Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

O Fruto de Cada Signo

Carneiro:

A Nespereira é uma árvore tipicamente encontrada nos quintais e jardins que floresce no Outono e dá fruto na primavera. O seu fruto é parecido com um pêssego ou ameixa, mais pequeno e amarelo. A nêspera madura é muito doce e agradável. Para fins medicinais e terapêuticos, a nêspera é um antioxidante e tem propriedades rejuvenescedoras da pele.
 
Touro:
Os espargos são um vegetal que nasce no campo, na Primavera. É típico da cozinha Francesa, Inglesa e Alemã mas também da cozinha Portuguesa, em particular do Alentejo. Os espargos do campo nascem debaixo das Oliveiras. Têm um sabor um pouco amargo e são utilizados em omeletes ou em refogados com alho e azeite. Os espargos fortalecem o cabelo e estimulam o seu crescimento.
 
Gémeos:
Morango é um fruto da primavera e do verão mas hoje em dia pode ser cultivado em qualquer altura do ano desde que tenha as condições certas. Os morangos são um dos frutos mais apreciados por caracóis, borboletas, insectos e passarinhos. É um fruto antioxidante, rico em Vitamina C, A e potássio. Há quem seja alérgico fruto e disse-se que mulheres grávidas não devem comer morangos, não seja o seu bebé alérgico. Pode ser usado em champôs e cremes. Para além dos seus efeitos terapêuticos tem um aroma muito agradável.
 
Aquário:
A laranja é um fruto que foi trazido da China para a Europa pelos portugueses no século XVI. É típico da Primavera e pode ser doce ou amargo. A laranja é uma importante fonte de vitamina C mas também contém outros nutrientes como Cálcio e Potássio. Ajuda a curar dores de garganta, constipações e problemas das gengivas. Comer uma laranja ou beber um sumo de manhã ajuda a acordar e dá-nos energia para começar o dia. O sumo de laranja não se deve beber à noite pois pode interferir com o sono.
O sumo e a casca da laranja são utilizados na produção de loções e champôs para o tratamento da pele e cabelos. O seu aroma cítrico é muito fresco e agradável e característico de muitas águas-de-colónia e perfumes.
 
Caranguejo:
O figo é um fruto típico do médio Oriente e sul da Europa, do principio do verão, muito nutritivo e cujas propriedades medicinais são conhecidas há muitos séculos. A Figueira é a primeira planta a ser mencionada na Bíblia pois foi com as suas folhas que Adão e Eva se cobriram quando perceberam que estavam nus. Também é referido várias vezes nos textos bíblicos como alimento e no tratamento de infecções. É muito digestivo e é conhecido por ser anti cancerígeno.
A Figueira é uma árvore sagrada no Islão e no Budismo. Foi debaixo duma figueira, a árvore sagrada de nome Sri Maha Bodhi no Sri Lanka, que Buda foi iluminado. 
 
Leão:
A malagueta pertence à variedade picante da família dos pimentos. Pode ser comido cru, em cozinhados ou utilizado para fazer piri-piri. Tem várias propriedades medicinais e terapêuticas. A substância picante das malaguetas capsaicina, reside nas sementes e membranas do fruto. Esta substância estimula o corpo a vários níveis produzindo um efeito de calor e uma leve sensação de euforia. É descongestionante, anestesiante e vasodilatador.
 
Virgem:
A vinha ou videira é originária da Ásia, mas hoje em dia é cultivada em muitas partes do mundo de clima temperado. O seu fruto são uns bagos escuros ou verdes que podem se doces ou mais amargos dependendo do tipo e casta. É um dos alimentos mais antigos do mundo e muitas vezes associado ás divindades Gregas e Romanas. As uvas são colhidas no final do verão e pode ser comidas directamente, utilizadas para fazer vinhos e licores ou secas como passas. As uvas são antioxidantes e estimulantes. O óleo extraído das sementes pode ser utilizado na produção de cremes, loções ou mesmo em óleo para o rosto, corpo e champôs.
 
Balança:
O marmelo é um fruto do final do verão, princípio do Outono. Em Portugal não é normalmente consumido cru, embora haja quem goste, mas é cozido ou utilizado para fazer marmelada e geleia. O marmelo era considerado um fruto sagrado no tempo dos Gregos e dos Romanos. Era usado para perfumes e produção de vinho. Afrodite aparecia sempre com o marmelo na sua mão direita. O fruto, dedicado a Afrodite, era considerado símbolo de amor e felicidade. Plutarco fala no costume do marmelo ser partilhado por um casal no dia do seu casamento. As suas sementes podem ser usadas para tratar constipações e dores de garganta, também tem efeitos terapêuticos no alivio de problemas intestinais.
 
Escorpião:
A romã é um fruto muito rico em vitaminas e antioxidantes. O seu sumo serve de remédio para as anginas e infecções da garganta. As propriedades terapêuticas são conhecidas há muitos anos. Também é um fruto que está associado desde os tempos dos Gregos e Romanos à paixão e fertilidade. A Afrodite, a Deusa do Amor está ligada à árvore da romã. Para os Judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo, como em Portugal que os bagos da romã simbolizam dinheiro ou riqueza e são normalmente comidos na ceia da passagem de ano.
 
Sagitário:
A castanha é um fruto que já era apreciado no tempo dos Romanos e as suas flores são consideradas afrodisíacas. As castanhas podem ser assadas com sal, cozidas com ervas doces ou em alternativa caramelizadas. Também podem ser preparadas em puré, com leite quente e mel. São um fruto muito nutritivo e saboroso. A castanha aumenta o leite das mães e serve para doentes do fígado ou rins e para quem tem dificuldades de digestão. Também são utilizadas no fabrico de cremes e loções. Na composição de champôs a castanha acentua os reflexos louros.
 
Capricórnio:
A noz é um fruto cheio de proteínas, potássio e outros elementos como o zinco e ferro. Comer nozes diariamente reduz o cansaço e fortalece o corpo. A noz é um tónico excelente para o cérebro e para os nervos e revigorante para o organismo. A noz tem propriedades afrodisíacas e são um calmante natural. Para uma noite descansada coloque as folhas da nogueira debaixo da almofada. 
A noz e o seu óleo são utilizados na composição de cremes corporais e sabonetes, como também em champôs e tónicas capilares.
 
Peixes:
Os brócolos são um vegetal, da família das couves, rico em vitaminas e nutrientes. Idealmente os brócolos devem ser cozidos a vapor (ou fervidos por um tempo limite de 10 minutos) para não perderem o seu valor nutritivo, mas também há quem goste de brócolos crus. São um alimento rico em cálcio, vitamina A, C, selénio e outras nutrientes anti cancerígenos. Por hábito comemos a parte de rebento dos brócolos, mas as folhas também podem ser cozinhadas. São característicos da cozinha Italiana, mas cada vez mais são utilizados em Portugal. Devem ser escolhidos os brócolos que estejam verdes, ou mesmo roxos (outra variedade). Os brócolos não se dão bem com o calor do verão.