Quíron - qual é a sua ferida interior?
Quíron é o nosso curador interior, o ponto a partir do qual, porque fomos feridos e aprendemos a crescer a partir dessa ferida, passamos a ter a capacidade de nos regenerarmos e curarmos, e podemos até ajudar os outros a fazer o mesmo.O asteróide Quíron foi descoberto em 1977. Faz parte do sistema solar, localizando-se entre Saturno e Úrano. O seu nome foi-lhe atribuído porque a sua função astrológica remete para a lenda de Quíron. Quíron era, na Mitologia Grega, o rei dos centauros. Filho de Saturno, foi criado por Apolo, com quem aprendeu sobre Medicina e sobre todas as artes. Por ter amplos conhecimentos, era responsável pela educação dos outros centauros, e era respeitado e venerado pelo seu saber, pela sua bondade e porque curava os outros. Contudo, acidentalmente um dia Hércules, seu amigo, feriu-o na coxa com uma seta enevenenada. Quíron passou a viver em sofrimento porque, sendo imortal, não morreu, mas também nunca foi capaz de curar a sua própria ferida. No Mapa Astral, a Casa e o signo em que se encontram Quíron mostram a nossa ferida, o aspeto da nossa vida em que, por mais que consigamos alcançar ou por mais longe que possamos chegar, doer-nos-á sempre, parecendo que nunca somos suficientemente bons.Mas como das dores crescemos mais fortes, Quíron mostra também os nossos potenciais escondidos, os dons que desconhecemos em nós, a nossa permanente capacidade de regeneração interior e de ajuda aos outros. Geralmente, as caraterísticas expressas pelo signo e pela Casa em que está Quíron no nosso Mapa Astral são os domínios em que nos sentimos culpados, feridos, incapazes, e que nos trazem maiores dificuldades de expressão e falta de autoconfiança. Muitas vezes as próprias circunstâncias do início da nossa vida conduziram-nos a traumas nesse sentido - mas já era Quíron a encaminhar-nos para onde tínhamos de fazer a nossa aprendizagem mais penosa. O símbolo astrológico de Quíron parece uma chave ao contrário, e de facto ele traz consigo também a forma de curar a nossa ferida: é ao ajudar os outros a trabalhar nas áreas que nos são penosas que processamos a nossa própria aprendizagem e transmutamos as nossas dores em dons. É através do sofrimento que sentimos que somos capazes de compreender as dores dos outors: apenas quem sofre ou já sofreu é capaz de conhecer o sofrimento alheio. Por vezes, Quíron aponta para uma deficiência ou limitação na nossa vida, que faz com que sejamos mais compassivos em relação aos outros.
Consulte a tabela para saber onde está Quíron no seu Mapa Astral e, depois, saiba o que isso significa!(nota: as datas apresentadas são aproximadas. Para saber com precisão onde está Quíron no seu Mapa Astral encomende o Mapa Astral pelo e-mail mariahelena@mariahelena.pt ou pela página do Facebook.) Procure o seu ano de nascimento: E encontre o signo onde estava Quíron: 25 Março 1927 Quíron entrou em Touro 6 Junho 1933 Quíron entrou em Gémeos
Quíron em cada signo:CarneiroA grande ferida de quem tem Quíron em Carneiro ou na Casa I do Mapa Astral relaciona-se com a manifestação da sua vontade. Pode ter tido uma educação castradora ou ter crescido num ambiente agressivo e hostil, que o faz considerar-se incapaz de tomar decisões sozinho, ou pode mesmo sentir que não tem o direito de viver, de ser quem é. Podem ter criado entraves à realização dos seus sonhos, em tenra idade. Quando se trata de assuntos alheios, contudo, age de forma decidida e ajuda os outros seguindo o seu instinto. Precisa de aprender a estimular a sua criatividade, ganhando confiança em si próprio. Pode ser um bom professor, pois desempenha um papel importante junto de crianças e jovens. Tem tendência para agir de forma impulsiva e querer fazer tudo sozinho.
