Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

O significado do mar no esoterismo

small_sea_wave_hdtv_1080p-HD.jpg

 

Agora que vamos começar a época balnear e que o tempo quente já convida à praia, vou falar-lhe sobre uma das mais poderosas forças da natureza: o mar. O mar representa a transformação, o renascimento, a vida. As ondas nascem, crescem e "morrem" num constante vaivém. Por essa razão, o mar simboliza o ciclo das transformações.

 

Como está em movimento constante, o mar também representa aquilo que é transitório, que ainda não tomou forma, o que há de vir. Este é o lugar onde nos devemos dirigir sempre que precisamos de fazer mudanças na nossa vida e de cortar com o passado, pois a energia do mar dá-nos força e coragem para que sejamos capazes de fazer as transformações necessárias na nossa vida.

 

A água é um dos 4 elementos e possui um significado muito forte a nível esotérico – representa as emoções, o inconsciente e o lado feminino da nossa personalidade.

 

Os gregos e romanos ofereciam sacrifícios de cavalos e touros ao mar, pois também estes animais, como o mar, simbolizavam a fertilidade. Para os antigos, tudo nascia do mar, tanto o bem como o mal. Como ele representa o nosso inconsciente, também está ligado ao lado mais sombrio da nossa personalidade, os nossos medos e áreas secretas, mesmo inconscientes.

 

O mar é muito importante para várias culturas e tradições, e quase todas têm divindades associadas ao mar. Em Portugal existe a festa em honra de Nossa Senhora da Conceição em Quarteira, no Algarve. É uma tradição com raízes muito antigas: a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos. Nesta celebração é feito um desfile de barcos de pesca engalanados, que acompanham a procissão, havendo depois uma bênção do mar. No ano 2000 foi construída uma pequena capela para acolher a santa em Quarteira, e nesse mesmo ano houve um temporal muito grande no Algarve, mas a verdade é que os barcos foram todos protegidos.