missão de evangelização dos povos foi cumprida de forma especialmente marcante. Após a morte de Jesus na Cruz e a sua ressurreição, os Apóstolos partiram pelo Mundo para espalhar a mensagem de Cristo. Tiago foi para Espanha, tendo estado em Saragoça, na Galiza. Foi o primeiro a evangelizar este país, do qual se tornou padroeiro.

 

Conta-se que, num certo dia, Tiago descansava nas margens do rio Edro, quando presenciou uma Aparição de Nossa Senhora, rodeada de Anjos, sobre uma coluna de luz. Maria pediu-lhe que mandasse erigir uma igreja naquele local, igreja essa que viria a ser a Basílica da Virgem do Pilar.

Depois de ter cumprido aquilo que Maria lhe pediu, Tiago regressou a Jerusalém, onde foi morto por ordem do rei Herodes, tendo sido o primeiro discípulo de Jesus a ser sacrificado pela sua fé. É o único dos Apóstolos cuja morte é descrita na Bíblia, e conta-se que, momentos antes da sua morte, abraçou o seu carcereiro, desejando-lhe que a paz de Jesus Cristo o acompanhasse. Este ato fez com que o carcereiro ficasse de tal modo impressionado, que também se converteu e, por esse motivo, foi igualmente sacrificado.

O corpo de Tiago foi sepultado em Jerusalém e foi depois levado por outros dois Apóstolos para a Galiza. Embora não haja certezas em relação a datas, de acordo com os registos acredita-se que, algures entre 813 e 820, um eremita que vivia no bosque de Libredón viu, várias noites seguidas, uma espécie de chuva de estrelas, sempre no mesmo local. Por ser um fenómeno raro e por se repetir todas as noites, relatou o sucedido. O bispo local ordenou, então, que fossem feitas escavações nesse local, tendo assim sido encontrados os restos mortais de São Tiago.

O Rei das Astúrias ordenou que fossem erigidas três igrejas nesse lugar, e assim nasceu a peregrinação à cidade que viria a ser chamada Santiago de Compostela. Os restos mortais de São Tiago ainda hoje se guardam na Catedral de Santiago, mandada construir em 872 pelo rei Afonso III, face à afluência de tantas pessoas àquele local. Com o passar do tempo, esta peregrinação estendeu-se a outros países europeus. Em 951, conta-se que, para além dos peregrinos Espanhóis, também os Franceses começaram a dirigir-se à catedral em peregrinação. A eles se seguiram os Alemães e os Ingleses.

Durante a Idade Média, a Igreja concedia o perdão total de todos os pecados a quem fizesse a peregrinação a Santiago de Compostela e, por esse motivo, num período em que o Inferno era especialmente temido, bem como as doenças, as pragas, e outros males atribuídos a castigos Divinos, esta peregrinação tornou-se de tal modo popular que foi crescendo, ao longo dos séculos, de tal modo que este lugar na Galiza é considerado, depois de Jerusalém e de Roma, o terceiro maior lugar santo do Cristianismo. Houve uma quebra nas peregrinações durante o Renascimento, tendo estas ressurgido em força no século XX.

As rotas que conduzem a Santiago de Compostela chegam a alcançar 800 quilómetros e são percorridas por milhares de fiéis a pé. São, ao todo, sete rotas diferentes. Uma delas é o "Caminho português", que parte de Portugal, a partir de dois lugares distintos, a norte de Lisboa. Uma das rotas segue pela Costa, a outra pelo interior. O percurso de todas as rotas é assinalado pela concha, símbolo do santo, e por setas amarelas.

Estas rotas são chamadas "Caminhos de Santiago", e diz-se que têm o poder de transformar a vida de todos aqueles que embarcam nesta caminhada, vivida como uma profunda experiência mística individual. Faz parte da tradição de todos os caminheiros abraçar a imagem de São Tiago, que se encontra na Catedral.

 

São Tiago é padroeiro dos peregrinos, dos cavaleiros, dos farmacêuticos, dos veterinários e dos químicos.