Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

O que é a Cromoterapia?

 

A Cromoterapia é, como o próprio nome indica, uma especialidade terapêutica que utiliza as propriedades das cores para ajudar a alcançar o equilíbrio energético e a harmonia ao nível do corpo, da mente e das emoções. As cores da Mãe Natureza têm a capacidade de alterar o modo como encaramos a vida e o nosso estado de espírito.

Num dia solarengo e com o céu completamente azul sentimo-nos felizes, bem-humorados e em harmonia com tudo e com todos os que nos rodeiam; nos dias acinzentados ficamos por vezes melancólicos e desanimados. 

Pela sua força e energia, as cores podem funcionar como método para alcançar o bem-estar, a harmonia, a paz interior e a saúde que tanto desejamos.

A Cromoterapia utiliza as vibrações e os poderes da cor para ajudar no equilíbrio físico, mental e emocional e tem como base as sete cores do arco-íris (Vermelho, Cor de Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Azul Índigo e Violeta), onde cada cor tem características específicas e funções distintas a exercer no corpo humano.

Cada uma destas cores possui diversas aplicações, podendo ser utilizadas em conjunto com outras formas de terapia, nomeadamente o Reiki.

Através da Cromoterapia é possível ajudar a curar e a prevenir diversas doenças físicas e psicológicas; pois cada cor tem a sua importância no processo de cura.

Assim, o vermelho influencia o sistema circulatório e transmite energia e vitalidade; actua sobre o primeiro chacra.

A cor laranja ajuda a curar problemas digestivos e respiratórios; actua sobre o segundo chacra.

O amarelo exerce influência sobre o sistema nervoso, ajudando a ultrapassar problemas de fadiga e stress, favorecendo a boa-disposição; actua sobre o terceiro chacra.

O verde ajuda a encontrar equilíbrio emocional e fomenta a sociabilidade; actua sobre o quarto chacra.

O azul é a cor que consciencializa os indivíduos e promove a responsabilidade; actua sobre o quinto chacra.

O azul índigo estimula a comunicação com os planos superiores; actua no sexto chacra.

O violeta ajuda a purificar o espírito minorando a importância do mundo material; actua no sétimo chacra.

A Cromoterapia, utilizada em conjunto com outros métodos terapêuticos, pode ajudar a encontrar a cura, proporcionando o bem-estar físico, espiritual, mental e emocional e fazendo com que o indivíduo fique mais tranquilo, sereno e em harmonia com o mundo que o rodeia.

 

Principais influências de cada cor:

Vermelho - recuperar forças / seduzir / paixão / enfrentar desafios

Laranja -  ter vitalidade / afastar a tristeza / ter alegria, entusiasmo

Amarelo – comunicação / ter ideias criativas / vencer a fadiga / concentrar-se

Verde – saúde / cura / dá estabilidade e harmonia afetiva

Azul – ideias / cor da verdade, da honestidade / relaxante / acalma, dá paz

Azul índigo - elevação espiritual / ajuda a decidir o rumo da nossa vida

Violeta - Cor da espiritualidade e da intuição / dá segurança / protetora

Deve usar roupas, acessórios e elementos decorativos da cor para o fim que deseja alcançar.

 

Propriedades terapêuticas de cada cor ao nível da saúde:

Vermelho - Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Combate a depressão mas, em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa.

Cor de Laranja - Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e a falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações.

Amarelo - Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso, promove o optimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. É usado no tratamento de problemas digestivos.

Verde - Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança. É utilizado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Azul - Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tem um efeito sedativo. Também tem um efeito anti-séptico e pode ser usado para aliviar cortes e queimaduras, bem como no tratamento de doenças da garganta e dos olhos.

Azul Índigo - Promove a elevação da mente e está ligado à beleza e à arte. É utilizado como anestésico e como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação. É eficaz no tratamento de inflamações, dores (efeito analgésico) e doenças dos pulmões.

Violeta – Tem um efeito benéfico sobre o sistema nervoso, promove a sensação de liberdade e combate as neuroses. Combate doenças dermatológicas e desintoxica o organismo. Promove a saúde de todas as células e tecidos.