Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Natal

 
 
 
 

 

 
O Natal é a data em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo. O primeiro natal foi celebrado no ano de 336 d.C. Hoje em dia é festejado pelo mundo inteiro e tornou-se numa festa da família e o período do ano de maior consumo.
 
Natal vem do termo Natalis que significa “nascer” ou o local onde alguém nasceu. A data de 25 de Dezembro não é a verdadeira data de nascimento de Jesus. No tempo dos Romanos, nesse período do ano havia vários festejos pagãos. A 21 de Dezembro celebrava-se o Solstício de Inverno, o nascimento de Deus Sol Invencível. De 17 a 22 de Dezembro celebrava-se o Deus Saturno. Nessa festa os Romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros – uma das referências mais antigas à árvore de Natal.
 
 
 
A Igreja Católica, em vez de proibir as festas pagãs, deu-lhes um novo significado Cristão, estabelecendo que no dia 25 de Dezembro se celebraria o nascimento de Jesus Cristo quando o mais provável é que Cristo terá nascido entre Março e Abril.
 
Segundo a lenda, a estrela, que é representada no presépio e na árvore, indicou aos Reis Magos o local do nascimento de Jesus. Existem várias explicações do que terá provocado essa estrela brilhante. Podia ter sido o planeta Vénus, o cometa Halley ou segundo a teoria de Johannes Kleper, uma conjugação rara dos planetas Júpiter e Saturno passando pelo Sol e ao mesmo tempo por Peixes.
 
 
Nos tempos de hoje, o Natal comercializou-se e as pessoas esqueceram-se ou desconhecem o verdadeiro significado mas continua a ser um tempo de estar com a família, de amizade e de amor. É um período de grande consumismo mas a tradição de dar prendas, que tem as suas origens nos presentes que os Reis Magos levaram a Jesus, também lembra que é um tempo de partilha e de generosidade. 
 
Feliz Natal para todos!
 
Um beijinho,
 
Maria Helena