Sente-se frágil e vulnerável, não reconhecendo o seu próprio valor. Tem uma natureza sensual por natureza, que pode ter sido obrigado a reprimir desde a infância. A auto-estima, o amor pelo seu corpo, a alimentação, podem trazer-lhe problemas com os quais tem dificuldade em lidar. A par com uma sexualidade forte, existe uma dificuldade em aceitar o seu corpo ou em lidar com ele. Pode ter crescido num lar em que era dada uma importância exacerbada aos bens materiais, e por esse motivo tanto pode ser relutante em relação a eles, como agarrar-se a eles como forma de compensar a sua eterna carência e a fraca imagem que tem de si próprio. Deve acreditar mais na sua criatividade e na sua aptidão para fazer fortuna. Nasceu para amar e ser amado, e tem como aprendizagem aprender a valorizar-se a si próprio, para que os outros também possam fazê-lo.
GémeosNeste caso há uma ferida ligada à comunicação; pode ser muito tímido ou achar que ninguém o ouve. Também pode haver uma subvalorização relativamente à forma como comunica, achando-se menos inteligente do que aqueles que o rodeiam ou sentindo que não consegue expressar bem aquilo que sente e o que pensa. É importante que aprenda a reconhecer o seu valor, identificando as áreas que melhor domina e aquilo que melhor sabe, para poder tornar-se mais confiante. Deve dedicar-se à pesquisa, e praticar a escrita e a fala para aprender a comunicar melhor as suas ideias, pois pode ir muito longe nessas áreas. CaranguejoA sua ferida relaciona-se com a inadaptação, com o sentimento de "estar a mais" ou não ser desejado. Pode ter tido falta de amor, ou não ser um filho desejado, e por isso sente sempre dificuldade em deixar que gostem dele, que cuidem dele. São, no entanto, pessoas extremamente zelosas e carinhosas com os outros; conseguem dar amor a toda a gente, excepto a si próprios. Precisam de aprender a dar mais afeto a si próprios, cuidando das suas necessidades. Para curarem a sua ferida interior é fundamental que abram o seu coração e aprendam a deixar-se amar, aceitando que cuidem deles, que gostem deles. LeãoEsta ferida relaciona-se com o brilho pessoal, com a oportunidade de mostrarem o que valem - que sentem que nunca tiveram. Ajudam os outros a brilhar, mas foram reprimidos na sua infância, ou obrigados a cumprir papéis que lhes eram impostos, e por esse motivo não mostram aquilo que valem. Precisam de retomar o contacto com a sua criança interior, resgatando a sua criatividade e manifestando finalmente o seu pleno potencial. Podem ter excelentes resultados através do contacto com crianças e jovens.
VirgemA sua saúde é delicada e exige-lhe sempre grande atenção e cuidado. Podem sentir que há algo em si que nunca pode ser curado; podem ser também exageradamente críticos e obcecados com os pormenores. Ou podem, no extremo oposto, ser desmazelados e descuidados com a sua saúde. A sua ferida radica na sua necessidade de perfeição, precisam de aprender a lidar com as falhas e a aceitar que nem tudo na vida é sempre ordenado, ou organizável. Por estar extremamente ligado à saúde, Quíron neste signo dá autênticos dons de cura; poe ter excelentes resultados como voluntário ou profissional de saúde, sendo notável no apoio aos outros.
BalançaQuíron em Balança fala de uma ferida de amor, de um relacionamento que acabou mal ou em que foi magoado profundamente, ou rejeitado. Pode, por isso, ter tendência para se envolver em relações abusivas ou de dependência, e pode sentir que todos os seus relacionamentos acabam mal. A grande lição que tem para aprender é tomar consciência que já é completo, que não precisa que ninguém lhe traga o que lhe falta, porque isso existe dentro de si, reside dentro de si. A partir do momento em que se convencer deste facto, atrairá e terá um equilíbrio muito maior na sua vida. Por outro lado, pode também aprender que um parceiro pode ajudá-lo a curar-se a si próprio.
