Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Astrologia

Zen - Faça o seu Jardim

Mesmo morando num apartamento poderá ter um pouco mais da natureza perto de si. Construa o seu próprio jardim e sinta as suas energias renovar!

 

 

Certamente já viu algum chamado “jardim zen”, ou jardim chinês. De dimensões maiores ou menores, é geralmente composto por um recipiente de porcelana escura, areia fina e diversos seixos ou cristais. Na verdade, esses pequenos jardins são réplicas dos jardins chineses originais, que foram criados segundo os mesmos princípios de harmonia e união cósmica que orientam o pensamento oriental. O jardim chinês está intimamente ligado à casa, e foi concebido para proporcionar boas oportunidades de descanso aos seus moradores, permitindo-lhes passear ou relaxar num banco de madeira. É por essa razão que os jardins chineses costumam ter pequenas pontes, bancos, lagos e árvores frondosas, por entre as quais se circula e, observando a paisagem, os sentidos recolhem toda a energia positiva emitida pela Natureza. Na Antiguidade, os chineses levavam para os seus jardins pedras grandes que representassem montanhas, água e árvores quando estas não existiam de forma natural. Assim sendo, é sempre deixado espaço no centro para que a energia circule sem bloqueios. Nas paredes são abertas janelas circulares, e mesmo as pedras maiores têm buracos e fendas que visam dar-lhes uma maior expressividade e dinamismo. O fundamental num jardim chinês é respeitar a Natureza, mantendo tudo no estado original.

 

Basta usar a criatividade!

 

Para criar um jardim zen em sua casa, utilize a sua sensibilidade e imaginação para aproveitar o espaço de que dispõe. Se vive num pequeno apartamento, lembre-se que pode arranjar um vaso largo e pouco fundo e dispor nele os elementos essenciais. Seja qual for o espaço disponível, conheça a disposição básica que deve adotar: a formação clássica dos 4 animais, de que já lhe falei anteriormente. Na parte de trás deve haver uma parede sólida, que pode ser uma pedra ou um conjunto de plantas maiores, que corresponde à posição da Tartaruga e visa dar estabilidade. À frente encontra-se a Fénix, um espaço de liberdade em que não deve haver bloqueios, devendo colocar uma pequena pedra ou outro objeto a marcar o fim do jardim sem obstruir à vista. À direita é conveniente ter plantas ou seixos mais baixos e planos, na posição onde se encontra a energia do Tigre, e à esquerda, que corresponde ao Dragão, deve haver uma proteção mais alta. Esta estrutura da Tartaruga, Fénix, Tigre e Dragão pode ser utilizada tanto no jardim como no seu escritório através da forma como dispõe os móveis. Ela garante segurança atrás, horizontes amplos à frente, ação à esquerda e força à direita.

Cuide do seu jardim com amor e assegure-se de que existe nele “vida”, movimento. No caso de se tratar de um vaso dentro de casa, pendure por cima sinos mensageiros de vento, disponhas pequenos seixos em zigue-zague como se de um caminho se tratasse. Reserve alguns momentos do dia para cuidar do seu jardim com sossego. A calma e a serenidade que ele lhe inspira encherá o seu espírito.