EscorpiãoAs metamorfoses e transformações profundas a que a vida os submete contribuem para o seu crescimento, e a sua ferida relaciona-se com a perda e com aprender a aceitá-la e a viver com ela. Podem ter perdido alguém próximo quando eram muito novos, ou uma situação traumática pode fazê-los sentir que algo morreu dentro de si. Pode sentir-se sem poder, ou pode ter medo de usar o seu poder. Vive angustiado com medo de perder alguém ou alguma coisa a que dão muito valor; a sua lição consiste em aprender que, mesmo que percam algo de enorme valor, tem sempre muito a ganhar ao longo da vida, nunca se perde realmente tudo, pois a nossa maior riqueza está dentro de nós. Podem ajudar os outros a superar perdas e a gerir situações de stress. SagitárioAs crises existenciais são comuns na vida de quem tem Quíron em Sagitário. Sentem, por vezes, que estavam destinados a grandes feitos, mas que alguma coisa correu mal. Podem ter falta de fé, e sofrer com isso, ou ser fundamentalistas e dogmáticos, sofrendo por causa disso. Tem dificuldade em ouvir os outros e em aceitar conselhos a nível amoroso ou financeiro, sentindo que a sua vida não tem sentido além de cumprir obrigações. A sua lição prende-se com a aprendizagem em relação à sua sabedoria interior; quando aprenderem a descobrir a sua própria espiritualidade, estarão a curar-se.
CapricórnioA necessidade de provar o seu valor pode tornar a pessoa com Quíron em Capricórnio num escravo do trabalho. Podem ter sido rejeitados, ignorados ou não reconhecidos na sua infância, aprendendo que para serem aceites terão de ser perfeitos. Por essa razão, passam muito tempo a procurar controlar tudo o que os rodeia, gerindo as situações e organizando aquilo que podem. Podem, pelo contrário, desprezar a organização, sentindo que por mais que façam o seu valor nunca é reconhecido. A sua lição consiste em aprender a reconhecer o seu próprio valor, porque muitas vezes nem sequer saboreia as suas conquistas, na ânsia de conquistar um estatuto sempre superior, sem tomar consciência do estatuto que já possui.
AquárioQem tem Quíron em Aquário pode ter-se sentido diferente quando era mais novo, sentindo-se rejeitado pelos grupos, tendo tendência para se isolar e desligar da comunidade. Apenas se relaciona com os mais chegados, com aqueles que partilham dos seus interesses, porque sente que não se encaixa nem enquadra na maior parte dos contextos. Tem, no entanto, um dom para ajudar os outros a expressarem-se. A sua lição consiste em aprender a aceitar-se como é a valorizar as suas diferenças, aprendendo a sentir-se confortável na sua própria pele, por mais difícil que seja. Participar em atividades e envolver-se em grupos que incentivem a expressão da sua individualidade por ajudá-lo bastante.
PeixesQuem tem Quíron em Peixes vive constantemente numa crise existencial, religiosa, espiritual, ou de outra natureza, mas sempre profunda, dolorosa, e profundamente sentida. A depressão ou o abuso de drogas são potenciais riscos, porque a pessoa pode sentir um profundo desânimo para com a vida e com o Mundo, ou carregar consigo um sentimento de culpa sem motivo. Atraem geralmente pessoas desfavorecidas, e fazem de tudo para as ajudar. O desencanto, a traição, a desilusão surgem na sua vida para os ajudar a aprender a sua principal lição: tudo na vida acontece por um motivo maior. Aprender a lidar com as circunstâncias sem se deixar avassalar por elas ajuda-o a curar a sua imensa ferida.
A Casa em que Quíron se encontra também revela pistas importantes sobre a área da sua vida em que experimenta maiores dores, maiores dificuldades:Casa I – a sua imagem, o seu sentido de individualidade, a sua expressão Casa II – a vida financeira, as posses, Casa III – a comunicação, a relação com irmãos Casa IV – a família, o passado. Casa V – as paixões, o romance, a criatividade, os filhos Casa VI – a saúde, o trabalho, as atividades do dia-a-dia Casa VII – os relacionamentos, parcerias e casamentos Casa VIII – vida sexual, assuntos ligados à morte, transformações profundas Casa IX – estudos superiores e viagens Casa X – a carreira, a profissão, o estatuto social Casa XI – os grupos sociais, os amigos Casa XII – a vida espiritual, o inconsciente.
|